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sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Conservação da Energia Mecânica - BR 376

Já faz um tempo que estava aguardando por essa notícia... durante as férias desci à praia e notei na BR 376 a construção de áreas de escape, para segurar os caminhões que perdem os freios na descida da serra - são constantes os acidentes na famosa Curva da Santa, trecho sinuoso de apenas 5km que leva ao extremo as questões de conservação da energia associado ao movimento dos corpos - a  energia mecânica.

Tentei tirar fotos, mas estava chovendo quando desci e não consegui...então segue a foto da Gazeta do Povo.


Entenda a gravidade desse trecho lendo esse post e veja como um físico analisa uma solução simples que implementaram recentemte, ilustrada na foto ao lado.

Fique a vontade para fazer seus comentários (incluindo vocês, galera da 8ª série!!)
Para quem trafega na BR 376 com frequência (como meus pais), acidentes na curva da Santa (Km 667) já são rotina. Entenda essa situação, lendo algumas reportagens que sairam na mídia sobre os acidentes ali ocorridos: Acidente grave na 376  e  Helicoptero foi solicitado para resgatar motorista

Pois é. Já era hora das autoridades pensarem como nossos alunos, simples estudantes de física, que compreendem as transformações da energia macânica, principalmente as ocorridas entre a energia Cinética e Potencial. E é por isso que fico feliz em divulgar essa notícia - leia a reportagem da Gazeta do Povo sobre a construção dessas áreas.

Como um físico observa esse trecho da descida da serra? Ai vai a minha visão:
Para subir a serra, todo móvel (caminhão, carro, pedestre, bike...)   deve realizar um trabalho, exercendo uma força para deslocar-se pela estrata. Fisicamente, trabalho é uma forma de converter energia - no caso química (do combustível) em movimento (energia cinética). Durante a subida, uma pequena parte da energia cinética é convertida em energia potencial (associada a altura): quanto mais alto a subida, mais energia acumulada (potencial) o móvel terá.

Subiu, ok. Para descer a serra, todo santo ajuda! Pois o móvel tem muita energia potencial, que é facilmente convertida em movimento - nota-se isso pois a velocidade tende a aumentar sempre durante a descida... (ou seja, a energia potencial, acumulada durante a  subida  é convertida em cinética rápidamente - quem realiza esse trabalho é a força da gravidade, que puxa tudo para baixo).

Contudo, um caminhão carregado não pode descer solto... Os freios mantem a segurança das pessoas envolvidas.... porem, as vezes os freios não seguraram a carga!  Eles realizam um trabalho "negativo", "retirando energia" do caminhão - na verdade, converte energia mecânica em outro tipo, como o calor (aquela fumacinha que vemos as vezes sair das rodas com cheiro de borracha queimada) por exemplo.

Se os freios esquentam, não trabalham direito! e para isso precisamos de uma outra forma de conversão de energia mecânica - é ai que entra a área de escape!

Veja nessa reportagem como ela funciona:




(caso o vídeo não abra, assista-o pelo link direto doa  RPCTV - clique aqui)

Pois é: essa rampa cheia pedras funciona como uma mola, amortecendo o caminhão desgovernado (com muita energia cinética), roubando energia dele e a transformando em outros tipos de energia, como a energia potencial elástica (espalhando as bolinhas, que funcionam então como uma mola), calor e em som.

Efeitos assim vemos mais frequente nas corridas de carro: dá para entender porque os carros se despedaçam inteiros numa batida??

(SUS)PENSE!

diga ai como você entende esse fato (e como a conservação de energia está relacionado a esse fato).

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