Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 5 de julho de 2016

Sonda Juno chega à Júpiter!

Após 5 anos de viagem a sonda JUNO entrou em órbita do maior planeta de nosso sistema solar!  Os cientistas da NASA celebraram muito essa nova conquista da exploração espacial.

O objetivo desta nova visita ao gigante gasoso é conhecer melhor suas estruturas e composição, a fim de buscar mais indícios sobre a formação do sistema solar.

Sua missão irá até fevereiro de 2018, quando finalmente adentrará as camadas atmosféricas de Júpiter.

Essa publicação complementa a que registrei 5 anos atrás, e reforça mais um momento histórico que vivemos! 




A conquista

Na madrugada desta terça a sonda Juno deixou de ser um objeto que orbitava o Sol e passou a estar preso à atração gravitacional de Júpiter. 

A nave que é do tamanho de uma quadra de basquete, com 20m de largura por 4 metros de altura, e carrega mais de 3.5 toneladas de equipamentos. Foi lançada em agosto de 2011 (como falei nessa publicação) e viajou durante 5 anos para alcançar o planeta gigante. A imagem ao ilustra essa jornada.

Ao chegar ao planeta, os instrumentos na nave captaram a variação do campo magnético de Júpiter, traduzido num som, uma espécie de "boas vindas":





O vídeo sobre a divulgação da missão revelam os principais objetivos que os cientistas envolvidos esperam analisar: os segredos mais profundos do planeta, se possui um núcleo sólido, a composição de sua atmosfera e camadas, seu campo magnético (que é o mais forte do sistema solar), seu  cinturão letal de radiação... 







Juno estará numa órbita ao redor de Júpiter que nenhuma outra nave já esteve: é um formato bem elíptico (conforme ilustrado pelo vídeo), de duração aproximada de 1 mês, no qual durante 14 dias a nave estará muito próximo do planeta, a apenas 5.000 km acima das nuvens,  coletando os dados; ao longo dos outros 14 dias estará bem mais longea mais de 1.900.00 km, distância segura para analisar e enviar as informações para a Terra. Serão 37 órbitas até fevereiro de 2018, conforme ilustra a imagem ao lado, quando finalmente adentrará a densa atmosfera do planeta.

Ainda sobre sua órbita, a trajetória seguida ao redor do planeta é bem específica: como Juno é alimentada por paineis solares, deve estar sempre voltada para o Sol. Assim, orbita o planeta de polo a polo (órbita polar).


  
Objetivos da missão:
  • Determinar a quantidade de água existente na atmosfera de Júpiter, que ajudará a perceber se as teorias de formação do planeta estão corretas, ou se novas teorias serão necessárias;
  • Ver o interior da atmosfera de Júpiter e medir sua composição, temperatura, movimento das nuvens e outras propriedades;
  • Mapear os campos magnéticos e de gravidade, revelando a estrutura do interior do planeta.
  • Explorar e estudar a magnetosfera próxima dos pólos de Júpiter, especialmente as auroras – adquirindo novos conhecimentos sobre como a enorme força do campo magnético afeta a sua atmosfera
Para isso a  sonda conta com equipamentos específicos capazes de coletar dados 2 vezes por segundo (taxa de rotação da nave).



O que nunca ninguém viu
Abaixo, vídeo foi feito a partir de fotos registrada pela sonda ao se aproximar de Júpiter entre os dias 12 e 29 de junho. Durante esse período, Juno aproximou-se de 3 milhões de km para 1 milhão de km do planeta gigante. As imagens revelam as maiores luas do planeta, chamadas de galileanas, por terem sido observadas aqui da terra por Galileu, ha pouco maisde 400 anos atrás. Nas imagens, a lua mais próxima do planeta é Io, repleta de vulcões, seguida por Europa, com seu oceano protegido por sua superfície de gelo, seguida por Ganymedes e finalmente o denso Calisto. 



Esta é a primeira vez na história que é possível observar as luas orbitando o planeta, fato este que Galileu observou e a partir de seu entendimento, conseguiu revelar ao mundo nosso real lugar no cosmos: a Terra deixava de ser o centro do universo! 

Uma viagem longa - mas não solitária!
Parece brincadeira (de gente grande) mas não éa sonda JUNO não foi sozinha até Júpiter. Levou miniaturas LEGO  da sonda, do planeta e três outras caricaturas: do deus Júpiter, da deusa Juno (segurando a lente de aumento, que simboliza a busca pela verdade nas profundezas do planeta) e de Galileu Galilei (que segura seu telescópio e uma miniatura do planeta).




Com essa parceira , a NASA espera inspirar e incentivar as crianças a participarem da vida científica, compartilhando suas expectativas pela exploração espacial ao brincar com LEGOS que permitam criar e compartilhar a visão de futuro das crianças.





Acompanhe as atualizações da missão direto do site da NASA - clique aqui.





Fonte:
NASA  , Space, Universe Today, NBCnews, Dailymail, G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.