Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Viagem aos planetas do Sistema Solar


Durante as 3 ultimas aulas, fizemos uma grande viagem: exploramos o  sistema solar! Mostrei aos meus pequenos uma simulação de como seria explorar os demais planetas de nosso sistema solar, e o que provavelmente encontraríamos lá. Para concretizar essa viagem (que seria um sonho para muitos), assisitimos ao vídeo "Space Odyssey - A primeira viagem de seres humanos aos limites do sistema solar", produzida pela BBC.

Esse vídeo na forma de 2 DVDs divulgados pela Editora Abril (através da revista SuperInteressante) foi um presente que ganhei de meu aluno Jehtro, que acompanhou com seus colegas do 5ºano A toda essa aventura. Ao vai nossa foto - VALEU JEHTRO!!!!


Essas três aulas foram muito instrutivas e divertidas! Todos acompanharam  com grande atenção e admiração esse documentário que narra a viagem de 7 tripulantes pelos planetas do sistema solar abordo da gigantesca nave Pegasus.  Foi incrivel a reação deles frente às imagens tão reais dos episódios... 


"Professor, mas isso é real mesmo?"   "Quando eles foram para lá?"   "Eles ficam de ponta cabeça no espaço?"

A história do documentário é tão envolvente que os pequenos não conseguiram diferenciar a ficção da realidade.  (alguns professores também não rsrsrsrs). Peço para quem assistiu o filme que deixe aqui registrado suas impressões e perguntas que não foram respondidas...  Segue abaixo algumas cenas:


Astronautas a beira dos canyons de Marte

(parte da) nave Pegasus em órtiba da Terra

Caminhada espacial pelos anéis de Saturno

Rota da viagem de ida até Plutão


Astronautas montando os telescópios na superfície de Plutão para a busca de planetas  extrasolares.
Ao fundo,  sua lua, Caronte (que é quase do tamanho do planeta)


Comentários Didáticos sobre o filme:

Pedagogicamente é muito diferente trabalhar com os pequenos pois eles reagem de forma natural e expontânea às situações que são expostos. Em vários momentos do filme surgiam situações assim: foi muito engraçado ver como toda a turma reagiu junta ao assistirem o trecho em que a nave adentrava a atmosfera de Júpiter (a cena do filme tremia e todos vibravam em suas cadeiras para acompanhar a tela).  Pena que não estava com minha câmera...rsrsrs...

A nave Pegasus relatada no documentário ("com mais de 1km de extensão") é de ficção. Seres humanos visitando outros mundos ainda não aconteceu... mas isso é uma questão de tempo!  Por hora, o máximo que conseguimos foi enviar sondas e satélites para esses lugares - e muitas das imagens e ambientes mostrados no filme são tão reais quanto as imagens captadas por nosso olhos nesses mundos! 

Só para ilustrar, Marte é o ambiente extraterrestre que mais conhecemos (além da Lua, claro!). Para lá já foram enviados 11 sondas, 5 das quais pousaram em sua superfície. Atuamente 6 estão operação (em solo e em órbita) que fazem os mais variados testes (em agosto está previsto o lançamento de mais uma rumo ao planeta vermelho!).  Segue ao lado uma do solo marciano tirada pela sonda Spirit, em 2007.


As primeiras naves enviadas para observar de perto os planetas e nosso sistema solar foram as sondas Pioneer 10 e 11 e Voyager 1 e 2. Elas (dentre outros assuntos) serão temas de nossas próximas aulas. Essas quatro naves foram lançadas na década de 1970 rumo ao chamado "espaço profundo", na direção da fronteira do nosso sistema solar.  Ao lado está um esquema que mostra o trajeto das naves até o ano de 1992, quando a Voyager 2 cruzou a órbita de Plutão.


Nesse momenento, ela "olhou para trás" e tirou a foto de alguns planetas que aparecem como pequenos pontos na foto ao lado. Carl Sagan inspirou-se nessa foto para escrever seu livro "Um Pálido Ponto Azul", que relata essa viagem. (minha indicação de leitura para todos!)


Atualmente, essas 4 sondas são os instrumentos que estão mais longe de nós. As sondas Voyagers estão passando pelos limites de nosso sistema solar nesse exato momento! Estão a mais de 18 bilhões de quilometros de nós... isso é tão longe que a comunicação das naves leva mais de 16hs para nos alcançar.  Leia essa reportagem da Folha de São Paulo sobre o assunto.


Aqui tem uma reportagem veiculada em 2010 no JN sobre o assunto:




Para meus pequenos exploradores...

O canal Smartkids possui atividades interessantes sobre o sistema solar - confira!

Abaixo segue um joguinho bem simples mas que vale para conferir se você já conhece a ordem das órbitas de nosso sistema solar . Depois, clique em cada planeta para conferir informações sobre eles.



 Contudo, um site bem completo, que fala (quase) tudo sobre os planetas é o site SolarView e o site de astronomia do prof. Kepler da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Como as férias se aproximam, vale a pena continuar sua viagem pelos planetas navegando por esse site!

PARA SEU IPhone: baixe o aplicativo ILearn - clique aqui e aprenda cada vez mais sobre os planetas! (em inglês)

Tem mais! Recomendo assistirem outros documentarios do tipo. O Canal ABC produziu a série "Voyager to the Planets", que em 6 eposódios, mostra tudo o que sabemos (até agora) sobre nosso sistemasolar.  Clique aqui para abrir o site (em inglês). Além de mostrar o guia dos episódios que trás as informações sobre os planetas, eles tem um sistema solar interativo pra montar e que revela algumas informações comparatias curiosas sobre os planetas - clique aqui para ver.


Tem ainda a série "Guia de Viagens Interplanetárias, do NatGEO. EXCELENTE!!!

Para você que gosta de "lembrancinhas espaciais", ai vai uma dica: abaixo está um abajour que ilumina o seu quarto com o a luz do "Sol" e inda mostra a órbita dos planetas ao seu redor!  (caso alguem encontre um desses, pode comprar dois que o segundo é meu! rsrs).

 
Semana que vem iremos montar um sistema solar em escala na escola, para que todos possam ter a real dimensão das distâncias e tamanhos envolvidos na viagem que foi mostrada no vídeo... por isso, prepare sua mala, sua câmera para registros e boa viagem!

3 comentários:

  1. Nooooooossa Fabio adores a aula muito interessante, v podia escrever um livro falando sobr a experiencia de ser prof de astronomia...

    ResponderExcluir
  2. Oi professor e o seu aluno Matheus do 5 ano C eu queria perguntar se existe ou e possivel um planeta que possua um nucleo deformado.

    ResponderExcluir
  3. Pude acompanhar essa aula em duas turmas com o professor Fabio e é muito interessante como as perguntas dos estudantes podem levar a tantos temas diferentes, mas ainda assim relacionados. Viajar pelo Sistema Solar é um assunto fascinante e que gera muita curiosidade, muito legal como a aula é construída com base no documentário!

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.