Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Mercúrio, Vênus e Júpiter "brincando" com a geometria pelos céus de maio.

Acha que o estudo das formas geométricas - a chamada geometria - se aprende só na escola? Sabia que olhando para o céu é possível aprender essa matéria também? (e de forma bem divertida e dinâmica!).

Pois é essa a "tarefa de casa" que deixo para os navegantes desse espaço: nesse mês Vênus e Júpiter estão "brincando" pelos céus, numa corrida para "ver quem anda mais rápido". No início dessa semana se juntou a eles um terceiro planeta - Mercúrio. Com a ajuda dele, o trio passa agora a desenhar triângulos diferentes a cada noite! 

A imagem ao lado mostra a figura que será formada por eles na noite do próximo domingo, dia 26.

O que acha? será que dá para passar na prova de geometria? Quer entender como e por quê eles fazem isso?



As vezes não dá tempo de atualizar o blog, mas sempre arranjo um tempinho para ficar olhando para o céu....  Semana passada estava caçando Júpiter e Vênus com as lentes da minha câmera e agora a pouco vi uma notícia que comprova o que eu estava observando:  esses planetas estão bem próximos no céu e a cada dia (e noite) ocupam uma posição relativa diferente, como se estivessem andando lado a lado, ora com um na frente, ora outro. 

No início dessa semana, mais um "amigo" chegou para brincar nessa corrida também: é o planeta Mercúrio.  Olhando para o céu na direção OESTE logo após o anoitecer, três  "estrelas" bem brilhantes são vistas numa região bem próxima  do céu. A imagem ao lado mostra como esses planetas aparecem (clique na imagem para amplia-la). Dá para ver que eles formam um triângulo?

Formar figuras é uma das brincadeiras que as estrelas - e principalmente os planetas - mais gostam de fazer. Sabia que eles "adoram" desenhar linhas, triângulos quadrados e outras formas  geométricas pelos céus? 
(Só para registrar, a outra brincadeira que eles gostam é o "esconde esconde", que é tecnicamente chamado de ocultação. Falei disso em outros posts - clique aqui para ver)

A NASA divulgou um vídeo que revela como essa brincadeira evolui ao longo desse mês. Está em inglês mas só de assisti-lo dá para entender como esse jogo de desenhar figuras geométricas evolui com o tempo.  No dia 26 (próximo domingo), eles formarão um triângulo isósceles no céu. Assista o vídeo e entenda:
 

A brincadeira continua...
Não são só triângulos que esses planetas sabem formar... Enquanto Júpiter encaminha-se cada vez mais para a direção do horizonte ("descendo"), Mercúrio está "subindo". O vídeo mostra bem esse movimento ao longo dos dias. E é esse movimento relativo entre eles que permitirá a formação de um triângulo com três lados iguais na noite dia 26 (próximo domingo) .

Como essa corrida nunca para, ao longo do mês eles formarão outra figura no céu: uma linha reta perfeita, quase na vertical,  com Júpiter ocupando a extremidade inferior, Vênus bem no meio, e Mercúrio no alto.  A ilustração ao lado mostra como eles estarão mais para o fim do mês.  Outras estrelas se juntarão ao jogo desse trio com o passar do tempo. Vale a pena sentar e assistir como esse jogo formará diferentes formas geométricas pelo céu!

O Portal SPACE mostra todos os detalhes de como esse jogo evoluirá pelos próximos dias.

Um jogo para todos!
Esse jogo nao é  jogado apenas por planetas... Ele é bem variado, e pode ser jogado por muitos e ao mesmo tempo e a qualquer momento (ufa!). Registro outros momentos recentes que formas alguns astros estavam brincando também.... Clique em cada imagem para amplia-las e observar os detalhes. Algumas delas nao são fotos reais, mas foram registradas pelas telas de programas astronômicos no computador, como o Stellarium (que foi o que a NASA utilizou no vídeo acima).

Abaixo, uma foto real de março de 2009 mostra um outro momento que esse trio brincava pelo céu de São Paulo junto com Marte:



Outra imagem agora com a Lua e dois planetas formando um quadrado com o auxílio da estrela Aldebaran, da constelação de Touro, em julho de 2012, conforme o portal Terra divulgou na ocasião.




A próxima imagem mostra a linha perfeita que vários planetas formaram com a Lua em 2002.

A próxima inclui até o Sol e algumas outras estrelas, que ocorreu em 2012. Claro que quando o Sol entra no jogo, fica tudo claro e ai não dá para ver simplesmente Olhando para o céu... Mas pelo Stellarium dá! ao vai a imagem capturada da tela do programa:


Olha que foto bonita da Lua e Vênus na esquerda (só não sei quem sao os astros registrados...), registrado no blog Astroatlântico, em agosto de 2012



Ta vendo? para ser um planeta não basta correr pelos céus, tem que ser bom em geometria também! (rsrs)


Jogo é ilusão
Na verdade, esse jogo não ocorre de propósito, nem mesmo é de verdade: somos nós daqui da Terra que ao observar as posições relativas desses astros identificamos formas, figuras no céu. A geometria real do movimento dos planetas é outra, e bem mais complicada do que linhas, triângulos e quadrados...

A imagem ao lado mostra como é o movimento real desses planetas ao redor do Sol. Somos nós que aqui da Terra observamos esses planetas passando por locais diferentes ao longo de suas órbitas ao redor do Sol e em determinados momentos, como nesse mês, os planetas ocupam posições que vistos daqui parecem estar próximos, alinhados. Mas é fácil de entender pela imagem que na verdade estão muito distantes uns dos outros....

Foi essa formação ao lado que permitiu registrar as imagens que mostrei acima.

Conclusão: a geometria do céu é apenas uma questão de ponto de vista e perspectiva - uma ilusão  pregada quando observamos e admiramos o céu!
Curiosidades
Apesar de planetas "brincarem de geometria ou de esconde esconde" com frequência (ou melhor dizendo, apesar de percebermos essa ilusão geométrica no céu), esses três (Mercúrio, Vênus e Júpiter) só voltarão a "brincar" juntos em 2026! Por isso vale a pena aproveitar a ocasião e acompanhar esse jogo, mesmo que aqui de longe...

Eu até diria que "parecem estar realmente gostando da brincadeira" - tanto que estão bem brilhantes dessa vez... Na noite passada (22) Vênus era o mais intenso, com magnitude de -4 (bem mais forte que a mais intensa estrela do céu noturno - Sírius de magntiude -1,46).  Júpiter  brilhava muito também, com magnitude de -2.  Mercúrio, o menor planeta de todos,  também estava bem visível: sua magnitude chegou a -1!  Sabe o que esses números significam?


DICAS para observação:
Esse evento é um dos muitos eventos celestes que pode ser visto a olho nu, apenas olhando para o céu na direção certa - no caso, para NOROESTE ("um pouco a direita do local onde o Sol se pôr"). Minha dica para observar esse evento é acompanhar o pôr do Sol e aguardar... após uns 20 minutos que nossa estrela se esconder, esses pontinhos começam a aparecer no céu, quase que simultaneamente: o primeiro a ser visto é Vênus (num tom esverdeado), depois Júpiter (num tom branco), e por fim Mercúrio (levemente avermelhado).  Como estarão "bem brilhantes" (com grande magnitude aparente), será bem fácil de encontra-los!

Além disso, um local alto, que forneça uma visão bem próxima do horizonte, como mostra o vídeo, ajuda muito a ver esse evento.

Se tiver um binóculos, poderá observar uma das fases de Vênus (SIM - Vênus tem fases como as fases da Lua!!!)  e as 4  maiores luas de Júpiter (assim como Galileu viu!!).

Prometo que se as condições do tempo me permitirem (cronológico e meteorológico), publicarei algumas fotos desse evento - se você tiver alguma, me avise!!



Fonte para essa publicação:
Portal SPACE, portal Terra, Apollo11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.