Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Feira de ciências: Lixo + Astronomia = consciência planetária

Como integrar o tema da feira de ciências da escola com astronomia?

Isso foi (mais um) desafio.. depois de pensar sobre os temas que trabalhei durante o ano, desenvolvi uma atividade junto com as professoras Mara e Marion do 5o ano que espero que fique legal:

O objetivo é mostrar aos visitantes que existem outros mundos por ai ricos em recursos naturais finitos como é aqui. Sendo assim, devemos explora-los  de forma consciente, reduzindo o desperdício e a geração resíduos (lixo).

Parte da preparação de meus pequenos é assistir ao vídeo que publico na continuação desse post.

Motivação
Se você acha que o espaço é um local cheio de "nada" (ou melhor, "vazio"), está enganado... A ilustração acima é uma simplificação da imagem real logo abaixo - ela ilustra uma das consequências da ação humana fora da Terra, que iniciou nos anos 60 (com o início da corrida espacial) e se intensifica cada vez mais... A imagem abaixo é um mapa dos resíduos que orbitam nosso planeta e que são monitorados pela NASA e pela ESA (Agência Espacial Europeia)  - é o chamado lixo espacial, formado por partículas que vão do tamanho de grão de areia, a parafusos, ferramentas. .até peças maiores que um carro! (não acredita?? então clique na imagem para amplia-la e ver os detalhes de perto...).

Todo esse lixo se movimenta ao redor de nosso planeta e foi produzido pelo descarte de partes desnecessárias do lançamento de satélites e foguetes, e fragmentos proveniente da colisão de satélites (como ocorreu com um satélite russo e outro americano em 2009, cujos pedaços oferecem verdadeiros riscos à satélites e até à própria estação espacial. Clique aqui para saber mais sobre isso).

A revista Veja divulgou uma reportagem interessante que fala sobre a ação humana fora dos limites de nosso planeta... clique aqui para saber mais sobre esse tema. E uma pena que assim que o homem chegou ao espaço, ele já começou a polui-lo...  Ao lado, um informativo muito interessante com algumas comparações referente a ação humana no espaço. (clique nela para amplia-la e ver os detalhes).

Só para lembrar, já escrevi outros posts sobre o lixo, em particular por ter sido esse o tema de pesquisa do mestrado de minha mãe (para ver esses posts, clique aqui OU procure por "lixo" no blog).

Na feira de ciências...
Pois bem: como o tema da feira de ciências desse ano é o Lixo, pensei em agregar algumas posturas que trabalho em astronomia com esse tema. Propus nas aulas dessa semana um objetivo bem interessante ao meus alunos, utilizando a outra atividade que fizemos sobre os planetas extraterrestres (clique aqui para lembrar dela): mostrar aos visitantes que a Terra é um planeta rico em recursos naturais, mas que são limitados (finitos), e que é um planeta único no universo (pois até agora não encontramos nenhum outro mundo parecido com o nosso). Por isso, devemos cuidar e consumir seus recursos naturais de maneira consciente, sem desperdício, para diminuir a geração de resíduos e lixo.

Para que meus pequenos explorem sua criatividade de forma coerente com as pesquisas científicas sobre os planetas extraterrestres, divulgo nesse post dois documentários que achei no youtube sobre Planetas Alienígenas. Eles passam uma ótima ideia de como podem ser outros mundos, que tipos de recursos naturais eles podem conter, como se formaram, que tipo de habitante pode residir nesses locais.. tudo muito próximo dos dados que as pesquisas científicas indicaram.

Peço ainda para que meus pequenos tragam recortes de notícias sobre a exploração de recursos naturais fora de nosso planeta, como na lua, em Marte, em asteroides, cometas... Se você acha que isso é ficção (exploração de recursos fora da Terra), então leia as reportagens abaixo (selecionei algumas que estavam em português - deixarei as mais recentes para vocês procurarem e trazerem para a próxima aula!!):
Terra:  Cientistas encontram super-terras em torno de estrelas
Geomundo (blog - jan/13): Exploração mineral Extraterrestre
Veja (2011): Ouro e platina foram trazidos à Terra por meteoros

Destaco ainda um site bem interessante que fala sobre os recursos naturais de nosso planeta e como ele esta sendo utilizado (ou desperdiçado) - www.planetaryresources.com  (em inglês).

Vídeos do Youtube:

Episódio "Planetas Alienígenas", da série O universo, do Discovery Channel:




Documentário "Planetas Alienígenas" do NatGeo:




Assim como nos vídeos, os visitantes da feira viajarão com uma nave espacial que iremos construir para os planetas que cada aluno pintou, conhecerão algumas paisagens extraterrestres e quem sabe conhecerão alguns habitantes locais...

Apesar do cunho lúdico que essa atividade tenha, esperamos que nossos visitantes compreendam que nosso planeta é único no universo, e devemos realmente cuidar bem dele (principalmente através do consumo consciente = menos desperdício e lixo).


E ai: o que voce achou? aguado comentários!!
Depois que a mostra ocorrer, eu escrevo como foi.



3 comentários:

  1. Bem que vc disse que tinham paisagens precidas com alguns dos nossos
    desenhos .
    Estou ansiosa para a MIA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Lu! Já assistiu???
      Viu como os desenhos que estamos fazendo (sobre os recursos naturais em outros planetas) são realmente parecidos com o que voces desenharam hoje? (de acordo com a imaginação de voces....).
      Legal ne??
      Obrigado por escrever.

      Excluir
  2. Oi Fabiooo!Que legal o post e o que a Luisa falou é verdade!

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.