Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 30 de agosto de 2014

Sonda Rosetta entra em órbita de um cometa!

Depois de uma viagem de 10 anos pelo sistema solar, a Sonda espacial Rosetta alcançou um cometa e entrou em órbita dele! 
Essa façanha inédita foi uma conquista histórica para a ciência - e mais um passo da conquista espacial!

No inicio do ano escrevi sobre a sonda quando acordou depois de passar mais de 2 anos  em hibernação (clique aqui para lembrar o fato).

Essa missão espera encontrar pistas sobre a formação do sistema solar e a origem da vida. Quer saber como foi esse encontro?


Momento Histórico
 
O mês de agosto marcou mais um momento histórico na ciência: o dia 6 de agosto de 2014 será lembrado como o dia em que a humanidade conseguiu alcançar e acompanhar um cometa em sua órbita.

Esse marco foi conquistado pela sonda Rosetta, da Agência Espacial Euroéia ESA. Lançada em 2004, viajou por mais de 10 anos pelo sistema solar caçando o cometa 67P/Churiumov-Guerasimenko, carinhosamente chamado de "Churi". A imagem acima ilustra um comparativo entre os dois.
Acredita-se que esse objeto de pouco mais de 4 km de largura preserve pistas preciosas da época da formação do sistema solar e, quem sabe, sobre como a vida surgiu em nosso planeta. Abaixo  sequências de fotos registradas pela sonda Rosetta ao se aproximar do cometa, em 14 de julho desse ano.
 
Atualmente, a sonda orbita o cometa a uma distância de 100 km, e o acompanhará em sua viagem pelo sistema solar interior. Durante os próximos 2 anos Rosetta ira fotografar e analisar esse objeto de longe, com 11 tipos de instrumentos diferentes, para conhecer melhor suas características físicas, composição e comportamento. Seus instrumentos estarão atentos, buscando indícios da presença de água, carbono e outros elementos fundamentais para vida. (só para lembrar: uma das teorias sobre o surgimento da vida em nosso planeta sugere que cometas que carregavam os ingredientes certos semearam nosso planeta num passado remoto).
Durante a aproximação com o comenta, Rosetta conseguiu medir a temperatura de superfície: - 70 ºC, revelando que o astro é bem mais frio do que se imaginava - isso indica que sua superfície deve estar recoberta por um material que reflete mais calor do que o gelo.
No final de 2014 Rosetta  lançará a sonda Philae (ambas ilustradas na imagem ao lado) que pousará no cometa para realizar testes na superfície, dentre eles, detectar a presença de água e moléculas orgânicas que podem dar origem a vida. 
A montagem a seguir ilustra os fatos marcantes dessa história e os próximos passos que serão dados pela missão:

Quem pode saber quais segredos Churi carrega? O Jornal Estadão possui um link permanente em sua página sobre isso - clique aqui e acompanhe!  Claro que a NASA ESA também tem o seus portais que acompanham a sonda e cometa - estão em inglês, mas sempre apresentam informações atualizadas (clique no nome de cada agência para saber mais).

Continue atento ao blog pois em breve teremos mais capítulos dessa historia!


Fontes dessa publicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.