Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 18 de março de 2011

Lua Gigante! (não é bem assim...)

É frequente ouvir coisas desse tipo... e você logo pensar nisso:

De fato, sábado dia 19/3/11, a Terra  e a Lua estavam mais próximas sim. Para quem está acostumado a olhar para o céu percebera que a Lua parecerá maior (mas não gigante como na foto acima!). E isso não é um efeito ótico como geralmente observamos - quem nunca viu a lua assim:

Nessas fotos, a lua parece maior por um efeito ótico da Atmosfera (que falarei mais em outro momento), observada próxia ao horizonte. Eu e minha esposa já vimos várias noites aqui na cidade que a Lua parecia gigante mesmo, devido a essa ilusãode ótica - e é lindo de ver ela assim!

A situação desse sábado, dia 19/3/11 é especial pois é uma combinação de fatores raros, que aconteceu em 1993 e só vai acontecer de novo em 2016.
O fato é que a Lua gira em torno da Terra numa órbita quase circular (mas nao perfeitamente circular!). Isso faz com que em certos momentos a Lua esteja em perigeu, ou seja, numa posição mais perto da Terra, e em outros em Apogeu, mais distante.



Saiba mais nessa reportagem da Scientific America Brasil.

Por isso, preste atenção no tamanho da Lua nos próximos dias. Você vai notar que ela vai ficar um pouco menor a cada dia que passa, até esse fato ocorrer de novo no futuro.

Aliás, quantas vezes você olha para Lua durante a noite?? eu tenho o privilégio de ir dormir quase todos os dias com ela olhando pra mim...

11 comentários:

  1. Oi Fábio.
    Essa é uma dúvida interessante para ser discutida com os alunos.
    Apenas um comentario: ate onde eu vi, isso ainda é uma questão em aberto. Tem uma parte devido a atmosfera como voce disse, mas tem também a ilusão causada por estar próxima ao horizonte. No horizonte existem objetos e coisas como montanhas que servem como uma especie de "parâmetro". O cérebro faz algum tipo de compensaçao e a lua parece maior, pois voce tem coisas para comparar, diferente do que acontece quando ela esta no alta sem nada por perto.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apontamento Rafa!

    Farei em breve uma atividade prática com meus pequenos para compreenderem melhor os efeitos óticos, principalmente os que ocorrem na atmosfera!

    (Aos meus pequenos: O Rafael é um dos meus amigos astrônomos, que mostrei à vocês na 2ª aula. Ele me ajuda sempre e também está muito feliz com a postura de voces!!!
    Continuem a fazer perguntas, ok?)

    Valeu de novo Rafa!

    ResponderExcluir
  3. Oi professor Fábio,sou mãe da Janaína do 5° ano C,queria dizer que adoramos a Lua ela salvou as fotos para mim,são muito lindas!

    Christiane e Janaína

    ResponderExcluir
  4. Oi Janaína! adorei saber que você e sua mãe estão admirando a lua!!!
    Que fotos são essas que voce salvou?? quero vê-las ein!!! Teremos uma aula especial sobre a lua em breve, quem sabe não use suas fotos para falar dela???
    à Christiane: continue a incentivar a Janaína e a compartilhar conosco suas interações!!
    um forte abraço às duas!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fábio,

    Minha mãe me mostrou uma imagem da Terra tirada por um satélte no dia 29 de maro de 2011, acho legal você fazer uma aula sobre o planeta Terra e explicar o por que da Terra ter mudado tanto, muita gente não sabe!
    Tentei colar a imagem mas não consegui.
    Mas ela continua linda !

    Abaixo o endereço da página de acesso,é só clicar.

    http://eco4planet.uol.com.br/blog/wp-content/uploads/Terra.jpeg

    Olha Fábio, minha mãe disse que como eu volto para casa falando da nossa aula de ASTRONOMIA, e que vc poderia dar aulas particulares para mim e para quem se intereçar, mais só se você puder.

    Manuela - 5 ano A

    ResponderExcluir
  6. Oi Manuela.

    EXCELENTE SEU COMENTARIO!!!
    E sabe por que? Porque alem de você envolver sua mãe, você pesquisou mais sobre alguns dos assuntos que abordamos em sala! PARABENS!!!

    Essa imagem da Terra, é real sim mesmo! E vale a pena verem pois acho que nunca viram nosso planeta assim, na sua forma real.
    Também li essa matéria (mas direto no site da NASA..) e quando falarmos sobre a Terra ma nossa viagem pelo sistema solar que estamos fazendo irei mostrar mais fotos e vídeos interessantes como essa.

    Manu, fale para sua mãe que estou muito feliz por seu interesse, ainda mais por querer aulas particulares... acho que ainda não é para tanto ne? Entendo o seu interesse, pois me esforço muito para que a Astronomia e as aulas de laboratório (e em breve, na 8a serie, as aulas de Física) despertem o interesse de todos, para que possamos aprender tais conteudos (que são dificies!) de maneira mais lúdica, divertida.
    E acho que esse seu comentário que indica que estou no caminho certo... mas há o que melhorar para o futuro!

    Espero receber mais comentários seus (e de seus colegas) e de sua mãe!

    Beijão pra voces e continuem assim!

    ResponderExcluir
  7. professor Fábio queria saber se a luz das estrelas que a gente vê e ela não existe tem a vê com o ano luz dessa estrela
    Ex:uma estrela tem 7 anos luz e ela já morreu ela vai ficar 7 anos brilhando?por que/

    ResponderExcluir
  8. Oi Anônimo da luz das estrelas!

    Cara, vamos esclarecer as coisas:

    1) a distância entre as estrelas sao muito grandes... nao dá para medir em KM. Por isso usamos o Ano-luz. Isso é a distância que a luz percorre em 1 ano!. Por tanto, o Ano-luz é uma medida de distâncias em astronomia...
    Sabendo que ela viaja a 300 000 km por segundo, e que em 1 ano tem 31 536 000 segundos, (365 dias VEZES 24 horas VEZES 60 minutos * 60 segundos), entao, 1 ano-luz = 9 460 800 000 000 de KM!!! é muuuuuita coisa ne??
    Pois eh... Essa é a distância que a luz viaja em 1 ano, ou seja, o Ano-Luz.

    2) a outra parte de seu comentário é muito boa pois destaca uma coisa importante sobre olhar para o céu: mesmo viajando a velocidade da luz, a luz demora muito tempo para chegar aqui (a luz de Proxima Centauri, estrela mais perto de nós leva 4 anos para chegar ate nos!) .
    Sendo assim, ao contemplar um céu estrelado, estamos admirando o passado de cada estrela (cada uma com seu tempo diferente, dependendo da distância até nos!).
    Por isso, se uma estrelas que está a 7 anos luz de nós morrer (derrepente), vai levar 7 anos para sua luz chegar aqui. E quando observarmos a luz de sua (eventual) morte, estaremos vendo o que ocorreu com ela 7 anos atras. Entendeu?

    Por isso que olhar para o céu pode se tornar uma grande viagem... nao só por entre as estrelas, mas também pelo tempo!

    A compreensão entre o Espaço e o Tempo é um dos objetivos e motivação de grandes nomes da ciência, incluindo Einstein, que tambem adorava olhar para o céu! Já mostrei uma foto dele com o Hubble pra voces lembra?

    Percebe como sua pergunta, simples assim, está seguindo o caminho de grandes nomes da nossa historia??

    Por isso, termino te dizendo
    PARABENS e CONTINUE fazendo perguntas ASSIM!!!

    ResponderExcluir
  9. É preciso levar em conta o efeito que as lentes teleobjetivas provocam nas fotos em que objetos distantes são aproximados em relação aos objetos do primeiro plano. Lentes com distância focal superior a 300mm, quando miradas em objetos como a lua, em zoom máximo a aproximam. Quando existem objetos em primeiro plano como casas, por exemplo, se estes estiverem bem distantes da câmera são igualmente aproximados, dando a impressão de que a lua está bem maior no céu do que a olho nú.

    ResponderExcluir
  10. Professor Fabio gostei muito do seu blog,adoro a Lua, ela é muito bonita,quase todo dia quando ja esta ficando escuro eu vou para o telhado da minha casa ver se a lua apareceu,antes de ontem fui ver se ela apareceu ela estava amarela e meio grande, do jeito que eu gosto, ela estava linda.Bem seu Blog é muito bom, explica tudo direitinho, igual aos outros Blogs eles nen explicam direito... Tenho 10 anos e adoro saber sobre a lua mas eu ainda tenho que aprender muito mais... Bem acho que vou ter que parar por aqui, sempre quando eu tiver duvidas vou consultar seu Blog.Muito obrigado por ter me ensinado mais um pouco sobre a lua... Tchau ;D

    ResponderExcluir
  11. OI Anônimo! fiquei muito feliz com seu comentário! Volte sempre e deixe seu nome para eu saber quem é você!
    Obrigado - abraços.

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.