Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

A ciência dos Raios - parte 1

Peço licença ao meus astrônomos para publicar esse post "elétrico"!

Esse é um post destinado a complementar o conteúdo didático que trabalho com meus alunos dos 9º anos e do Ensino médio. Mas também é válido para os pequenos ou grandes curiosos de plantão deixarem registrado perguntas e curiosidades sobre o assunto...

O estudo desse tema começou em sala de aula, onde estudamos o processo de formação dos raios. Vimos que ele é um fenômeno intenso, onde o fluxo de uma grande quantidade de cargas produz um efeito elétrico, luminoso e sonoro que na maioria das vezes é assustor - e ao mesmo tempo espetacular!

A formação dos raios, suas consequências e as tentativas de compreensão desse fenômeno são o tema dessa publicação. Apesar de ser muito comum, sua compreensão física envolve um processo complexo, e, ao mesmo tempo, fascinante!

Definições
Raios: fenômenos atmosféricos onde grande quantidades de cargas elétricas são transferidas de ou para a  atmosfera. O intenso calor gerado pelo fluxo dessas cargas produzem um forte estrondo - o trovão - e um intenso flash de luz - o relâmpago. A imagem ao lado registra um momento de intensa atividade atmosférica, com várias descargas elétricas simultâneas. 

Eventos como esses são mais comuns do que pensamos. O raio é um dos eventos naturais mais intensos de nosso planeta. Eletricamente, é o fenômeno que concentra uma intensidade de cargas ainda não compreendida em toda sua complexidade pela humanidade - domar a energia liberada em uma única descarga elétrica poderia iluminar nossa cidade por alguns dias seguidos...

Tanto poder  e fascínio fundamenta-se basicamente nos conceitos da eletricidade estática - aquela que se acumula nos corpos ou objetos que trocam cargas elétricas entre si. No caso dos raios, o próprio processo de formação das nuvens provoca um acúmulo intenso de cargas elétricas através da conveccção de minúsculas partículas de gelo, agua e vapor em seu interior.

Complementação didática
Para complementar o estudo desses fenômenos, recomendo assistir a série "O Pais dos Raios", produzida em três episódios pelo Fantástico (esse é o link para a página da série). O conteúdo é muito interessante, e vale a pena assistir:
ATENÇAO: caso os vídeos não rodem direto do blog, assista-os pelos links de suas fontes (site da Globo.com), que disponibilizado abaixo de cada um deles.


Episódio 1: Raios matam 130 pessoas e deixam 200 feridas por ano no Brasil

(fonte: Fantástico, 17/2/13)



Episódio 2: Especialista explica como é possível sobreviver a raios
(fonte: Fantástico, 24/02/2013)



Episódio 3: Raios causam prejuízo de R$ 1 bilhão a economia do país, diz Inpe
(fonte: Fantástico, 24/02/2013)



Os vídeos abaixo são um complemento da matéria veiculado apenas na web pelo fanal F.


(fonte: globo.com)




(fonte: globo.com)


Aguardo comentários (e a tarefa de casa feita ein!!!)



Fontes: "O poder dos relâmpagos", Sociedade Brasileira de Física, INPE, Jornal Estadão, Meteorologia (Wikipedia), GLobo.com

25 comentários:

  1. muito interessante o texto

    ResponderExcluir
  2. Obrigado aos anonimos que comentaram a cima!
    voltem sempre...

    ResponderExcluir
  3. "cargas elétricas são transferidas de" ou" para a atmosfera", o que quer dizer isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu caro anônimo do 9o ano!
      Essa frase revela a incerteza que ainda existe com nossa compreensão sobre os raios: sabemos que eles são cargas elétricas em movimento pela atmosfera; porem, podem partir das nuvens para o chão, de nuvem para nuvem, ou do chão para as nuvens...
      O que faz as cargas seguirem um ou outro caminho (transferidas da atmosfera ou para ela): não está claro ainda para a ciência (ok: temos pistas, mas não podem ser previstos com exatidão!).
      Obrigado por sua pergunta!
      abraços

      Excluir
  4. Os raios são transmitidos da onde ? Não entendi o que você escreveu no texto !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. creio que minha resposta ao 'anônimo anterior' (acima) responde sua pergunta...
      t+

      Excluir
  5. Fabião é massa(filezinho)

    ResponderExcluir
  6. Agora sei que raios não são jogados por zeus. Muito Bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. blz!
      mas não estrague a criativa imaginação de quem acredita que sim...
      t+

      Excluir
    2. rssss Com certeza não. Aliás, essa concepção sobrenatural tem mais que ser desmistificada mesmo, pois isso pode gerar ignorância e charlatanismo.

      Excluir
  7. Ora. O que faz a corrente elétrica de um raio ser dirigida da nuvem p o solo ou vice versa é a polaridade. Se cargas negativas estão próximas do solo e trocarem energia com este, o raio cai. Mas, se ocorrer ao contrário, os elétrons do solo subirão por esse caminho (canal do raio) para neutralizar a carga positiva da nuvem. Lembrando que: Carga positiva (+) Corresponde a perda de elétrons, ficando seus átomos com menos elétrons que prótons, e, carga negativa (-) corresponde a ganho de elétrons, ficando esses átomos com mais elétrons que prótons. E carga neutra é o estado natural do átomo, com a mesma quantidade de prótons e elétrons. P isso, a corrente de elétrons (corrente elétrica) vai sempre de umde tem mais elétrons para onde tem menos. Ou seja; Do negativo para o positivo. Do (-) para o (+)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi professor! Adoro falar sobre fenômenos climáticos, e com os raios não é diferente. Gostei muito das explicações!

      Excluir
  8. Existem raios positivos e negativos?

    9A

    ResponderExcluir
  9. Lembro que na aula, você disse que o ar só podia suportar 3 milhões de volts por metro. Como o raio tem uma voltagem maior, o ar não consegue suportá-lo. Todos os raios tem a mesma voltagem, ou são diferentes? Se não o que define isso???
    Outra coisa: Se na nuvem existir cargas negativas e no chão positivas ou vice-versa não irá mudar nada sim????

    ResponderExcluir
  10. fabio, as cargas elétricas são formadas pelas partículas de gelo em si, ou outro fator está envolvido?

    ResponderExcluir
  11. já que uma descarga elétrica poderia iluminar nossa cidade por alguns dias, por que não a utilizamos? tem um motivo específico? Ocorreu um teste?

    ResponderExcluir
  12. Muito bom! Só tenho uma dúvida: Será que, algum dia, o ser humano vai conseguir utilizar a energia emitida pelo raio para outros fins? Como, por exemplo, iluminar as cidades?

    ResponderExcluir
  13. Existe a possibilidade de mais de um raio cair no mesmo lugar ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tudo é possível!
      Pode procurar pela web que você irá achar varios relatos assim!

      Excluir
  14. Professor, aqui é o Thales do 9º ano - B deste ano. Minha tarefa é fazer algum comentário, então formulei esta pergunta: "Seria possível fazer alguma forma de induzir o raio a sair de um certo ponto da terra, como por exemplo induzi-lo a sair da quadra da escola para alguma nuvem?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thales! Essa pergunta é interessante mas dificil de responder, pois seria necessário induzir uma grande quantidade de cargas na quadra da escola, e criar um caminho preferencial para as cargas cairem ali....

      Excluir
  15. Oi professor Fábio! Eu sou a Jessica do 9 ano b do Integral.
    Eu tenho uma dúvida: porque é perigoso tomar banho no chuveiro elétrico durante uma tempestade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua pergunta é interessante pois sempre ouvimos falar disso, de familiares mais velhos...

      O fato é que caso um raio caia na rede elétrica (num poste por exemplo) a descarga pode chegar até você através dos fios do chuveiro... e ai você pode sofrer um grande choque, que pode causar males a seu corpo. Por isso, deixe para tomar seu banho sempre depois das tempestades...

      Excluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.