Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"Marte do tamanho da Lua!"

3 comentários:
É... de vez em quando acontece isso sim...
(ouvimos cada besteira por ai...)

Nesse fim de semana meu amigo Bruno mandou um email perguntando se isso era verdade... pois recebeu um daqueles emails com anexos de mensagens e fotos maravilhosas e achou curioso esse fato (como todo jovem cientista de 10 anos...). E o pior: vasculhou meu blog e não achou nada sobre isso!! Então, Bruno, esse post é para voce! Obrigado por me  apontar essa falha....

Então ai vai: esse post é para todos aqueles que não viram Marte no céu de 27/08 do tamanho da Lua! 

O que? não (ou)viuram??  Não se preocupem... vocês é que estão certos!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Quem viu - ou ouviu - a chuva de Meteoros??

2 comentários:
Minha espectativa foi grande, mas não deu para ver daqui a chuva de meteoros (ou estrelas cadentes) que  todo mes de julho e agosto ocorre.   Para quem não viu a chuva, cujo auge ocorreu na madrugada do dia 13, ai vai uma foto do melhor lugar da qual poderia ter sido vista: direto do espaço!
Foto de estrela cadente tirada por astronauta abordo da ISS

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Novye Hubble sputnikom

Nenhum comentário:
Sim! Hubble tem um novo companheiro (para quem não entendeu o título que está em russo...)  É o telescópio orbital Spektr R, ilustrado ao lado, que completou 1 mês em operação no espaço na última quinta, dia 18.

Os astrônomos já analisam seus dados. Aguardam ansiosos pelos segredos que sua lente de 10m de diâmetro e de alta definição podem revelar de cantinhos do universo que ainda pouco sabemos.  (só conto quais são se continuar lendo...)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Astronomia amadora em Curitiba

Um comentário:
É... olhar para o céu as vezes não é tão simples como parace... o tempo tem que ajudar! Essa semana não deu para admirar o céu com meus pequenos... mas em breve dará.  (e para os que não acreditaram que esse lindo dia de sol que foi segunda ,  iria nublar a noite tá ai. Viu o que dá estudar??)

Bem, para se preparar para esse evento (nossa noite de observações), assista a duas reportagens que separei para esse post sobre o papel dos amadores (de qualquer idade) na astronomia. Depois comente para saber o que achou.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Como é a vida na Estação Espacial - por Marcos Pontes

2 comentários:
Como é viver no espaço? Essa deve ser a curiosidade de muitas pessoas, principalmente as que gostam de ficar olhando para o céu....

Nessa semana falei em aula que existe um laboratório científico criado em conjunto com vários países que está em órbita da Terra - é a Estação Espacial Internacional (ISS, em Inglês). Ao lado tem uma foto dela.


Descrevo nesse post como é viver num ambiente desse, onde nossos corpos se comportam de um jeito muito estranho, narrado pelo (até então) único astronauta brasileiro: Marcos Pontes.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Chuva de Meteoros é nesse fim de semana!

8 comentários:
SIM! Nesse fim de semana ocorrerá o ápice da chuva de meteoros Perseidas. De acordo com a NASA, esse evento é observado ha mais de 2000 anos e é causado pelos detritos deixado pelo cometa  Swift-Tuttle em sua passagem a cada 133 anos pela órbita da Terra. A útima vez que ele esteve por aqui foi em1992.

Não é necessário nenhum instrumento especial para observar esse fenômeno, que também é conhecido por Estrelas Cadentes. Basta ficar olhando para o céu, na direção Norte.

Esse cometa pode nos trazer um fim trágico em sua próxima passagem pela Terra...

Conservação da Energia Mecânica - BR 376

Nenhum comentário:
Já faz um tempo que estava aguardando por essa notícia... durante as férias desci à praia e notei na BR 376 a construção de áreas de escape, para segurar os caminhões que perdem os freios na descida da serra - são constantes os acidentes na famosa Curva da Santa, trecho sinuoso de apenas 5km que leva ao extremo as questões de conservação da energia associado ao movimento dos corpos - a  energia mecânica.

Tentei tirar fotos, mas estava chovendo quando desci e não consegui...então segue a foto da Gazeta do Povo.


Entenda a gravidade desse trecho lendo esse post e veja como um físico analisa uma solução simples que implementaram recentemte, ilustrada na foto ao lado.

Fique a vontade para fazer seus comentários (incluindo vocês, galera da 8ª série!!)

sábado, 6 de agosto de 2011

Sonda JUNO rumo à Júpiter: chegada em 2016!

Nenhum comentário:
Nova missão para explorar o maior planeta de nosso sistema solar é enviada ao espaço nessa sexta, dia 5/8/11.

A sonda chamada de JUNO irá vagar durante 5 anos até encontrar esse grande mundo gasoso, que ninguém sabe se possui um núcleo sólido - essa aliás será a grande prioridade de pesquisas dessa nave.  Ao lado, foto de sua preparação no laboratório.

JUNO é do tamanho de um ônibus e é a primeira sonda a ser alimentada com energia solar (até então a fonte de energia era nuclear). Para isso, possui 3 painéis solares de 9m cada para conseguir captar a energia da luz do sol e converte-la em eletricidade.

Carregará consigo algumas peças do brinquedo LEGO e uma placa contendo um escrito original de Galileu Galileu, primeiro observador a pontar telescópios para as luas do planeta em 1610.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Física na prática: quanto custa a Energia Elétrica em sua casa?

2 comentários:
Sabe quando seus pais param na porta do banheiro e falam lá de fora "sai logo desse chuveiro, tá gastando muita água...". Em parte eles estão certo - voce deve realmente ser um consumidor consciente e economizar!  Contudo, eles só fazem isso porque os pais deles também faziam... quero dizer que poucos são aqueles que realmente  sabem quanto custa seu banho....

Se você quer saber como (contra)argumentar com isso, continue lendo esse post: veja como os conceitos físicos de Trabalho, Potência e Energia estão diretamente relacionados com isso - e com sua conta de energia elétrica!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Conservação da energia - e suas transformações - no seu cotidiano.

2 comentários:
As conservação de energia, em suas mais variadas formas,  suas transformações e o uso mais consciente dos recursos naturais é um assunto que está muito presente em nosso dia a dia. Esses temas são tópicos do estudo de Física - e essa ciência quando incorporada ao nosso cotidiano pode nos trazer incontáveis benefícios a partir de pequenas mudanças de pensamentos e de hábitos.

Veja como essa preocupação foi incorporada no projeto de construção de um escritório ecologicamente correto, o Escritório Verde da UTFPR,  aplicando princípios físicos simples na engenharia dessa obra inovadora.