Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O que esperar do céu de outubro?

Eclipses do Sol e da Lua, dois novos satélites em Marte, o encontro de Marte com outra estrela vermelha e um cometa, chuva de meteoros.... Ufa! será um mês agitado!

O céu noturno sempre é uma apresentação celestial! Leia essa publicação para não perder nenhum detalhe...


Durante o mês de outubro vários eventos astronômicos serão visíveis de nosso país. Apesar da previsão indicar céu encoberto em boa parte do Brasil (e ainda bem pois em alguns estados a coisa já estava ficando feia!), fale a pena ficar olhando para o ceu para tentar ver algum desses eventos.

Marte
Começamos com o planeta Marte: ele será o "arroz de festa"do mês, pois participará de 3 eventos diferentes.

Perto do dia 3, ele estará aparentemente no céu bem próximo de seu 'rival do céu noturno' - pelo menos é isso o que significa (em Grego) o nome do outro envolvido com esse evento: a estrela vermelha Antares. Esse evento aproximará os dois astros e chamará a atenção por deixar aparentemente duas estrelas de tons avermelhados uma do lado da outra. Será bem fácil de localiza-las no céu, se não houverem nuvens....Pratique procurando por eles na imagem abaixo (a estrela ao lado de Marte é Antares).

Proximo do dia 19, o cometa Siding Spring passará a apenas 1.303.000 km de Marte. Será possível ver o cometa com um binóculos potente ou uma luneta simples. Localize Marte a sudoeste - será uma estrela de coloração dourada. Aponte seu instrumento ótico e acompanhe um pontinho levemente brilhando mudando de posição ao redor do planeta. Minha dica é ficar olhando para o céu a cada 30 min (aprox.) para conseguir perceber o movimento do cometa...

Além disso, no final do mês passado, duas sondas chegaram ao planeta vermelho para estudar sua atmosfera: a sonda indiana Mangallyan e da NASA Maven. Abaixo um retrato de Marte capturado pela sonda indiana.

Planetas
Ainda falando sobre planetas, Marte, Saturno, Mercúrio e Vênus aparecerão alinhados no inicio das noites desse mês (veja a imagem abaixo). Ao longo do mês cada um seguirá seu caminho: Saturno e Vênus descem, Marte e Mercúrio sobem no céu.

Jupiter só aparecerá no céu após a meia-noite, a leste, e dominará os céus até o amanhecer. Será bem fácil de observa-lo com telescópios. No dia 17 a Lua esterá bem ao seu lado, acompanhando-o pela noite. Também do lado leste, mais para o final do mês, Mercúrio deixará as noites começará a aparecer de manhã.

Eclipses
Perto do dia 8, a Lua será encoberta pela sombra da Terra - será o último eclipse total da Lua nesse ano (o próximo só daqui a 2 anos). Aqui no Brasil, esse eclipse será parcial e poderá ser visto logo que anoitecer. Ele só será total sobre o oceano Pacífico.

Vale a pena ver o vídeo do 1o eclipse do ano, em abril (aqui em Curitiba estava nublado nesse dia...):



O eclipse solar ocorrerá dia 23, e aqui no Brasil pegaremos apenas uma pontinha dele, para os estados da região Norte. POderá ser visto no final do dia. Aqui da região sul talvez não seja visível.
LEMBRE-SE: nunca olhe diretamente para o Sol. Devem ser utilizados filtros adequados (não use folhas de raio-x para isso)!

Para saber mais sobre esses e outros eclipses, acesse o site da NASA .

Chuvas de meteoros
No dia 21 ocorrerá o ápice da chuva de meteoros da constelação de Orion. São as chamadas oriníadas. Olhe para o leste, perto da meia noite. Como essa constelação já aparece no hemisfério norte nessa época do ano, a quantidade de meteoros observados aqui do hemisfério sul será pouca, em torno de 10 por hora. No Hemisfério norte serão possível identificar 1 meteoro queimando por minuto!


Águas do céu noturno
Nessa época do ano as principais constelação estão "mudando de hemisférios". Olhando para a direção norte você verá várias constelações associadas a água: a principal delas é a constelação de Aquários (na imagem abaixo, no lado esquerdo - a norte). Ao seu redor estarão Peixes (piscis autrinos), golfinho (delphinos), Cygnus (cisne), Hydrus (hidra). Bem fácil de localiza-las.

(clique na imagem para amplia-la)


Do Hemisfério norte....
Será uma ótima época para observar o mais distante objeto que conseguimos ver da superfície da Terra: a galáxia de Andrômedra. Ela aparecerá proximo do horizonte no hemisfério norte. Do hemisfério sul não é visível.



Fonte:
NASA, Portal Space (link1, link2, link3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.