Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Sonda Curiosity completa 1 ano marciano no planeta vermelho!

A sonda Curiosity, o robô de exploração mais elaborado já enviada à Marte, concluiu ontem sua primeira órbita completa em solo marciano. Isso significa dizer que a sonda está explorando o planeta vermelho a 1 ano - marciano!

Sabia que 1 ano em Marte tem uma duração diferente do que 1 ano aqui na Terra? Aproveito essa oportunidade para apresentar os detalhes dessa curiosa relação astronômica, e dar dicas para onde ir caso queira "demorar para ficar mais velho" ou "fazer várias vezes aniversário por ano"...


Os Anos passam....
E como! Celebramos a passagem do tempo de acordo com fatos marcantes de nossas vidas. Um fato astronomicamente importante ocorre quando um planeta volta a ocupar a mesma posição relativa durante o seu movimento ao redor de sua estrela. O tempo necessário para isso ocorrer é definido como 1 ano.

A animação ao lado ilustra esse movimento. A linha branca descreve o caminho seguido pelo planeta. Escolha um ponto qualquer sobre ela. Quando ele passar novamente sobre esse ponto, 1 ano terá passado para esse planeta.

O movimento de um planeta ao redor de sua estrela é chamado de translação ou órbita. Como sabemos, a Terra e os demais planetas orbitam o Sol em trajetos quase circulares (que lembram bambolês levemente esticados, como a imagem acima ilustra). Nosso pequeno e pálido mundo azul leva em torno de 365 dias para completar esse movimento. Essa é a duração do ano que conhecemos aqui na Terra.

Porem, cada planeta leva um tempo diferente para completar sua volta ao redor do Sol. Assim, o ano de cada um deles é diferente também!

Marte, por exemplo, leva mais tempo para dar sua volta ao redor do Sol do que a Terra: por lá, 1 ano duram 687 dias terrestres. Ou seja: enquanto Marte completa uma volta ao redor do Sol, a Terra completa quase duas!

Sonda Curiosidade
Oficialmente chamada de Laboratório de Ciência Marciano, a sonda robótica Curiosity carrega mais de 1 tonelada de equipamentos. Sua principal missão é encontrar água. Foi enviada a Marte no final de 2011 e pousou no planeta vermelho na noite de 5 de agosto de 2012 (no calendário terrestre rs...). E já se passaram 687 dias desde então - ou seja: a sonda completou 1 ano marciano ontem, dia 24/6.

Compartilho abaixo uma animação que resume o lançamento e a chegada da sonda ao planeta. Eu acompanhei as transmissões da NASA da sua chegada e foi emocionamente vivenciar essa grande conquista!





Apesar da Curiosity estar em Marte por 1 ano marciano (ou melhor, a 687 dias terrestres), ela percorreu pouco mais de 5 km, distância essa que uma pessoa faria em pouco mais de 1 h de caminhada... A imagem ao lado registra esse percurso, indicando o local do pouso e a distância até seu destino, a base da montanha  Glesberg.  Perceba que por mais tecnologia que um robô possa carregar, uma pessoa já teria analisado uma área muito maior - é por isso que as agências internacionais estão unindo esforços para enviar o primeiro ser humano a Marte até 2030! (quem sabe não pode ser você?)

Ao lado, a foto registrada pela sonda dos rastros que ela deixou em solo marciano depois de passar 365 dias (ou seja 1 ano terrestre) por lá.

(clique nas imagens para amplia-las).


Quanto tempo dura 1 ano?
Depende de onde você está. Clique na tabela abaixo para ver um comparativo de algumas características dos planetas de nosso sistema solar - atenção para o item "período de translação": essa é a duração do ano em cada planeta ("d" é dias e "A" é anos).


Quais dados chamaram sua atenção?

Olhe atentamente, e observe a duração do ano em Mercúrio e em Urano, por exemplo: enquanto Mercúrio tem um ano que dura pouco menos de 3 meses terrestres, o ano em Urano é quase o tempo de uma vida (84 anos para passar!). Sabe o que isso significa? Se morasse em Mercúrio faria aniversário a cada quase 3 meses. Ou seja: ao passar 1 ano terrestre, você teria festejado 4 anos mercurianos! é... morar lá pode deixa-lo mais velho rapidinho...


Observação didática: Movimento relativo

Assim como tudo mais no universo, o Sol não está parado... ele se move com relação a galáxia (que por sua vez, se move com relação a outras galáxias...). Caso pudéssemos traçar os caminhos seguidos pelo Sol e os planetas, veriamos algo parecido com a animação ao lado - é o chamado vortex do sistema solar. A linha amarela ao centro é o SOl, seguido pelos planetas que giram ao seu redor, formando uma espécie de hélice, enquanto que todos juntos, se movem com relação às estrelas distantes ao fundo...

Se você ficou confuso com a animação acima, veja se com essa fica mais fácil de entender: ela mescla a representação clássica dos 4 primeiros planetas do sistema solar, com as trajetórias seguidas por eles ao redor do Sol e ao longo do movimento que o acompanha:

(ou mais simplificado aqui )


Aposto que vocês nunca viram o sistema solar dessa forma ne?
Então aproveite e acesse o site Solar system Scope para ver e acompanhar o movimento atual dos planetas pelo sistema solar. Clique aqui.

O Sol leva mais de 26.000 anos terrestres para completar sua órbita ao redor do centro da galáxia - essa é a duração do ano solar!

Portanto, meus pequenos, se fosse possível morar no Sol, você receberia o convite para meu aniversário somente a cada 26.000 anos! Com relação ao ano solar, levaria muuuiiiito tempo para ficar velho...



Fontes dessa publicação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.