Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

domingo, 30 de outubro de 2011

Marcos Pontes - o astronauta brasileiro

Um comentário:
Gostou de conhecer nosso astronauta?? Então assista esse documentário do SBT Reporter. Em abril de 2011, o SBT reporter fez um programa especial para celebrar os 5 anos da missão Centenário, que levou ao espaço nosso primeiro astronauta, Marcos Pontes, e que celebrou os 100 anos do voo autônomo do brasileiro Santos Dummond (pai da aviação). Assista a esse documentário para conhecer mais sobre a vida de Marcos Pontes, saber como foi essa missão e como é viver no espaço:
(boa dica para o fim de semana não é?)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mande um experimento à Estação Espacial!

15 comentários:
VOCE, jovem cientista, que tem brilhantes idéias tem a chance de poder enviar um experimento para o espaço! Esse ambiente, como já falei em outros posts, é totalmente diferente do que temos em Terra.. então coisas simples e corriqueiras podem ter um efeito inesperado no espaço. É o caso de beber agua, por exemplo: a imagem ao lado mostra como a água se comporta na estação espacial.. e como esse simples e corriqueiro fato pode ser bem diferente (e porque não divertido?) no espaço.

Tá rolando um concurso que vai até dezembro para selecionar experimentos que serão enviados à estação espacial. È uma parceria da empresa Lenovo com o Youtube.

Então, fique atento: use sua criatividade para bolar algo inustado e que possa ser testado no espaço!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Experimentos feitos na estação Espacial

Nenhum comentário:
Nosso astronauto não foi ao espaço para passear... sua missão celebrou o centenário vôo de Santos Dummund, do qual Marcos Pontos é um grande fã, e levou ao espaço uma série de experimentos propostos por jovens astrônomos do pais.

Esse post é para divulgar as experiências levadas ao espaço por Marcos e para mostrar como idéias simples podem trazer resultados muito importantes.

sábado, 22 de outubro de 2011

"Sonho de Voar" - nosso astronauta, Marcos Pontes

Nenhum comentário:
O sonho de voar e de alcançar as estrelas é compartilhado por muitos. Em 1998, nosso primeiro astronauta, o piloto militar Marcos Pontes, deu seu primeiro passo oficial para alcançar esse desejo, inscrevendo-se num edital que a Agencia Espacial Brasileira criou para recrutar possíveis candidatos a astronautas.

Depois de muito esforço e 7 anos de preparação, ele permaneceu por 1 semana na estação espacial Internacional em 2006 durante a chamada Missão Centenário, que celebrou os 100 anos do vôo de Santos Dummond (pai da aviação). Ele realizou 8 experimentos, sendo 2 educacionais, selecionados de muitos projetos elaborados por crianças brasileiras - esse foi o seu maior orgulho, por motivar assim nossos futuros cientistas.


No ano seguinte foi convidado a participar de uma feira de profissões aqui Curitiba, na qual falou para alunos do Ensino Médio sobre sua escolha e seus sonhos. Entre os palestrantes, Gloria Maria, Jairo Bauer e meu outro idolo, Max Gehringer (a quem merece um post em outro momento).  ADIVINHA: EU também estava lá com minha sra!!! "Olha nóis" ai do lado do Marcos.

Infelizmente, saiu tremido minha unica foto (por enquanto) com nosso astronatua. Marcos é muito simpatico e paciente...
P.S.: note que na época eu carregava muito mais massa (na cabeça e na barriga) do que hoje :)

Escrevo esse post para mostrar a todos um pouco da história de nosso astronauta - espero que assim como eu, vocês vejam que esse é um sonho comum e possível a todos nós!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Outro Satélite cairá nesse fim de semana

Um comentário:
Mais um satélite está pronto para cair (ou melhor, atingir o solo....caindo todos os satélites estão para manterem suas órbitas!). O satélite da vez é o ROSAT (ao lado),  telescópio de Raios-X alemão, cujo funcionamento encerrou-se em 1999 e desde então fazia parte dos itens que compõe o Lixo espacial que orbita nosso planeta.

Mas fique tranquilo: apesar de também descontrolado (pois não tem combustível para manobra-lo), sua órbita segue (até agora) a trajetória esperada. E é por isso que sua reentrada está prevista para as 22hs do próximo sábado, dia 23. O Brasil faz parte de seu trajeto...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A estação espacial com um guia especial...

Nenhum comentário:
Gostou de conhecer a estação internacional nos outros posts? Que tal agora conhecer alguns detalhes "técnicos" acompanhado por um de seus mais nobres tripulantes - o nosso astronauta, Marcos Pontes. (os próximos posts e aulas serão sobre ele!).

Ele foi o primeiro brasileiro a pousar por lá e passou 10 dias realizando vários experimentos científicos em um ambiente de micrgravidade elaborados por jovens cientistas de nosso país. 
Mas vamos por parte: nesse post voce vai conhecer um pouco da estação com a narração dele... Os próximos posts serão sobre a históra de nosso astronauta e a missão que levou o primeiro brasileiro ao espaço e celebrou os 100 anos do histórico vôo de Santos Dummond.


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vìdeo mostra como é ver a Terra direto da Estação Espacial

Nenhum comentário:
Ver a Terra do espaço é um dos espetáculos mais belos da natureza que só podemos admirar por fotos de satélites. Podiamos! Um video foi publicado essa semana com uma visão belíssima de nosso raro planeta azul. A imagens foram captadas direto da Estação Espacial Internacional. Para aproveitar esse passeio (cuja duração real é de 900 segundos - 15 minutos - , mas aqui foi condensado em pouco mais de 1min), acomode-se bem e fique atento a todos os detalhes (esse é um dos posts que vale a pena ver de novo... )
 Foto da Estação Espacial sobre o oceano Índico,
tirada do ônibus Endeavour durante a missão STS-118 em novembro de 2007

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A Estação Espacial Internacional

3 comentários:

Mostrei essa semana aos meus pequenos astrônomos alguns dos objetos que estão em órbita de nosso planeta. Identificamos juntos muito lixo espacial, alguns satélites, em especial o Hubble, e a Estação Espacial Internacional (ISS) - que aliás, vimos passar pelos céus de nossa cidade em nossa primeira observação noturna desse ano.


Esse post é para mostrar um resumo da construção desse laboratório internacional que é a Estação Espacial (principalmente para aqueles que não assistiram a essa aula...).

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Steve Jobs - adeus e obrigado!

Um comentário:
Peço licença aos meus seguidores e leitores para abrir um espaço nesse universo para registrar a perda de uma das mais brilhantes mentes criativas de nossa era: Steve Jobs. 

Talvez para meus pequenos ele represente "apenas" o inventor do Iphone, do Ipad ou do Ipod. (já é uma graaande coisa não?) Se em suas lembranças ele estiver associado a "apenas" (novamente) a esses itens, saiba que tais dispositivos revolucionaram o uso da tecnologia e dos computadores - e tudo isso em apenas 10 anos! 

(Alguem se imagina vivendo num mundo sem eles?) 

Design e simplicidade = até criança utiliza!

Mas a importância de Steve para o mundo não só da informática - do qual faço parte ha quase 20 anos - vai muito alem disso... Ele foi um dos responsáveis a criar um formato de computadores que usamos em casa: os Computadores Pessoais (PCs), juntamente com seu grande amigo Steve Wosniack e (acreditem) Bill Gates (dono da Microsoft). 

De certa forma, todos nós vivemos hoje num mundo de Steve Jobs...