Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Nave russa desgovernada cairá nessa semana!


Uma nave que levava suprimentos rumo a estação espacial ficou totalmente sem controle  minutos antes de sua separação do foguete que a colocou em órbita. 


As imagens das câmeras a bordo (á direta) revelam que está girando sobre seu eixo e até agora não foi possível restabelecer o controle da nave.

Estima-se que ela deve cair (atingir a superfície) entre o próximo dia 5 e 6, mas não  se sabe ao certo aonde! Continue sua leitura para saber mais sobre o fato.


Cargueiro Espacial Progress M-27M
O Cargueiro Espacial Russo Progress M-27M é uma nave não tripulada utilizada para levar suprimentos à estação espacial internacional (ISS). Atualmente é o único meio disponível para levar material à estação, e recolher detritos dela. 

No lançamento da última terça, dia 28, a nave estava carregada com 3 toneladas de suprimentos, incluindo combustível, oxigênio, roupas, experimentos científicos e alimentos para os seis astronautas que estão atualmente a bordo da estação.

A foto ao lado destaca a nave numa de suas missões, ancorada à estação espacial (clique sobre a imagem para amplia-la).

A cada ano, três ou quatro naves Progress viajam até a ISS para transportar material. Depois da missão caem e se desintegram na atmosfera, acima do Oceano Pacífico. 


Nave descontrolada
O cargueiro foi lançado com sucesso na última terça, 28, pelo foguete Soyuz, às 3h10 (horário de Brasilia), da base de lançamentos russa, localizada no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Ao atingir sua órbita, operadores do Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia registraram problemas de transmissão de dados e decidiram mudar o plano de voo da nave - foi quando perderam sua telemetria (indicadores que informam dados de posição e velocidade), e a nave começou a girar em torno de si mesma, posicionando-se em uma órbita equivocada.


Apesar de inúmeras tentativas de retomar o controle da nave, operadores russos não conseguiram restabelecer a comunicação, e a consideraram perdida. Por isso, passou a ser considerada lixo espacial - o custo dessa perda é estimada em 90 milhões de dólares!

Atualmente, está em órbita descontrolada e devido ao arrasto com a atmosfera, a nave está perdendo altitude, e cai em direção à Terra a uma velocidade de 7,5 km/s. As previsões das agências especiais russa (Roscosmos) e americana (NASA) estimam que a reentrada na atmosfera ocorra na próxima semana. 

O cargueiro seguirá em voo descontrolado por pelo menos uma semana, quando entrará na atmosfera terrestre e se queimará. E provável que detritos atinjam a superfície, mas o local de queda é ainda incerto. Espera-se que caia sobre o oceano... Clique aqui para acompanhar a posição em tempo real dessa nave.

A Nasa confirmou que a nave de carga "não transporta nenhum material essencial para o funcionamento da parte americana da ISS". O próximo lançamento previsto está agendado para o mês de agosto, mas poderá ser antecipado devido ao ocorrido.



Mídia:
Abaixo, vídeo da telemetria da nave divulgada pela agência espacial russa:



Divulgo também infográfico do jornal Folha de São Paulo sobre o fato:






Para saber mais sobre os lançamentos do Souyz, clique aqui.


FONTES

3 comentários:

  1. Oi, sou a Julia do 5 ano A.
    Não sabem exatamente onde vai cair na terra? tem possibilidade de cair aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. Name: ARMANDO
    Email: armandogotti.77@hotmail.com
    Comment: ainda continua em orbita, vou te passar o link para comprovar direto da nasahttp://alexisidoro.blogspot.com.br/2012/01/satelite-russo-desgovernado-deve-cair.html esse e um tem outro http://www.satview.org/?=br estou acompanhando desde a divulgação desse evento, eu gostaria que fosse verdade que ele realmente ja tivesse caido, mas os fatos estao todos ai, tire suas conclusoes desde ja agradeço pelo espaço muito obrigado armando
    Sugestão:

    ResponderExcluir
  3. Estou procurando infográficos de lançamentos da Soyuz só pra pegar a imagem da nave em seus diferentes estágios e me deparei com esse. O infográfico até está bom, só tem algo muito estranho, tenho quase certeza de que olhando a Terra do norte como está, a trajetória deveria ser no sentido anti horário, não o horário, já que o lançamento trabalharia sem aproveitar a rotação do planeta! Na real se gastaria muito, mas muito mais delta-v, logo muito mais combustível!! De qualquer jeito, estou curtindo o site! Abraço para o(os) responsável(veis)! :))

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.