Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Nessa semana vai chover.... meteoros!!!

Se as condições do tempo em nossa cidade (ou onde você estiver) ajudarem, nas madrugadas dos próximos 7 dias será possível observar a olho nú uma chuva de meteoros no céu!

Essa é uma das chuvas esperadas, já "agendadas", que ocorre sempre nessa época do ano... para observa-la, olhe na direção da constelação de gêmeos (que estará próxima das "três marias").

Abaixo, um vídeo da NASA (em inglês) mostrando como localizar esse fantástico evento:


Claro que os detalhes eu só conto se voce continuar a ler esse post!!


O que é uma chuva de meteoros?
As chuvas de meteoros ocorrem sempre que a Terra passa por um local de sua órbita que possuam pequenos detritos deixados pela passagem de um cometa ou meteoro. 

Quando esses astros aproximam-se do Sol eles começam a se despedaçar com o calor de nossa estrela, deixando um rastro de pequenos detritos por onde passam. Como alguns desses objetos passam as vezes bem perto de nós,  esses rastros podem cruzar a nossa órbita. Quando isso acontece, milhares de pequenas partículas de poeira e gelo "queimam" ao interagirem com nosssa atmosfera, deixando uma trilha brilhante no céu, como se vê na foto ao lado, tirada na Inglaterra em 2010, nessa mesma época do ano.

Isso parece com estrelas cadentes....
Se está pensando isso, saiba que está correto! O que você deve estar pensando ao ver essa foto é verdade: esses detritos queimando pelo céus também são conhecidos por estrelas cadentes!

 O responsável pela chuva
Os meteoros geminídeos são restos do asteroide 3200 Phaethon, que é o esqueleto rochoso de um cometa que perdeu seu gelo após diversas passagens próximas ao Sol, e que se fragmentou em numerosos meteoritos. 

Ao lado uma espécie de "retrato falado" desse "elemento" feito pela NASA em 2010 quando passou bem pertinho de nós... Abaixo uma foto tirada pela NASA no mesmo ano:

O esquema abaixo mostra uma simplificação da órbita do asteroide 3200 Phaethon ao redor do sol e sua relação com os demais planetas do sistema solar: observe que sua órbita cruza a órbita de nosso planeta. Abaixo, está indica a posição relativa desses astros em 2006.


 Ao passar próximo do Sol, ele deixa pistas: uma série de detritos vão se espalhando por onde ele passa.  Todo ano no mês de dezembro a Terra transita por esses detritos, que  parecem sair da região do céu ocupada pela constelação de gêmeos (veja ao lado). 
Por isso, a chuva foi nomeada geminídeos. Eles são atraídos pela gravidade do planeta e ao entrar na atmosfera, são destruídos. Quando isso acontece, surgem os característicos riscos luminosos no céu. 

Os geminídeos tem duas peculiaridade: são bem pequenos e  multicoloridos. As observações mostraram que 65% dos meteoros geminídeos são brancos, 26% são amarelos e os outros 9% se dividem entre verdes, azuis e vermelhos. São do tamanho de um grão de feijão e chegam a alcançar a velocidade de 120km/h em nossa atmosfera. A velocidade da pedra é tão alta que ela incendeia e vira um plasma, uma bola de luz, por isso não chega nem a tocar a superfície de nosso planeta.

A ficha completa do asteróide 3200 Phaethon voce encontra nessa página no site da NASA (em inglês).  O observatório de Arecibo também fichou esse elemento... nesse link estão os dados coletados por eles (e um outro retrato falado, obtido pelo radiotelescópio). No portal Window do the Universe tem outras informações que completam a sua ficha.

Apesar de ocorrem ha pouco menos de 500 anos, quando os geminídeos foram identificados pela primeira vez, no século 19 (segundo a Nasa), pouco antes da guerra civil norte-americana, o fenômeno atraiu pouca atenção. Era fraco e pouco visível. Mal se sabia que um dia viria a ser um grande espetáculo.

As chuvas de meteoros são previsíveis?
Sim. Ao observar um objeto se aproximando da Terra é possível reconhecer várias de suas características: tamanho, composição, velocidade, trajetória... (tecnicamente não é tão fácil assim... nem tão direto... mas com a ajuda de astrônomos, em muitos casos amadores, dá para colher esses dados sim!). Com essas informações é possível prever se ele deixará rastros em sua passagem, quando (e até onde!) serão visíveis e até a intensidade de rastros (ou da chuva) que ocorrerá.

A tabela ao lado foi elaborada pelo portal Cosmobrian e compara resumidamente as informações das chuvas de meteoros mais importantes que ocorrem anualmente.  Note que em quase todos os meses temos pelo menos uma chuva de meteoros sendo observada em algum canto do planeta...

Na chuva de meteoros que ocorre este mês na direção da constelação de Gêmeos, é possível observar em média 80 meteoros por hora cruzando os céus no dia de sua máxima ocorrência.

IMPERDÍVEL!!!
A tabela mostra também a data em que costuma ocorrer o maior número de detritos entrando em nossa atmosfera:  nesse ano, a maior intensidade da chuva geminídeas será na madrugada de quinta para sexta (13 para 14) e na seguinte (14 para 15).

O Brasil será privilegiado esse ano pois a chuva será visível em todo território de nosso pais! Então não tem desculpe: de onde você estiver, será possível ver pelo menos 1 meteoro riscando os céus.

O horário ideal para observar esse fenômeno é próximo das 3h da manhã (pois é...). Mas vale a pena ficar acordado ate mais tarde esse ano pois nesses dias ainda estaremos na Lua nova!! Portanto, o céu estará bem escuro, o que facilitará encontrar os rastros deixados pelos detritos que rasgarem os céus!

Astrônomos estimam que 80 a 130 meteoros irão chocar-se por hora com a alta atmosfera de nosso planeta. Vários sites estão divulgando que a chuva geminídeas será a maior chuva do ano! Então, durma um pouco antes ou depois, mas acorde para ver essa!

Como observar?
A observação desse evento é bem fácil: basta na hora certa ficar olhando para o céu na direção da constelação de Gêmeos (para noroeste) - talvez uma boa dica seja localizar suas vizinhas nessa noite: as "três Marias"...

Veja  na imagem que coloquei anteriormente como se localizar no céu.

Prefira lugares altos ou longe da iluminação das cidades - estes são sempre melhores pontos para se observar o céu. Mas tudo o que voce vai precisar é de um agasalho (nao fique no sereno!), talvez um binóculos e um chocolate quente, e a companhia de alguns amigos... se puder se preparar antes, arranje um tripé e monte uma cadeirinha como essa ao lado para não passar a noite inteira em pé!

Programas para ajudar
Nessas épocas de Ipads e tables, recomendo usar os programas que existem para eles:
  • para os tables que rodam o Android, recomendo o Google Sky Map (mais conhecido, é aquele que basta posicionar o tablet ou smartphone contra o céu e movê-lo para achar as estrelas certas) ou o Meteor Shower Calendar (esse é mais astronômico e tem informações mais específicas nessa linha). Ambos gratuitos;
  • Para os Iphones e Ipads, existem vários. Recomendo dois mais "baratinhos": sugiro o  Starwalk e o Meteor Shower Guide, que é bem mais específico. Ambos na appstore da Apple.

Só para constar...
Encontrei no site Beardegit mapas do céu de onde ocorrem as outras importantes chuvas do ano. Veja as imagens e saiba como localizar as outras chuvas.
Além da geminídeas, nesse mês ainda ocorrem outras 3 chuvas de meteoros,  porem, menos intensas e visíveis apenas do hemisfério norte.



 Fontes de pesquisa para esse post:
Jornal Folha de São Paulo, ViajeaquiRevista Exame, Portal Cosmobrian,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.