Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

domingo, 31 de julho de 2011

A Terra tem outra Lua?

Um comentário:
Essa foi a primeira coisa que eu pensei quando li a reportagem de que astrônomos descobriram um outro corpo orbitando a Terra... Ai fui me informar melhor e vi que não é isso... 

Continue sua leitura e veja algumas reportagem que sairam sobre o assunto no portal Ig.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Todo grande atleta é muito bom... em Física!

2 comentários:
A cada dia que passa meus relatos sobre a curiosidade de meus alunos vai aumentando por aqui... na última sexta, meu querido aluno e amigo Giuliano, da 8B, me perguntou o seguinte: "professor, como é que eu consegui acertar o chute no gol ser olhar para ele e nem para a bola?"
Simplesmente DEMAIS!!!! (não a façanha em si.... também, mas uma pergunta simples tem outra resposta fisicamente complexa....)

A leitura desse post é obrigatória para meus alunos da 8ª série! Portanto....

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Primeiro veículo na Lua comemora 40 anos

8 comentários:
A aula de astronomia dessa semana tem como objeto de estudo nosso astro mais próximo: a Lua. Fonte de inspirações e admirações, a cobiça por nossa única Lua é bem antiga e diversa. Reverenciada desde a antiguidade, sendo a casa de "deuses" e heróis mitológicos, nosso único satélite natural interfere intensamente na forma como nosso Planeta evolui.

Veja na sequencia desse post vídeos que contam um pouco da história da conquista da lua e, com a ajuda de nosso amigo Marcelo Gleiser, entenda como ela provavelmente se formou.

domingo, 24 de julho de 2011

Na Medida Certa com Zeca Camargo em Curitiba - EU FUI!!!

2 comentários:
Sabadão, último finde das férias, frio... o que há de melhor para fazer?  LEVANTAR CEDO E CAMINHAR!!

Essa foi a proposta que recebi de minha sra na noite de sexta.... pois é: de 2 meses para cá, virou uma viciada em academia, inspirada pelo programa Medida Certa, do Fantástico. Programa esse apresentado por Zeca Camargo e Renata Cerbibelli - conheça esse programa no site deles, clique aqui
(claro que não adiantava eu falar para fazer exercícios né..)

Mas tudo bem: acordamos antes das 8h desse sábado, com 9°C, e fomos direto ao parque Barigui, encontrar o Zeca Camargo e dar uma volta no parque. "Não vai dar ninguém nesse frio..."   ....     confere ai:

Zeca e Atalla na abertura do evento

Eu protegendo minhas orelhas do frio

Minha sra no meio da muvuca

A metade do povo que estava lá

A cara do Zeca quando tentou descer do palco....
Minha sra com o Atalla.

Pois é... com o Zeca não deu para tirar a foto de pertinho... foi uma confusão no fim do evento... muita gente.

Mas tudo bem: quando me encontrarem, eu tiro uma foto com voces ta?

Sonda chega ao asteróide Vesta

Nenhum comentário:
O próximo passo da exploração espacial já foi dado. No último post falei que em 20 anos o homem vai pisar em um asteróide - pois bem: para chegarmos lá, é preciso conhece-lo bem antes. E foi por isso que na segunda passada, dia 18/7,  a sonda DAWN entrou em órbita de Vesta, o 2° maior asteróide que orbita o Sol no cinturação de Asteróides entre Marte e Júpiter.

A foto ao lado foi tirada quando a sonda estava a 16.000km de Vesta (cada pontinho - pixel - dessa foto representam na realidade 4km!)

Leia algumas reportagens que sairam na mídia:
Jornal Estadão
Portal Terra (sobre a chegada)
Portal Terra (1ª foto)
Revista Veja
Apollo 11

Abaixo, concepção artística da sonda Dawn orbitando o asteroide Vesta. Fonte: Revista Veja (NASA)



 Alcançar um asteróide é muito mais difícil do que um planeta pois existem milhões que pequenos asteróides no grande cinturão para atrapalhar a chegada. Alem disso, eles nao tem uma "órbita certinha, bem comportada" como os planetas devido a interações gravitacionais entre eles.

Essa sonda foi lançada em agosto de 2007 pelo foguete Delta III, no Cabo Canaveral na Flórida - veja a foto do lançamento ao lado. Viajou, portanto, durante 4 anos pelo espaço, através dos 188.000.000 km que nos separa do cinturão de asteróides.

A sonda DAWM foi a primeira a orbitar um asteróide e será a primeira a orbitar 2 corpos fora da Terra: em julho de 2012 ela alcancará Ceres, o maior asteróide desse cinturão. Ela foi projetada para captar informações como textura, relevo, a força gravitacional e composição química desses astros.

Conhecer de perto os asteróides é muito importante para compreendermos melhor a formação do nosso sistema solar, pois os astrofísicos acreditam que eles podem abrigar intactos os elementos iniciais que formaram todo o sistema - e quam sabe lá quais outros segredos eles escondem....

Para saber mais sobre essa sonda, acesse o site da NASA - clique aqui

Veja uma foto durante sua montagem e compare-a com o tamanho de uma pessoa:

sexta-feira, 22 de julho de 2011

"Crianças de hoje caminharão em Marte", diz diretor da Nasa.

3 comentários:
É isso mesmo! O diretor da Nasa (agência espacial americana), Charles Bolden, reiterou nesta terça-feira que o fim da era dos ônibus espaciais não significa o fim das viagens tripuladas ao espaço e destacou que "as crianças de hoje caminharão em Marte".

O que você acha dessa idéia? Será mais uma daquelas "coisas de maluco"?
Então continue sua leitura para saber mais sobre esse assunto.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Atlantis pousa com sucesso

Nenhum comentário:
A era dos ônibus espaciais chega ao seu fim depois de 30 anos!
O Atlantis, spaceshuttle de 15 anos e último em operação, pousou as 06h56m pelo horário de Brasilia, na manhã dessa quinta, 21/7/11, com sucesso. Ele ficou 13 dias no espaço e levou mais de 4 toneladas de suprimentos para a Estação Espacial. Seu pouso ocorreu na Flórida, no cabo Canaveral e foi um pouso noturno (eles estão a 1 fuso horário antes de nós).

Clique aqui e veja a notícia completa direto do site da NASA. Está ai a foto direto da NASA com esse pouso.

Assista aqui o vídeo  com o pouso da Atlantis:


Se você usa o Google Earth, a NASA preparou um mapa do caminho seguido pelo Atlantis durante sua decolagem e sua reentrada. Clique aqui para ver essa notícia e baixar os applets (ATENCAO: é necessário ter o Google Earth instalado!)

Assista ao vídeo desse pouso. (lembre-se que eles não tem motores, e portando ele vai como um aviao sem motor! A descida requer calculos muito precisos - que qualquer aluno de 8ª série pode fazer...)


Veja o que disse o lider a missão sobre o fim dessa era:


Leia a reportagem que a revista Veja publicou após o término da missão sobre a emossão dos funcionários com o término da missão - clique aqui

As missões de um ônibus espacial seguiam um roteiro, apresentado resumidamente no esquema abaixo:

Achei uma imagem térmica (ao lado), que mostra como o calor se distribui pelo ônibus durante a decolagem. Os pontos vermelhos são os mais quentes (superando os 3000 °C!!)


O Atlantis repousará agora no museu do Kennedy Space Center, também na Flórida, e se juntará ao Enterprise (ônibus construido para testes orbitais). Há outros 2 ônibus espaciais em museus nos Estados Unidos: o Discovery, que está no Museu Aero Espacial Smithsonian em Washington, e o Endeavour, que está no Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles.

Portanto, se em algum momento forem para esses lugares, não percam a chance de conhecer essas grandiosas máquinas de perto! (4 amigos meus aceitaram minha sugestão e passaram por lá depois que foram à Disney nessas férias!!)

Só para lembrar (e responder a pergunta que lancei em outro post), 2 outros ônibus também entraram em funcionamento nesses 30 anos, mas que tiveram um fim trágico: o Challenger, que explodiu durante a decolagem em janeiro de 1986, e o Columbia, que desintegrou-se durante a volta para casa em janeiro de 2003.

Depeço-me com um vídeo de alguns momentos dessa última missão da Atlantis :

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Atlantis se Afasta da Estação Espacial

Nenhum comentário:
O Altantis deixou a estação espacial na manhã dessa terça e está voltando para a Terra. Esse trajeto leva em torno de 3 dias - apesar de ter apenas que voltar caindo lá de cima (o spaceshuttle não voa como um avião!), esse retorno é bem lento e gradual.


Leia a reportagem que saiu no jornal Estadão sobre o fim dessa missão.

Entenda como é o processo de saida da ISS - leia a reportagem que o portal Terra veiculou sobre a inspeção final da nave e seu regresso à Terra.

O Terra selecionou algumas fotos para relembrarmos essa era dos ônibus espaciais - veja aqui esse álbum

O Atlantis deve tocar o solo do Centro Espacial Jonhson (que também é o centro de controle da missão) às 6h58m dessa quinta, dia 21/7. Assita direto pelo canal da nasa - clique aqui. Abaixo, a última foto da estação espacial feita pela  Atlantis no espaço, no dia 19/7/11


Apesar desse retorno ser o último dos veículos espaciais, a NASA ainda não encontrou um substituto. Todo o lançamento norte americano será feito da base russa de Baikonur, no Cazaquistão (e como falei em outro post, isso está gerando uma tremenda confusão nos EUA...).

O próximo destino de missões tripuladas deve ser um asteróide (para os próximos 15 anos) e posteriormente Marte (para os próximos 25 anos). Quem sabe os futuros astronautas não estão aqui entre nós?

A arte do movimento: balé e esporte

Nenhum comentário:
O estudo do movimento é um dos grandes focos da física, e sua compreensão envolve duas áreas especiais dessa ciência: a cinemática (que analisa os diferentes tipos de movimento) e a dinâmica (que estuda as causas desses movimentos).

São inúmeras as situações nas quais o movimento pode ser analisado, previsto, e a primorado pela física.

Nos últimos anos, a cobiça pela melhoria no desempenho de atletas, por exemplo, elevou a física a um novo patamar: o interesse pelo funcionamento do corpo (e a isso chamamos de fisiologia) associado à situações de forças e transformações de energia que ele sofre criou uma nova área de estudo e aplicação - a biofísica.

Nesse tema achei um programa muito legal do Reporter SporTV, que foi ao ar dia 19/7/11, que relata como os conhecimentos desenvolvidos no balé (cuja técnica desenvolve flexibilidade, aprimora postura, e maximiza a ação das forças exercidas pelo corpo) pode beneficiar inumeros outros esportes, como o basquete.

A radio CBN veiculou uma reportagem em 4/3/12 extamente sobre essa reportagem do Sportv, mostrando a importância de se incorporar os movimentos do balé em outras áreas do esporte - ouça essa reportagem antes de ver o video - clique aqui.

IMPERDIVEL visão de aplicação da física nos esportes! (sem falar sobre a aula de postura, leveza e flexibilidade...) Assista esse programa abaixo:
(fonte: SPORTV - clique aqui para abrir a pagina original da reportagem. Nesse link tem um outro complemento dela.)


P.S.: nao sei porque o Sportv retirou esse video do ar... pena!!!!


Caso o video completo acima nao seja exibido, pode assisti-lo por partes:

Parte 1: Bale e Boxe


parte 2: Bale e Basquete



(tem outras partes que estou procurando...)



Muito alongamento a todos , e pouco impacto!


Segue abaixo uma breve transcrição do programa do Sportv (enquanto não acho o vide completo..)

A delicadeza do balé pode ser aplicada na rotina de preparação física de atletas de diversas modalidades, como o boxe, a ginástica artística, o tênis, o basquete e até o salto triplo.
A dança clássica pode estar no saque de uma tenista famosa, nas enterradas de um jogador de basquete ou em um salto de um atleta. O “SporTV Repórter” apontou como a delicadeza do balé pode ser aplicada na rotina de preparação física de atletas de diversas modalidades, como o boxe, a ginástica artística, o tênis, o basquete e até o salto triplo.

Boxe: Ex-campeão mundial de pesos-pesados no boxe, Evander Holyfield continua em forma aos 48 anos. Sempre lembrado devido ao confronto com Mike Tyson - no qual perdeu um pedaço da orelha direita, arrancado por uma mordida do oponente - o lutador tem no currículo 57 lutas. Foram 44 vitórias, sendo 29 por nocaute.

 O boxeador conhecido pelo corpo musculoso, pela força e golpes violentos durante a luta descobriu no fim da década de 80 que o balé poderia ser uma arma poderosa dentro do ringue.

- Eu era campeão mundial absoluto da categoria cruzador, sem nunca ter perdido uma luta, e então fui para a categoria peso-pesado para lutar com os caras grandes. Para lutar como eles eu precisava de algo que eles não tinham. No meu plano de jogo, a flexibilidade era fundamental - relembrou.

O resultado do trabalho com a professora apareceu no ringue. Holyfield acredita que se tornou campeão mundial por causa das aulas e que perdeu um título quando a professora teve um problema físico.

- Eu me tornei campeão mundial dos pesos-pesados por causa daquela senhora (a professora). Quando ela escorregou, quebrou o quadril e ficou sem ir ao meus treinos, perdi o tíitulo para Riddick Bowe.

Ginástica Artística: Os primeiros passos dos atletas da ginástica artística são no balé. A técnica que aprendem no início colabora para a elegância e leveza em acrobacias aéreas. - Precisamos ter (aulas de balé) desde pequenas realmente. Não temos que ser bailarinas, mas ter uma base do balé porque a gente utiliza muito nos movimentos da ginástica – afirma a ginasta Daniele Hypólito.

Tênis: Conhecida como bailarina do tênis, Maria Esther Bueno conquistou, nas décadas de 50 e 60, 19 títulos de Grand Slam. A maior tenista brasileira explica porque ganhou o apelido na época.

- Foi pela forma como eu jogava, a harmonia dos movimentos , o equilíbrio perfeito das mãos, da raquete, do corpo. Alguns anos atrás alguns preparadores físicos introduziram a dança e o balé para ajudar na preparação do tênis.

Um dos maiores tenistas da década de 80, o tcheco Ivan Lendl também usou a dança como parte do treinamento para melhorar a agilidade e leveza dos movimentos dos pés. Até os movimentos do atual número 3 do mundo, Roger Federer, já foi comparado, pelo jornal americano New York Times, aos do russo Mikhail Baryshnikov, um dos maiores bailarinos da história.

Basquete:  Nas quadras de basquete, eram os saltos de Michael Jordan que chamavam a atenção na Liga de Basquete Americana. O "SporTV Repórter" promoveu um encontro entre jogadores do time de basquete do Joinville e integrantes do Balé Bolshoi – única filial da escola russa fora do país - para comparar os saltos dos atletas.

Ao analisar o salto dos atletas e dos bailarinos, foi observado que os dançarinos, apesar de menor estatura, conseguiram saltar mais alto que os jogadores. Surpresos, os jogadores de basquete resolveram participar de uma aula de balé e estão confiantes em usar as técnicas nos treinamentos.

- A palavra é adaptação. A gente vai adaptar. Agora o balé vai ser implementado no planejamento do basquetebol de Joinville. Não tenha a menor dúvida – afirmou o técnico da equipe, Alberto Bial.

Atletismo: O novo desafio do preparador físico Antônio Carlos Gomes desde o início do ano é incluir a leveza e o controle dos movimentos do balé nos treinos de Jadel Gregório, atleta do salto triplo e medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

- No chão, um leão. Saiu do chão, um bailarino. Ou seja, pegar o solo com muita potência, muita velocidade. A partir do momento que ele ganha flutuação no ar, ele precisa ser o mais solto, o mais leve possível. Os movimentos têm que acontecer com muita amplitude - afirmou Gomes.

Em uma sala de ginástica artística, o atleta treina em uma cama elástica em busca da leveza no salto.

- Se a gente reparar, o pessoal do balé sai do chão muito rápido e tem um controle no ar. É esse controle que eu quero ter. Aqui é onde faz a união do pássaro sem asa que agora está conseguindo ganhar asa. Se sem a asa a gente já saltava, imagina o que não vamos fazer com a asa – disse o atleta.

Grupo Katakló: Bailarinos, que são ex-ginastas, mostram no palco como o esporte e a dança podem ser uma coisa só. O grupo italiano Katakló acredita que o passado dos bailarinos no esporte ajuda no desempenho da dança. E que a dança também pode ser útil ao esporte.

- A dança ajuda a ser esportista. Há muitos anos não, porque era mais separado. Mas hoje em dia, a dança, com certeza, ajuda, mesmo que seja só para esquentar o corpo, alongar mais ou dar o máximo de si em um palco também – analisou a bailarina Elisa Bazzocchi.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Aurora vista do Espaço pela Atlantis!

Um comentário:
No domingo a Atlantis nos deu uma bela visão do espaço! Em sua última missão, essa foto captou o fenômeno conhecido como Aurora austral vista do espaço!

As auroras são efeitos luminosos do céu produzidos por trocas de energia entre partículas carregadas provenientes do sol e a atmosfera. As partículas são capturadas pelo campo magnético da Terra, que, devido ao "formato", as "despejam" na atmosfera próximo aos polos: chama-se Aurora Boreal quando ocorrem no hemisfério norte, e austral, no sul - que é o caso dessa foto, tirada da ISS no domingo:

Para conseguir captar todos os efeitos de cores, a câmera teve um tempo de exposição grande e por isso essa é uma das poucas fotos do espaço na qual conseguimos ver as estrelas, ao fundo.

Aqui tem um video no R7:


A nave Atlantis, que é o último ônibus espacial em funcionamento, já deixou a estação (veja o vídeo dela desacoplando abaixo) e está voltando para a Terra. Seu pouso ocorrerá na madrugada dessa quinta.

Atlantis deixando a Estação Espacial Internacional



Sinta-se como um astronauta e conheça um pouco desse ambiente tão exótico!


Já pensou em flutuar pelo espaço (ou pelo corredor de sua casa, no caso a Estação Espacial) desse jeito?

Veja mais fotos de missão STS135 direto do album da NASA - EXCELENTES FOTOS! Clique aqui para ver.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Varejão em Curitiba - EU FUI!!!

Um comentário:
Ai vão as fotos da visita de Anderson Varejão nessa segunda em Curitiba.
Gente boa, tranquilo, falou com a galera e deu muita atenção à tietagem... me incluo nessa! Começou a jogar basquete em quadras todas esburacadas e hojé joga em Cleveland, onde é um dos astros do time.

Ai tem outra foto com outro grande ídolo do Basquete: Rolando. Ele foi o 1º jogador brasileiro a ingressar na NBA, em 1988. Jogou no Portland, junto com o saudoso Clide Drexler. Detalhe: Rolando tem 2,14m e é de Curitiba! Tive 1 ano de aula de educação física com ele - e com o Chicão e Luizão - durante minha vida escolar.


As vezes o encontro fazendo compras (moramos no mesmo bairro)... é engraçado ver um cara desse tamanho andando pelos corredores...

Conheça mais esse grande jogador pela página dele: http://www.rolandonline.com.br

Sempre de bom humor, ta ele ai de novo fazendo gracinha pra câmera.
Na foto, Alem de Varejão, o Eduardo (ao centro), colega de jogos nos fins de semana.

não percam a oportunidade de ver e falar com seus ídolos!

Vejam algunas entrevistas dele nesses dias aqui em Curitiba:
Globo Esporte 18/7/11:


Entrevista na rádio CBN 18/7/11:
Ouça a notícia


Gazeta do Povo 19/7/11: - clique aqui para ler a reportagem e ver as fotos

Conheça mais sobre sua rotina no quadro "24 horas com seu astro", do programa Esporte Fantástico da Record, que foi ao ar 20/7/10

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Anderson Varejão em Curitiba!

Nenhum comentário:
Eh galera, alem das estrelas e das bikes, tenho mais um (bom) vício: o basquete! Fiquei sabendo a pouco que o pivo Anderson Varejão, que joga no Cleveland Cavaliers na liga Americana de Basquete - a NBA - vai estar em Curitiba durante os dias 18 e 19 de julho.
Claro que nesses dias, ninguem vai me achar... pois estarei acompanhando a aula/show que ele vai participar no Circulo militar....
Quem nao conhece o cara, veja um clip com alguns momentos de sua carreira:


Vejam a Reportagem sobre sua visita que saiu na mídia:
Bem Parana,

Ou assista o trecho do Globo Esporte dessa quarta que falou sobre isso


Se quiserem me achar, podem aparecer por lá - o ingresso é 1 kg de alimento.


Se você não conhece o cara, apelidado de "Wild Thing", veja o que ele faz em quadra;


A cesta da vitória (cesta que define o jogo de basquete em seus momentos finais) - filamdo por um fã do Cleveland direto no estádio deles:


Aqui tem um comercial na Nike, que ele fala rapidamente sua história:


Em entrevista ao canal do seu time, ele fala sobre sua história (em ingles):


P.S.: sou torcedo do Utah Jazz, mas torço sempre pelos atletas brasileiros!

Dica de Filmes - Marte

Nenhum comentário:
Achei no TerraTV 2 filmes sobre Marte, que aliás já tinha indicado durante as aulas para que meus pequenos assistissem:


O primeiro é o "Missão Marte", filme de ficção que simula uma futura missão de pesquisa da NASA no planeta vermelho. Mostra como sres humanos podem sobreviver no planeta, o que devem fazer, e o que podem encontrar po lá... assista esse filme gratuitamente aqui.





O Outro filme  é o Roving Mars, que é um documentário da Disney que apresenta imagens REAIS surpreendentes de Marte capturadas em alta definição com equipamentos da Nasa. Assita-o gratuitamente aqui






Assistam e depois me digam o que acharam....

A medida que encontar outros filmes gratuitos online, vou indicando os links.  Boa pedida para as férias ne?

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Netuno completa 1ª órbita desde sua descoberta!

Nenhum comentário:
Achei muito curioso esse fato e por isso quero compartilhar com todos! Em uma de nossas aulas de astronomia durante o ano, falamos sobre as maravilhas do sistema solar. Visitamos vários planetas e luas e nos maravilhamos com as curiosidades que cada local nos revelou.


Hoje achei essa noticia sobre Netuno, um planeta gasoso mais distante do Sol, cujas nuvens azuis sofrem com intensas tempestades que ninguem conseguiu explicar até hoje...

Para entender o que essa data significa, continue a leitura deste post.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Provável meteorito caiu em Curitiba semana passada!

3 comentários:
É isso mesmo!! Nessa quinta, dia 7/7, um morador de Curitiba pode ter sido agraciado com a queda de um meteorito!
Assita a reportagem sobre o fato que veiculou no ParanaTV :


Mas cuidado: ainda não temos a confirmação de especialistas sobre a origem dessa pedra. Pelo relato do morador tudo indica que a pedra veio realmente do céu. Contudo são necessários testes químicos que revelem sua estrutura interna e portanto sua possível origem. Um dos especialistas entrevistados é o astrônomo dr Dietmar Foryta, que foi meu professor de Astrofísica na universidade (UFPR). Saudades de suas aulas! Ele também foi o orientador dos meus amigos Rafael Sfair e Felipe Ribas - sempre falo deles em minhas aulas.

Leia a reportagem na íntegra aqui

Nessa época do ano é muito comum ocorrerem chuvas de meteoros visiveis a olho nú, fora da iluminação da cidade (em localidades mais afastadas de nossa região metropolitana é ideal para vê-los). Por isso alguns deles podem atingir o solo (e ai passam a ser chamados de meteoritos) após queimar na atmosfera e formar trilhas de luz, como o morador relata ter visto.

Veja uma reportagem da Gazeta do Povo, veiculada ano passado, sobre a chuva de meteoros que um cometa que passou por aqui em 2007 produziu. Todo os anos nessa época (em agosto é melhor ainda!) passamos por esse rastro e as chuvas se intensificam.

Portanto, prepare-se: nossa volta as aulas terá uma noite especial de observações! Vá treinando desde já, olhando para o céu!

sábado, 9 de julho de 2011

Entenda o legado dos Ônibus Espaciais

Nenhum comentário:
A atuação missão da nave Atlantis, chamda de STS-135, é a última de um ônibus espacial. Em uso a mais de 25 anos, foram 6 naves construidas, 5 das quais levaram aos céus uma grande gama de experimentos e trouxeram-nos muitas inovações que hoje usamos corriqueiramente.
(quem sabe o nome das 6 naves?? vou da uma dica: uma delas é a Atlantis...)

O portal do IG publicou uma reportagem muito bacana sobre essa era, mostrando o legado que os ônibus espaciais nos deixaram. Leia essa reportagem aqui.

A Revista Veja também fez uma reportagem muito bacana sobre o fim dessa era - clique aqui para ler.

Do Canal GloboNews, o programa Espaco Aberto - ciência e tecnologia também dedicou um programa para o fim de uma era:




O colunista da rádio Bandnewsfm, Salomão Schvartzmam, falou sobre essa era em sua coluna de 7/7/11. Ouça aqui seus comentários.

O Terra divulgou um vídeo que mostra os 135 lançamentos dos ônibus espaciais - assita esse vídeo aqui.

Eles também preparam fotos incriveis sobre a preparação do lançamento - veja essa album aqui.

Veja abaixo um infografico que ilustra (resumidamente) todo processo de lançamento, órbita e reentrada. (fonte: IG)


Se você nao entendu ainda porque os spaceshutles foram aposentados, entao deve ler essa reportagem do portal IG.  O que a reportagem nao diz é algo que os especialistas falam direto: os spaceshuttles são lentos, caros e sua tecnologia é ultrapassada.

Se você nao viu o lançamento, ASSISTA-o abaixo (Videos direto da NASA, em inglês)

Lançamento do Atlantis (2min de queima dos foguetes externos)



Ejeção do Tanque externo (8 minutos depois do lançamento)


Tributo aos 30 anos dos ônibus espacais (Excelentes imagens!):

Veja Dicas para ser um astrônomo Amador

3 comentários:
Achei algumas reportagens bem legais para quem deseja se tornar um astrônomo amador.
Grupo curitibano de astrônomos amadores Nevoeiros - saiba mais sobre eles


sexta-feira, 8 de julho de 2011

Lançamento do Atlantis, último dos SpaceShutles nessa sexta!

Nenhum comentário:
Está confirmado para essa sexta o lançamento do Atlantis. Será a última vez que um spaceshuttle é enviado ao espaço, encrrando uma era de  mais de 25 anos de explorações espaciais.
O lançamento será as 12:30h dessa sexta, dia 8/7/11. Assita o canal da NASA para ver ao vivo o lançamento.
Saiba mais sobre esse lançamento atraves dessa reportagem do Terra e dessa outra, também do Terra

Veja que foto incrível de um dos pousos do Atlantis (os spaceshuttles não tem motores para controlar o vôo e literalmente voltam caindo ao chão, como um planador).

sábado, 2 de julho de 2011

Mobilidade Urbana no Globo Comunidade

Nenhum comentário:
Professor sofre! Mesmo em férias, não perde-se o hábito de acordar cedo (ou de ser acordado....).

Nesse primeiro sábado das férias minha esposa me acordou para assistir um programa do Globo Comunidade que mostrou a realidade sobre as diferentes formas de se mover pela nossa cidade (a isso  chamamos de mobilidade urbana). O tema é debatido mundialmente e o programa revelou a importância da bicicleta, veiculo secular, nas modernas cidades do mundo.

Agradeço a minha esposa por ter me acordado! Assista abaixo esse excelente material e entenda porque.

"Quem anda de carro polui 17 vezes mais que uma pessoa que usa o transporte coletivo. O que os países mais ricos e desenvolvidos fizeram para diminuir esse impacto?"



"Na região de Curitiba 20 mil pessoas usam a bicicleta como meio de transporte. Na europa as cidades são todas preparadas para receber os ciclistas. Nossa equipe foi até lá e mostra que os carros estão, aos poucos, estão substituindo carros nas ruas."
Eu estou entre eles - infelizmente não na frequência que eu gostaria devido aos meus cuidados com a voz...



"Carro, ônibus ou bicicleta? Qual desses meios de transporte é mais rápido dentro de Curitiba? Nós fizemos o teste e mostramos agora pra você."








E ai: vai de bike?