Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Chuva de Meteoros é nesse fim de semana!

SIM! Nesse fim de semana ocorrerá o ápice da chuva de meteoros Perseidas. De acordo com a NASA, esse evento é observado ha mais de 2000 anos e é causado pelos detritos deixado pelo cometa  Swift-Tuttle em sua passagem a cada 133 anos pela órbita da Terra. A útima vez que ele esteve por aqui foi em1992.

Não é necessário nenhum instrumento especial para observar esse fenômeno, que também é conhecido por Estrelas Cadentes. Basta ficar olhando para o céu, na direção Norte.

Esse cometa pode nos trazer um fim trágico em sua próxima passagem pela Terra...

Eu estava ansioso para divulgar esse post porque o céu estava totalmente encoberto ha 3 dias e foi limpando durante o dia.... Ainda bem que limpou a tempo! Fazia meses que aguardava por essa oportunidade e espero que consiga ver a chuva de meteoros esse ano...


A Chuva PERSEIDAS (Julho-Agosto)

Chuvas de meteoro ocorrem várias vezes por ano e repetem-se anualmente. Entre julho e  agosto sempre temos essa chuva pois é nessa época do ano que a Terra passa pela trajetória do cometa  Swift-Tuttle, que completa sua órbita a cada 133 anos ao redor do Sol e cruza com a órbita de nosso planeta - como ilustra a imagem ao lado.  Veja que sua trajetória não está no mesmo plano da órbita da Terra com o Sol,

Olhando para o céu, temos a impressão de que esses detritos - meteoritos, na verdade - partem radialmente de um ponto da constelação de Perseu - e por isso essa chuva é chamada Perseidas.  Se você nunca ouviu falar dessa constelação, não se preocupe pois ela só é completamente visível do hemisfério norte. Suas vizinhas são as constelações de Cassiopéia, Cisne e Pégasus (entre outras). Veja uma foto dela e de seus vizinhos ao lado.


O ponto PERSEIDS em destaque na imagem ao lado é de onde partem os meteoros dessa chuva.

Será na noite do sábado dia 13 para domingo que o maior número de meteoros poderão ser observados - a partir das 4hs da manhã, veremos mais de 30 estrelas cadentes por hora!

Quando os fragmentos do cometa atingem a atmosfera eles "queimam" por adentra-la a grandes velocidades, formando trilhas no céu, parecendo ser estrelas caindo lá de cima - e por isso também chamamos as chuvas de meteoros de estrelas cadentes.

Dicas de Observação desse evento

Minha dica é procurar um local com pouca luminosidade e localizar a região do céu onde Perseu estará neste horário. As 4 horas da manhã, Perseu alcança sua altura máxima em relação ao horizonte e por isso esta é a melhor hora para observar a chuva.  

Daqui do hemisfério sul, você deve procurar a constelação de Órion, onde estão as três marias. Nesse horário (4h da manhã), ela deve aparecer bem alto no céu - direcione então sua vista para o norte (siga a linha formada pelas três marias para o lado contrário do cruzeiro do sul).Fique então olhando para o céu que em poucos minutos poderá se maravilhar com esse espetáculo!

Céu de Grazedema, Sul da Espanha - 12 de agosto de 2011

Infelizmente nesse ano a Lua estará cheia durante o fenômeno e por isso seu brilho pode ofuscar os meteoros mais fracos, que são a maioria. Outro agravante é que o radiante desta chuva, ou seja o ponto no céu de onde todos os meteoros parecem surgir, estará abaixo do horizonte para nós do hemisfério sul. 

De qualquer forma é um ótimo programa para os madrugueiros de plantão como eu!!!!

Quem conseguir visualizar as "estrelas cadentes" pode aproveitar para fazer um pedido... Se você foi um dos sortudos compartilhe conosco essa sensação!

Anote ai e se prepare: o próximo evento desse tipo que poderemos ver bem ocorrerá no final do mes de outubro - vou lembra-los quando chegarmos perto.

Por hora, veja algumas fotos dessa chuva pelo mundo e entre no clima:
Portal Terra - Veja fotos da chuva de meteoros Perseidas 
Portal Terra - Chuva de Meteoros atinge seu pico e encanta o mundo
Revista Veja - Chuva de meteoros durante o sábado pode ser visto do Brasil


Uma Ameaça Potencial para a Terra
 (fonte: wikipedia)

Apesar de toda a beleza desse fenômeno, astrônomos acreditam que no futuro (distante) esse cometa possa colidir diretamente com a Terra ou com a Lua! Isso só será confirmado em sua próxima passagem, em 14 de agosto de 2126 - pena que não estaremos aqui para ver isso...  Veja de perto uma foto que  a NASA tirou dele em sua ultima passagem por aqui, em 1992 - ela revela um núcleo de gelo e rochas de 27km de extensão (só para comparar: o provável meteorito que colidiu com a Terra no período K-T e exterminou os dinossáuros teria 10km.... é por isso que esse cometa nos preocupa tanto, pois ele é atualmente o maior corpo celeste numa de provável rota de impacto no futuro):
Foto cometa Swift-Tuttle - NASA


Como os astrônomos sabem que ele está numa possível rota de colisão? Devido à história desse comenta.  As informações obtidas pelos astrônomos do passado ajudaram a comprovar isso. Provavelmente observado pelos chineses em 69 a.C. e em 188 d.C., os dados registrados desde entao ajudaram a avaliar a órbita do cometa. Em sua última passagem em 1992, o cometa estava fora da previsão em 17 dias. Percebeu-se então que se em sua próxima passagem em 14 de agosto de 2126 também estiver fora da previsão em 15 dias, é muito provável que o cometa colida com a Terra ou com a Lua - isso é muito preocupante para nós devido às dimensões de seu núcleo.
 
Mas fique tranquilo pois as chances de uma colisão ocorrer nos próximos 2000 anos são muito pequenas.Contudo,  se a previsão acima for confirmada, a passagem em 15 de setembro de 4479 poderá ser muito próxima de nós - a aproximação máxima é estimada em 0,03-0,05 UA (unidades astronômicas = 149 598 000 km), com uma probabilidade de impacto de 1 x 10−6.(sim, é uma distância ainda grande, em torno de 5 000 000  km, mas em termos astronômicos é um tiro de raspão!)


Os astrônomos acreditam que em 2126 sua aparição provavelmente consistirá num grande cometa visível a olho nu como o Hale-Bopp, registrado na foto ao lado no céu da Califórnia, que passou por aqui em 2007.
 
Uma vez que o maior objeto do Sistema Solar que faz repetidas passagens próximas à Terra, a uma velocidade relativa de 60 km/s, transportando uma energia de impacto estimada em 27 vezes maior que a da extinção K-T (a que exterminou os dinossauros), o cometa Swift-Tuttle foi descrito como "o único objeto conhecido mais perigoso para a humanidade".

Como curiosidade didática, veja como a revista Super Interessante divulga esse fato: leia a reportagem "Alerta de Cometa Errante" e faça seus comentários....

Portanto, fique atento e aproveite para olhar para o céu enquanto não corremos esse perigo! 



8 comentários:

  1. Oi Fabio, que pena que hoje não deu para ir na chácara por causa do tempo, também tenho uma perguntinha:
    É hoje que vai ter a chuva de meteoros?(QUE IRIAMOS VER NA CHÁCARA)

    BEIJOS SUA ALUNA LUIZA 15/08/2011

    ResponderExcluir
  2. Ola minha estrelinha!
    Sim, essa seria a chuva que tentariamos ver essa noite.... claro que seria pequena pois sua intensidade máxima ocorre as 4h da manhã...
    Ele começou no mes passado e vai durar o mes de agosto inteiro (e todo ano se repete).
    Apesar de estar aberto o céu agora, a previsao é de muitas nuvens a noite (nao sei que horas, mas vai fechar o tempo).
    De qualquer forma nao se preocupe que iremos olhar para o céu em breve!
    bjos.

    ResponderExcluir
  3. Ok Fabio estou esperando ansiosamente para essa data chegar...
    Enquanto ela não chega, fico vendo as estrelas aqui de casa mesmo!
    Mas com um especialista do meu lado é bem mais legal...

    Beijos Luiza 16/08/2011

    ResponderExcluir
  4. As constelaçoes são os desenhos que nós imaginamos olhando para as estrelas.

    João Rodrigues 5a

    ResponderExcluir
  5. VOCÊ SABIA?
    As constelações do zodíaco em vez de 12 sao 13?
    E que as constelações não são realmente as estrelas tão perto umas das outras?
    Que o nosso cérebro que automaticamente começa a ligar os pontinhos?
    Beatriz 5ºano A prof.Marion.

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre imaginei que as estralas estavam perto uma da outra,MAS NÃO ESTÃO! E sabiam que as constelações do zodíaco não são 12 são 13?

    NEM EU!


    Maria Fernanda 5°ano prof marion

    ResponderExcluir
  7. não sei quem é o RESPONSAVEL q falou aquilo lá em cima q no ano de 2126 o cometa stutt tutle vai atingir a terra com impacto maior q nos dinossauros como vc sabe e não tem como lançar algo contra o cometa la o tempo esta evoluido e a nasa estara bem mais pontente eu estou com medo disso pode me dizer . obrigado

    ResponderExcluir
  8. Olá Blue. Sua pergunta é bem pertinente!
    A informação que veiculei sobre a data de uma possível colisão catastrófica em 2126 pode ser obtida fazendo medidas sobre o movimento desse comenta. Com os dados atuais, é possivel "viajar no tempo" e ver de onde o cometa veio e para onde vai. Tudo isso é feito devido as conhecidas Leis de Kepler e Lei de Newton da Gravitação.
    Existem programas de computador, como o stellarium que indico ao lado, que podem te mostrar o céu de qualquer momento futuro ou passado - experimente utiliza-lo para encontrar esse cometa no céu (depois volte para nos contar o que vai acontecer!!).
    Atualmente nao temos tecnologias que tirem um objeto desses de sua orbita, mas pelo mundo todo estudos são feitos para achar um meio de nos proteger no futuro. há uma série de documentarios que relatam essas tentativas. Indico o filme ARMAGEDON para ter uma idéia de como isso pode se feito.
    Por hora, fique tranquilo - vei demorar muito para isso acontecer... mas se eu fosse voce, deixaria um recado para seus bisnetos alertando-os sobre esse fato!
    Novamente, obrigado por sua pergunta e volte sempre!

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.