Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Comida de astronauta

O que os astronautas comem no espaço?
Como preparam seus alimentos?
Quem monta o cardápio deles?
Como levam a comida e a água para la?

Essas e outras perguntas fizeram parte da preparação de uma turma de pequenos astrônomos muito curiosos! Suas pesquisas fizeram parte de um ateliê sobre a alimentação no espaço, e os resultados serão apresentados em forma de painel na feira gastronômica da escola, no próximo dia 31.

Quer saber o que eles descobriram? Aposto que ficará surpreso com os resultados - e certamente com agua na boca!

Depois de quase 1 mês afastado do blog (sentiram minha falta??), consegui me organizar para registrar a atividade que vinha produzindo: Anualmente a escola onde leciono (Colégio Integral) promove uma feira gastronômica com o intuito de compartilhar as gostosuras feitas por alunos e seus familiares.

Em certas ocasiões a escola produz uma feita temática. Esse ano um dos temas propostos é a alimentação no espaço. Claro que fiquei incumbido de trabalhar com meus pequenos sobre esse tema, juntamente com minha coordenadora Sandra (valeu pela força!!).

Iniciamos nossos trabalhos com as ideia que tinham sobre o que um astronauta comia no espaço, como e onde sua alimentação é preparada, como a comida chega ao espaço, e o que é feito com o que eventualmente sobra.  Apesar de terem algum conhecimento, as respostas que me deram foram parcialmente corretas... por isso, propus que fizessem uma pesquisa virtual e depois no mundo real.  Inicialmente procuraram na web as seguintes palavras chaves: "alimentacao no espaco"  e "comida de astronauta", observando as imagens e depois lendo alguns sites.  A imagem ao lado ilustra uma das imagens que encontraram: é o cardápio de uma refeição espacial. Algo chama a sua atenção?  (chamou a deles.... abaixo eu falo o que foi).

O resultados da pesquisa virtual revelou duas coisas importantes: que a alimentação no espaço mudou muito desde o início da exploração espacial até hoje, e que astronautas comem de tudo! A imagem abaixo é de 2008, e revela um jantar típico na estação. Clique sobre ela para amplia-la. Dá para ver que o cardápio é bem variado?  (destaco na imagem os alimentos flutuando, e os tipos de embalagens).



Sobre a mesa dá para ver como fixam os alimentos ? as embalagens metálicas são fixadas com ímãs para não sairem flutuando - foi isso que chamou a atenção deles na imagem anterior... Outras embalagens são presas com fitas adesivas até pelas paredes!

A pesquisa revelou a meus pequenos que a comida no passado tinha uma aparência diferente: em geral pastosa (como uma papinha de bebe) ou em pó, e bastava adicionar agua quente para ficar pronta. Descobriram também que boa parte da água utilizada é reciclada - vem do xixi e do suor dos próprios astronautas!  Isso não é nenhum pouco apetitoso ne?

Atualmente, os alimentos não são tão diferentes daqueles que comemos em Terra, mas são preparados de forma a durarem mais e manterem o sabor. O que permitiu essa melhoria foi principalmente a forma de preparo e armazenagem.

Em suas pesquisas, meus pequenos notaram que as embalagens são diferentes, como mostra a imagem abaixo: o alimento é condicionado em recipientes plásticos flexíveis, embalados a vácuo e liofilisados (ou seja, preparados sem a adição de agua = eles é quem me trouxeram esse termo ein!!), para evitar a contaminação e proliferação de bactérias e fungos que podem estragar o alimento.



Pedi então para procurarem em casa alimentos que eles consomem que poderiam ter tais características. Ficaram surpresos ao encontrar vários itens, que ia desde macarrão instantâneo, a barra de cereais a até doces!  (dentre outros).

O resultado de todo o trabalho foi organizado em um painel com o tema da pesquisa.  Vejam as fotos de como ficou (clique nas imagens para ve-las em tela cheia)





Particularmente, fiquei muito satisfeito com a participação de todos e com os resultados que encontraram!
Parabéns meus pequenos!

Vamos aguardar pelos participantes da feira para sabermos o que eles acharam....



Fontes:
Tecmundo, NASA,

Um comentário:

  1. deve ser divertido comer lá sou do Integral 5o ano B me chamo Davi : )

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.