Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Aplicativos que te ajudam a ficar Olhando para o céu

Planetas, estrelas, galáxias, cometas, satélites... não é pouca coisa que se pode identificar ao levantar seus olhares e admirar o céu...

Você consegue diferenciar tais objetos celestes dentre os incontáveis pontinhos brilhantes presentes no céu?

Sorte sua (mesmo que a resposta à pergunta anterior tenha sido sim ou não)! Pois nesta publicação darei a dica que muitos esperavam: que ferramentas posso usar para ficar olhando para o céu?

Pena que na minha época não tive isso... mas mesmo assim, foi muito instrutivo e divertido! Compartilho com você leitor o que aprendi.


Ao longo de minha vida conheci vários amantes pelos astros, profissionais e amadores, que adoram mostrar ao publico as maravilhas do universo, simplesmente olhando para o céu e contando histórias cativantes; ou apontando seus instrumentos óticos para as estrelas e planetas revelando estruturas que nossos olhos nem imaginam; ou compartilhando histórias repleta de significados sobre as constelações.

Quer uma sugestão? Caso algum dia você encontre alguém que irradie sua paixão pelo universo, deixe a vergonha de lado e se aproxime do telescópio, ouça suas histórias, fique olhando para o céu! (só cuidado para não deslocar o telescópio, pois leva um certo tempo para alinha-lo...).

Na época em que comecei a dar meus primeiros passos rumo aos deslumbres do universo, era necessário resgatar conhecimentos em livros, almanaques, fazer uso de cartas celestes (como na imagem abaixo), e muito um bom tempo para posicionar manualmente o telescópio para o lugar certo. Tal rotina é muito instrutiva, mas, atualmente, é pouco interativo e pode até ser classificada como "complicada", e por isso não desperta mais o interesse de outrora.



Diante da disseminação dos dispositivos móveis pessoais (inspirados naqueles utilizados em Jornada nas Estrelas), qualquer curioso pode ter acesso fácil e interativa aos segredos do universo - e viajar a lugares onde "nenhum homem jamais foi"...

Aplicativos
Destaco nesta publicação alguns aplicativos que rodam em seu tablet ou smartphone (no sistema ANDROID principalmente). São ferramentas interativas e atualizadas que utilizam os dados estelares (compilados naqueles almanaques da minha época...) para criar simulações do céu - agora, do passado ou do futuro, de qualquer localidade do planeta e até fora dele! 

Todos permitem viajar até praticamente qualquer objeto celeste, e te levar bem pertinho daqueles fraquinhos pontinhos que vê no céu...Ao lado, imagem da nossa galáxia vizinha, Andrômeda, situada a 2,5 milhões de anos-luz, que pode ser visualizada na tela dos softwares que indico abaixo.  Veja como eles funcionam e como podem te ajudar:

1) Stellarium
Este é o software que uso em minhas aulas. É um planetário gratuito que roda em qualquer celular, tablet ou computador. Possui versões para Windows, IOs e Android.

Ele mostra um céu realista em três dimensões, da forma como você o vê a olho nu, com um binóculo ou com um telescópio. Ele é usado em projetores de planetários. Muito fácil de usar. Ao lado exemplo de sua tela, que ilustra a via lactea em detalhes.


Clique aqui para acessar a página oficial do programa, que possui versão em português! O video abaixo ensina a utilizar alguns dos recursos do programa:
 
 2) SkySafari
Além as vantagens do Stellarium, possui uma versão paga que pode até controlar e posicionar seu telescópio!!! 

Trás muitos recursos e informações, mesmo na versão gratuita vale a pena conhecer! (mesmo estando sua interface em inglês...)  Roda só no IOs, Iphone e Android (não roda no windows). O vídeo abaixo mostra um pouco do que ele pode fazer. Acesse a página do programa clicando aqui.  



3) Skymap
Um programa mais simples, mas que não deixa nada a desejar. É gratuito, e roda em android. Procure no googlePlay esse aplicativo e divirta-se! Ao lado, exemplo da tela dele.

Facil de usar, apenas aponte seu dispositivo móvel para o céu para que ele revele os objetos que lá estão... DIVIRTA-SE!

Para aqueles curiosos que desejam mais informações sobre os astros, recomendo instalar também o SKY OBJECT, que é muito similar ao Skymap, mas mostram muito mais informações astronômicas na tela.


4) Sky View
 Esse programa é bem legal! Ele usa a imagem da sua câmera para sobrepor as imagens do céu, e ajuda a ver a posição real dos astros usando como referência os ambientes onde você está!

A imagem ao lado não ilustra todo a diversão do programa, e por isso recomendo instala-lo.





5) Heavens Above
Eu adoro esse programa, que pode ser acessado de seu computador pelo site de mesmo nome (clique aqui para abrir). É um software com muitas informações científicas, que além de estrelas, também revela a órbita e trajetória de satélites, da estação espacial, informa sobre chuvas de meteoros... vale muuuiiito - ainda mais por ser gratuito!



6) Galaxy Constellation
Apesar de ser bem mais simples que os demais, este plano de fundo animado gratuito exibe as constelações na tela de seu dispositivo. Apenas aponte para algum lugar e pronto! não precisa abrir o programa pois ele ja roda direto da tela de fundo.


7) Universe Sandbox 
Este foi uma dica especial de um de meus pequenos do 5º ano! ADOREI!!

Simulador espacial interativo  que inclui o sistema solar e as 1000 estrelas mais próximas, o grupo local de galáxias um grande números de outros objetos menores.


Foi desenvolvido de acordo com as leis físicas e integra gravidade, clima, colisões e interação entre materiais para revelar a beleza de nosso universo e ao mesmo tempo a fragilidade de nosso planeta.
 

É possível construir estrelas, planetas, interações (destrutivas ou não) e observar a evolução dos corpos celestes sem sair de casa! 


O programa completo é pago, mas a versão gratuita é otima! Clique aqui para fazer o download (windows). Assista ao vídeo abaixo para ver o que ele pode fazer...



8) qual você utiliza?
E você: que aplicativo utiliza para ficar olhando para o céu? 

Compartilhe conosco o que acha deles!!


Para conhecer outros, clique aqui.

Fonte:Meus alunos, (atualizado) SPACE

10 comentários:

  1. Fala professor...
    O skymap não é a melhor coisa do mundo porque não mostra a imagem da constelação, mas o sky wiew é tudo de bom, pena que não da no celular da minha mãe :( (eu não tenho celular), mas recomendo Carta Celeste apesar de não ser melhor que Sky Wiew é bom!
    ASS: Lívia 5ºB

    ResponderExcluir
  2. oi,e a julia do 5B e eu adorei os aplicativos

    ResponderExcluir
  3. a Terra tem uma segunda lua :!:!:!:!:!:!:!:!:!:!:!:!:!:!:!

    ResponderExcluir
  4. vou baixar pois olhar para o ceu e a melhor coisa do mundo e estudar, le e etc.
    mas vam me ajudar a ver as costelaco e os planetas e suas aulas são fantásticas com os islades principalmente pois amo o computador

    ResponderExcluir
  5. essa mensagen foi a julia misga do 5b que escreveu

    ResponderExcluir
  6. eu achei demais porque da para entender muita coisa de forma fácil

    ResponderExcluir
  7. oi prof.como esse aplicativo funciona.caetano

    ResponderExcluir
  8. Maneiro, pode ficar varias horas olhando as estrelas.vou baixar. caetano

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito desses aplicativos

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.