Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Alinhamento Planetário de Agosto: Lua, Spica, Marte e Saturno

Mais um alinhamento planetário está pairando sobre os céus: dessa vez, é entre a Lua, Marte,  Saturno e Spica, a estrela mais brilhante da constelação de Virgem. Ai vai a maravilhosa visão que tenho direto da janela de meu quarto, formando um triângulo perfeito ao lado da Lua:

(foto com ISO 80, exposição de   15" e  F4.7)

Em meio a tantas notícias sobre outros mundos, esquecemos de adimirar o nosso próprio céu...

(as fotos nesse post são minhas! Aprendi a configurar minha câmera para registrar as estrelas durante minhas férias de julho...Clique sobre as imagens para amplia-las.)

 Sabia que algumas das grandes descobertas na astronomia foram feitas "sem querer", enquanto simplesmente ficamos Olhando para o Céu?

Estou longe de querer ser famoso... ou dizer que "descobri" algo olhando para céu nesse mês... mas é que não havia lido sobre esse fenômeno em nenhum outro lugar...  e mesmo depois de tê-lo identificado, não achei noticias sobre ele - e por isso decidi escrever.

Talvez minha grande conquista das férias foi aprender a registrar o céu com minha câmera, uma Canon SX20 (ao lado). É uma excelente câmera tipo semiprofissional!

Sempre fiquei na inveja (no bom sentido) daqueles que conseguiam tirar fotos do céu... agora que aprendi, compartilho com todos as especificações de como consegui capta-las, junto de cada foto...


O Alinhamento desse mês:
Foi mesmo "sem querer", enquanto estava Olhando para o Céu nas noites secas e frias de agosto, que notei um movimento diferente de algumas "estrelas" no céu.... no inico do mês elas formavam quase uma linha vertical ao olhar para Oeste, como mostra a figura ao lado. Mas quando olhei para o céu novamente essa noite, lá estavam:  A Lua, em sua fase minguante, bem próxima da estrela mais brilhante da constelação de Virgem, que por volta das 20hs já preparava-se para se esconder a oeste. À direita de ambas, uma estrela bem brilhante - Saturno (tentei caputrar seus aneis  - que em outras oportunidades consegui distinguir com meu binóculos - mas  minha câmera não conseguiu capta-los). Acima, formando o outro vértice do triângulo, Marte. 

A foto abaixo mostra em detalhe esse alinhamento, que é perfeitamente visivel no céu durante a proxima semana:
(foto com ISO 80, exposição de 1"3 e F5.7)

Para que você possa identificar essa região do céu, preparei uma imagem que ilustra as constelações da região. O alinhamento que falo nesse post está bem no centro da imagem abaixo:

(Imagem do programa Stellarium, do céu de Curitiba no dia 21/8/21 as 18:45)

Aproveitei também para registrar as belas imperfeições da superfície de nosso satélite:


(foto com ISO 80, exposição de 1/6" e F5.7)

Detalhe técnico importante: fotos do céu geralmente são de longa exposição e devem ser tiradas com a câmera fixada num tripé para a imagem sair nítida e sem tremores.


Ai estão algumas fotos que tirei nas férias - estava na casa de meu tio em Jarinu-Sp. Dá pra ver muitas estrelas céu quando se está no interior... Elas não são perfeitas - longe disso! Mas fui eu que tirei...

Destaque para a constelação de Escorpião:
(foto com ISO 80, exposição de 1/6" e F5.7)

O Cruzeiro do Sul
(foto com ISO 100, exposição de 15" e F2.8)

Escorpião novamente (antes de sair para jantar....)
(foto com ISO 400, exposição de 15" e F3.2)


Panorâmica do céu estrelado, com destaque para Escorpião, constelação típica do inverno, com sua cauda passando pela Via Láctea.
(foto com ISO 1600, exposição de 15" e F3.2)

2 comentários:

  1. As quatro da manhãdeste 27/08/12,acordei após ter sonhado com um maravilhoso eclípse a alinhamento.Eu estava de frente para o sul, ao meio dia,quando um grande planeta entrou em frente ao sol,deixando somente um fio de raios dourados a sua esquerda,com a claridade pude comtemplar a minha frente e subindo 60º à direita,outros cerca de sete planetas alinhados.O primeiro da esquerda á minha vista parecia ter o tamanho de uma bola de futsal à distância de 50cm,outros menores e por fim os dois últimos pouco maiores que estes.Uma visão fantástica,sendo possível visualizar todos os pequenos detalhes.Parecia uma pintura!Chorei de alegria,outros de tristeza!Outros não acreditavam,mas foi assim.Há neste sonho estáva-mos em 21/12/2012.Depois acordei,mas quero mais!Sérgio coelho(scoelho@ymail.com)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, mas infelizmente quem poderia nos dar as grandes verdades às esconde.
    Estava até a fim de comprar um bom telescópio, mas o que queria observar não me é possível.

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.