Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

domingo, 3 de março de 2013

Planetas no Google - Tributo a Nicolau Copérnico

No dia 19 de fevereiro o Google prestou sua homenagem à um grande astrônomo do passado - Nicolau Copérnico. A imagem abaixo foi exibida em todos os sites de pesquisa do Google, ilustrando a grande conquista de Copérnico: a compreensão de que a Terra não era o centro do Universo, e que ela girava em torno do Sol, assim como os demais planetas.
Copérinco foi muito corajoso ao propor essa idéia pois viveu numa época em que as pessoas eram punidas severamente - incluindo com a morte - caso duvidassem que a Terra não era o centro do universo.

Ela já olhava para o céu enquanto nosso país estava sendo "descoberto"  pelos portugueses. Por isso e por vários outros motivos, vale aqui o meu registro sobre Copérnico - continue sua leitura para conhecer um pouco da história desse grande cientista.

 Ha duas semanas o Google homenageou um dos grandes nomes da ciência: o astrônomo polonês Nicolau Copérnico.  (esse post era para ter sido publicado naquela semana, mas por algum problema não foi automático como eu tinha programado. De qualquer forma, vale o registro e homenagem a Copérnico).

O Google tem esse hábito muito legal de homenagear eventos e pessoas importantes por todos os países do mundo. Seus desenhos chamam-se "doodles", e praticamente toda semana (para não dizer todo dia), há um doodle diferente rolando pelas páginas do Google em algum lugar do mundo.

No dia 19 de fevereiro, o doodle homenageava os 540 anos do nascimento do polonês de Nicolau Copérnico, ilustrado na imagem acima. Nessa edição especial do logo do Google, o Sol está repesentado como a segunda letra 'o' no nome do buscador, com os planetas girando ao seu redor.  A Terra, representada em azul, inclui a Lua como seu satélite. É uma representação das teorias de Copérnico, cuja teoria revolucionou e mexeu com crenças estabelecidas na época.

Biografia
O polaco Nicolau Copérnico (Torun, 19 de fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de maio de 1543) recolocou o Sol em seu devido lugar, criou um modelo heliocêntrico e forneceu o ponto de partida para a astronomia moderna. Seu livro derradeiro, De revolutionibus orbium coelestium ("Das revoluções das orbes celestes"), foi publicado em seu último ano de vida e ensejou a chamada Revolução Copernicana. Seu trabalho promoveu uma grande mudança na compreensão do sistema solar e do nosso lugar no universo e por isso ele é considerado um dos pais da astronomia moderna. Ao lado, uma foto de seu livro.

A foto abaixo é de uma estátua de Copérnico bem na frente a biblioteca pública da cidade de Varsóvia (Warsaw)  capital da Polônia.
Nicolau Copérnico

A visão de mundo de Copérinico foi contrária ao que todos observavam ao olhar para o céu desde a antiguidade: o Sol nasce de um lado do planeta e pôe-se do outro - essa era a maior prova empírica aceita até os anos de 1500 de que era a estrela que girava ao redor da Terra, e não o contrário. Esse foi o modelo de universo aceito por mais tempo na ciência - chamado de modelo Geocêntrico, proposto por Ptolomeu, a 2 mil anos a.C.  Essa forma de compreender o movimento dos astros colocava a Terra - e por isso o homem - como centro do universo, com todos os demais astros conhecidos até então, girando ao redor de nosso planeta. Abaixo, uma ilustração que compara esses dois modelos:


As ideias dele iam de encontro ao que a religião pregava. Para o catolicismo (religião dominante na Europa e boa parte do mundo conhecido até então), a Terra era o centro do universo, o que dava ao ser humano, "criado à imagem e semelhança de Deus", uma posição central frente a tudo o que era conhecido até a época - isso justificava muitas atitudes insanas registradas pelos livros de história...

Claro que não dá para se comparar o conhecimendo do século XXI com o do século XVI, a época de Copérnico. Contudo, os instrumentos de observação disponíveis na época tornavam essa suposição (da Terra ser o centro) válida, fortalecendo a tendência ao antropocentrismo e uma interpretação rígida da bíblia (do homem ser criado a imagem de Deus todo poderoso). Contudo, mesmo naquela época, Copérnico não era uma voz única. Havia outros cientistas com ideias semelhantes que colaboraram com o refinamento de suas ideias antes dele divulga-las em seu livro..

Para substituir o geocentrismo pela ideia de que era o nosso planeta que girava em torno do Sol, o cientista e matemático polonês partiu de fundamentos gregos propostos por Aristarco de Samos 1,8 mil anos antes.
Esse retorno ao conhecimento principalmente dos gregos era comum nessa época e definem uma corrente cultural, uma forma de ver o mundo chamada de Renascimento. A grande contribuição de Copérnico às ideia de Aristarco foram com relações matemáticas que faltavam no trabalho original. Porem, até as grandes mentes cometem erros: apesar de ter  posicionado o Sol corretamente no centro do Sistema Solar, para reproduzir os movimentos dos planetas em sua descrição matemática, ele manteve as órbitas perfeitamente circulares que Ptolomeu havia proposto. Então Copérnico, assim como Ptolomeu, ainda precisava usar epiciclos (na figura ao lado) para explicar os movimentos dos planetas. 
Foi cerca de 100 anos depois de Copérinico, que o astrônomo Johannes Kepler percebeu que as órbitas deveriam ser levemente alognadas, principalmente ao analisar os dados coletados durante anos de observações do céu por outro grande nome: Tycho Brae. Kepler foi um grande astrônomo que analisou o trajeto e os tempos de suas órbitas. Seu trabalho é conhecido como as três leis de Kepler que descrevem como os astros orbitam ao redor de outros.

Historicamente, a imposição da "verdade" pela igreja católica puniu outros cientistas que aderiram as idéias de Copérnico. No século XVII, Galileu Galileu foi preso pela igreja por divulgar as idéias do Heliocentrismo. Apesar desses grandes cientistas estarem certos, somente 350 anos após a morte de Galileu, no dia 31 de outubro de 1992, o papa João Paulo II reconheceu os enganos cometidos pelo tribunal eclesiástico, e pediu perdão pelas ações que a igreja cometeu no passado com alguns cientistas, como Galileu.

Acho que charge abaixo cabe bem nesse momento:


A história de Copérnico ilustra como a ciência pode contribuir para que o homem enxerge cada vez mais longe, dando uma nova visão a ideias antigas com o uso do rigor matemático e da coragem de expor o que pensa.

Quem sabe que tipo de loucuras podem estar crescendo dentre suas idéias? Tenha a coragem de Copérnico e as exponha para o mundo!  Quer experimentar? Começe comentando o que achou desse post....



Fontes para esse post:
Portal Terra (link1  e link2); Portal Space

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.