Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 2 de março de 2016

Cadê as meninas cientistas??

Pois é.... essa é uma triste conclusão sobre pesquisa divulgada esse ano pela Uneso a respeito da quantidade de mulheres pesquisadoras, cientistas... os números indicam que apenas 30% dos pesquisadores mundiais são mulheres!

Vários são os motivos levantados para essa diferença: decisões pessoais e familiares pesam muito nessa hora.

Escrevo essa publicação para que as minhas jovens astrônomas possam começar cedo a reflexão sobre o que o futuro pode estar reservando a elas...


Os Fatos.
No dia internacional da mulher, celebrado em 8 de marco, a Unesco divulgou o resultado de uma pesquisa mundial, que aponta uma triste realidade: apenas 30% dos pesquisadores mundiais são mulheres. 

Em cada país pesquisado, os dados foram diferentes: enquanto na Bolívia, 63% dos pesquisadores são mulheres, na França esse índice é de 26%. No Brasil, 30% são mulheres.

No site da Unesco há uma ferramenta bem didática que mostra o comparativo desse percentual de pesquisadoras em cada país - clique aqui para ver

A pesquisa conclui que "... é importante encorajar as meninas nas áreas de matemática e ciências desde os primeiros anos de vida."

A revista Nature, uma das mais respeitadas em divulgação de ciência, divulgou em março deste ano reportagem sobre esse panorama - clique aqui para ler (em inglês)


Assistam e reflitam...
Inicio meu convite e incentivo para pensar sobre essa situação com vídeo de Neil deGrasse Tyson, considerado sucessor de Carl Sagan. Ele fala sobre a segregação social que existe com as mulheres e negros - muito pertinente a opinião dele! Assista e me digam o que acharam...



Caso não acredite que em nossa sociedade ainda exprima essas diferenças, veja o relato desse projeto brasileiro:



Para mostrar que é possível conciliar a vida de mulher com a de pesquisadora, compartilho sequência de entrevistas da série Para Mulheres na Ciência, veiculado no canal Futura em 2010. Para inspirarem-se nas diversas áreas da ciência....



P.S.: o primeiro vídeo desse playlist é da astrofísica Elysandra Figueiredo, laureada com o prêmio L´Oreal Mulheres na Ciência em 2010.



E ai meninas: o que pensam sobre isso? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.