Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

domingo, 23 de dezembro de 2012

Sobreviventes: quantos apocalipses você já superou?

8 comentários:
Aos sobreviventes do fim do mundo: esse é um momento de celebração! Pelo menos é isso que diz a mídia mundial ... ironicamente, claro! O mundo não acabou (ainda) e podemos ficar felizes pois podemos continuar acabando com ele! 

Faço parte dos "com mais de trinta" e nesse breve período de vida já passei por alguns momentos de "esperar o fim do mundo"... Confesso que alguns deles foram responsáveis por direcionar minha curiosidade para as estrelas, levando-me a querer saber mais sobre astronomia!!

Em meio a tantas tolices por ai divulgadas (e como o mundo não acabou - rsrs) dediquei um tempinho para didaticamente falar sobre isso...

domingo, 16 de dezembro de 2012

Satélites "cairam" na Lua nessa segunda! (atualizado)

Nenhum comentário:
Depois de passarem pouco mais de 1 ano estudando a Lua, as sondas gêmeas Ebb e Flow (na foto abaixo), encerraram sua missão na segunda, dia 17/12. 

O objetivo da missão batizada de GRAIL (a sigla em inglês que corresponde a Laboratório Interior e de Recuperação de Gravidade) foi conhecer melhor a estrutura interna da Lua. Para isso, as duas sondas carregavam instrumentos capazes de analizar as pequenas variações do campo gravitacional desse astro enquanto o orbitavam. 

Elas foram lançadas em setembro de 2011 e desde então nos enviaram informações (dados e imagens)  que nos permitiram conhecer melhor nossa "filha" (sim, a Lua é filha da Terra!).

O término da missão será marcado com a colisao desses astros com uma montanha localizada no pólo norte de nosso único satélite natural. 

Já sabem para qual cantinho do céu eu ficarei olhando segunda a noite ne? Quer saber onde ele fica?

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Nessa semana vai chover.... meteoros!!!

Nenhum comentário:
Se as condições do tempo em nossa cidade (ou onde você estiver) ajudarem, nas madrugadas dos próximos 7 dias será possível observar a olho nú uma chuva de meteoros no céu!

Essa é uma das chuvas esperadas, já "agendadas", que ocorre sempre nessa época do ano... para observa-la, olhe na direção da constelação de gêmeos (que estará próxima das "três marias").

Abaixo, um vídeo da NASA (em inglês) mostrando como localizar esse fantástico evento:


Claro que os detalhes eu só conto se voce continuar a ler esse post!!

domingo, 2 de dezembro de 2012

Procure Júpiter no céu de dezembro!

Nenhum comentário:
É fácil!  De novembro até janeiro o planeta Júpiter estará bem visível no céu pois durante esse período o maior planeta de nosso sistema solar estará mais próximo de nós, o que deixará seu brilho aparente muito mais intenso do que o habitual.

Na semana passada ele até resolveu brincar de "esconde esconde" com a Lua: abaixo está uma foto dessa brincadeira (chamada de ocultação). Nessa foto dá até para ver os  diferentes tons da atmosfera do planeta, que estava prontinho para se esconder atrás da Lua...

 Quer saber como encontra-lo no céu e o que pode observar?