Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 30 de junho de 2012

Sábado terá 1 segundo a mais - "aproveite!"

Um comentário:

                                                "Todo mundo espera alguma coisa de um sábado a noite
                                                                      Sabado a noite todo mundo quer zoar..."
                          (trecho da música Sábado a Noite de Lulu Santos)


É isso mesmo! Nesse sábado, 30 de junho, teremos 1 segundo a mais para "zoar", como diria Lulu Santos. 

O mundo todo deverá acertar seus relógios nessa noite, para ajustar uma diferença que se acumula entre as medidas atuais do tempo e o movimento de nosso planeta.  Essa proposta foi feita pelo Serviço Internacional de sistemas de Referência de Rotação da Terra (nome longo ne?) e foi discutida e aprovada nessa semana em Genebra.

O motivo desse acerto é qua rotação do nosso planeta não é tão perfeita e precisa quanto os intrumentos que utilizamos para medir o tempo. Ou seja: de acordo com os relógios atuais, o tempo da rotação da Terra que medimos não é de "24hs".

Será que 1 segundo faz diferença?


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Viagem aos planetas do Sistema Solar

3 comentários:

Durante as 3 ultimas aulas, fizemos uma grande viagem: exploramos o  sistema solar! Mostrei aos meus pequenos uma simulação de como seria explorar os demais planetas de nosso sistema solar, e o que provavelmente encontraríamos lá. Para concretizar essa viagem (que seria um sonho para muitos), assisitimos ao vídeo "Space Odyssey - A primeira viagem de seres humanos aos limites do sistema solar", produzida pela BBC.

Esse vídeo na forma de 2 DVDs divulgados pela Editora Abril (através da revista SuperInteressante) foi um presente que ganhei de meu aluno Jehtro, que acompanhou com seus colegas do 5ºano A toda essa aventura. Ao vai nossa foto - VALEU JEHTRO!!!!


Essas três aulas foram muito instrutivas e divertidas! Todos acompanharam  com grande atenção e admiração esse documentário que narra a viagem de 7 tripulantes pelos planetas do sistema solar abordo da gigantesca nave Pegasus.  Foi incrivel a reação deles frente às imagens tão reais dos episódios... 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Trânsito de Vênus é o evento astronômico do século!

4 comentários:
Nesta terça, 5 de junho, um evento astronômico raro em nosso sistema solar ocorreu. Milhares de pessoas pelo mundo ficaram olhando para o céu para ver o planeta Vênus "passar pela frente do Sol" - esse evento é tecnicamente chamado de "trânsito do planeta Vênus".

Para meus pequenos astrônomos entenderem o que é isso, o trânsito planetário é um "jogo estelar" complexo, "jogado" sempre com 3 jogadores: uma estrela, um planeta ou outro astro e um observador

No jogo desta terça, o astro em questão é o planeta Vênus, que "passou" pela frente do Sol e pôde ser visto aqui da Terra!   Ao lado está uma animação desse fenômeno. O pequeno pontinho preto é o planeta Vênus passando pelo Sol.

Infelizmente, não foi possivel observar esse evento aqui de Curitiba pois esse "jogo" começou logo após o pôr do Sol aqui de nossa cidade (19h09, pelo horário de Brasília). Mesmo que nosso céu estivesse limpo, sem núvens, não seria possivel observar esse evento. Vênus levou pouco mais de 7h para cruzar o Sol - o movimento completou acabou proximo das 01h50.

Ai vai uma foto do trânsito de 2004.


Para entender a importância desse "jogo" , continue lendo esse post - que aliás, está bem bem completo! - e surpreenda-se com a importância histórica e atual desse evento!