Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

50 anos de Jornada nas estrelas

2016 é um ano especial para os fãs de ficção científica: comemora-se em setembro os 50 anos de Jornada nas Estrelas, série de TV que levou a humanidade "para onde nenhum homem jamais esteve..."

Compartilho com esta publicação inspirações que nos guiam nessa audaciosa Jornada, rumo a infindável busca de conhecimento sobre o universo - e nós mesmos - "... aonde nenhum homem jamais esteve..."

Sobre Jornada Nas Estrelas (StarTrek)
Ha 50 anos o primeiro episódio de Jornada nas Estrelas foi ao ar: o dia 8 de setembro de 1966 marcou o nascimento de uma nova era mundial, na qual as pessoas podiam vislumbrar um mundo onde viveriam o que há de melhor na essência humana: a curiosidade, a diversidade, a igualdade.

Claro que naquela época, os recursos eram escassos, tanto financeiros quanto de produção audiovisual... Apesar de vários episódios da serie original assemelhar-se, na minha opinião, a um "faroeste espacial" (ilustro ao lado, na cena de um dos episódios), o contexto apresentando a possibilidade de "explorar novos mundos, novas civilizações" (como diz a frase de abertura da série, na voz do capitão Kirk) a bordo de uma poderosa nave espacial cativou telespectadores do mundo todo.

O tema foi idealizado por Gene Rodenberry (1921-1991), visionário escritor e roteirista norte americano (falarei dele em breve numa publicação exclusiva). Ao longo de todo esse mês vários canais de TV exibirão os filmes da série (13 até agora), e é uma ótima oportunidade para conhecer os temas abordados em Jornada nas Estrelas.


Séries e Filmes
Até agora, foram produzidas 7 séries e 13 filmes da franquia, sendo o último recém lançado. A imagem abaixo ilustra os períodos em que foram produzidos: acima da linha do tempo estão as séries; abaixo os filmes.





Cada uma das séries e filmes se passam em períodos diferentes, conforme indicado abaixo:


Sobre as séries
Como falei no inicio desta publicação, tudo começou com a série original "Jornada nas Estrelas: a série" (conhecida pela abreviação TOS). Foi produzida pela Paramount ao longo de 4 anos (entre 1966 e 1969), e rendeu 3 temporadas exibidas na NBC com 80 episódios.  O programa conta as aventuras da nave estelar USS Enterprise em sua missão de cinco anos "para audaciosamente ir onde nenhum homem jamais esteve". 

O elenco eternizou seus atores e personagens: William Shatner, como o Capitão James Tiberius Kirk; Leonard Nimoy como Spock; DeForest Kelley como Dr. Leonard McCoy; James Doohan como Montgomery Scott; Nichelle Nichols como Uhura; George Takei como Hikaru Sulu; e Walter Koenig como Pavel Chekov.

A série original teve altos e baixos, e ganhou vários prêmios de divulgação científica e série dramática. Na produção, problemas financeiros e descrença na receptividade do público acarretaram no fim da produção em 1969. Apesar dos problemas internos, foi extremamente popular entre os fãs de ficção científica, que reivindicaram a continuidade da série.

Por curiosidade, foi o primeiro programa de TV a protagonizar um beijo interracial entre um homem branco e uma mulher negra (cap. Kirk e a tenente Uhura, ilustrado na foto ao lado).

Diante da falta de apoio (tanto financeiro quanto de interesse em produção), Gene Rodenberry encontrou com Jornada nas Estrelas: The Animated Serie (TAS) a forma "prosseguir em sua missão".  Produzida pela Filmation, teve duas temporadas, com 22 episódios. Foi ao ar entre 1973 e 1974 também pela NBC

A maior parte do elenco original fez a voz de seus personagens animados, e muitos dos roteiristas originais escreveram episódios para a série. Enquanto o formato animado permitiu que os produtores criassem cenários alienígenas e formas de vida mais exóticas, o reuso de cenas, músicas e também de erros de animação arranharam a reputação da série. Mesmo assim, elementos da série animada foram usados pelos roteiristas nas séries e filmes seguintes e, desde junho de 2007, The Animated Series foi incluída no website oficial da franquia.

Confesso que a serie animada não assisti, mas a série original (re)vi várias vezes pois reprisava em alguns canais aberto quando era pequeno... Fui conhecer a série da qual mais gostei apenas em 1992 - Jornada nas Estrelas: a Nova Geração (TNG) é pra mim a melhor das séries produzidas (ate agora!). Filmada entre 1987 e 1994, conta com 180 episódios ao longo de 7 temporadas! 

As histórias se passam aproximadamente um século após a série original. Ela apresenta uma nova nave estelar, a USS Enterprise-D (pois as demais naves foram destruidas nos filmes que ocorreram anteriormente), e em sua tripulação estão o Capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart), Comandante William T. Riker (Jonathan Frakes), engenheiro chefe Geordi La Forge (LeVar Burton), oficial de segurança Tasha Yar (Denise Crosby), o primeiro klingon a entrar na Frota Estelar Worf (Michael Dorn), médica chefe Dra. Beverly Crusher (Gates McFadden), o andróide Data (Brent Spiner), o filho da Dra. Crusher , Wesley Crusher (Wil Wheaton) e a conselheira betazóide Deanna Troi (Marina Sirtis).

As criticas cultivadas a essa série são grandes perante os fãs, pois ocorreram várias trocas de roteiristas, que apresentavam dificuldades em manter o nível dos temas abordados. Foi somente após a 3a temporada que os diretores executivos encontraram o caminho, e ai grande inovações de temas surgiram. Para entender um pouco dessa história, recomendo visitar a pagina do fã clube USS Venturi.

TNG obteve os maiores indices de audiência de qualquer série de StarTrek, e ganhou vários prêmios de série dramática e de ficção. Muitas relações e espécies introduzidas em TNG se tornaram as bases de Deep Space Nine (DS9) e Voyager (VOY).  

Essas três séries estavam presentes em minhas tardes de sábado ao longo de pelo menos 7 anos, pois passavam em sequencia na TV a cabo... só depois de assisti-las é que ia visitar minha esposa, a quem namorava na época).

Fui conhecer a Estação Espacial 9 (DS9) depois de conversar com um professor meu da universidade. É a única série da franquia que ocorre no ambiente de uma estação espacial, ao invés de uma nave estelar.  
 
Produzido entre  1993 e 1999, conta com 7 temporadas, e 180 episódios. Mostra a vida dos tripulantes da originalmente estação cardassiana conhecida como Terok Nor, que foi renomeada Deep Space 9 pela Federação e colocada perto do planeta Bajor e do único buraco de minhoca estável conhecido, que dá acesso ao distante Quadrante Gama.  

Liderados por Benjamin Sisko (Avery Brooks) e pela bajoriana Kira Nerys (Nana Visitor), aborda temas que não foram tratados nas outras séries, como conflitos (psicológicos e sociais) entre a tripulação, e temas religiosos - tais abordagens foram aplaudidos por críticos e fãs (eu concordo com eles!!). Dentre as histórias estavam a repercussão da longa e brutal ocupação Cardassiana em Bajor, o papel espiritual de Sisko para os bajorianos como Emissário dos Profetas e, em suas últimas temporadas, a guerra contra o Dominion.

No elenco, destaque ao transmorfo Comissário Odo (Rene Auberjonois) chefe de segurança da estação; Tenente-comandante Worlf (Michale Dorn), promovido da Enterprise a Oficial de Operações Estratégicas na estação; Tenente comandante Jadzia Dax (Terry Farrell), oficial de ciências; o jovem e curioso Jake Sisko (Cirroc Lofton) filho do comandante; o oficial chefe de operações, também promovido da Enterprise, Miles O´Brien (Colm Meaney); o sempre encrencado comerciante ferengui Quark (Armin Shimerman) dono do bar da estação; o Oficial médico Chefe Julian Bashir (Alexander Siddig) e o obscuro cardassiano Elim Garak (Andrew Robinson).

A DS9 conviveu em sua linha de tempo com a TNG e a VOY: personagens da TNG ao final da temporada migraram para a estação (Worlf e O´Brien) enquanto o início da VOY ocorreu na estação.


Jornadas nas Estrelas Voyager (VOY) narra a história de nave Voyager, que se perde no longuinquo quadrante gama. Produzido entre os anos de 1995-2001, possui 7 temporadas e conta com 173 episódio. Na minha opinião é uma série cativante, que mescla os temas de exploração espacial e da psique de seus personagens que tentam achar o caminho de volta para casa. Foi a única série de Jornada nas Estrelas a apresentar uma capitã (mulher a comandar a nave) e a usar a computação gráfica ao invés de modelos para filmagens de exteriores.


Destacam-se no elenco a capitã Kathryn Janeway (Kate Mulgren); o primeiro vulcano negro apresentado, sr Tuvok ( Tim Russ), oficial de segurança e tático; o médico holográfico  "Dr." (Robert Picardo); na astrometria a borg resgatada "7 de 9" (Jeff Ryen); Chakotay (Robert Beltran), primeiro oficial da nave; a temperamental engenheira chefe klingon B´Elanna Torres (Roxann Dawson); o piloto Tom Paris (Robert Duncan McNeill); a misteriosa enfermeira botânica Kes (Jeniffer Lien); o talaxiano embaixador e cozinheiro Nellix (Ethan Phillips); e o jovem Harry Kim (Garret Wang), oficial de operações.


A série Jornada nas Estrelas Enterprise (ENT) encerrou os 18 anos de produção ininterruptos de novos episódios. Narra as aventuras da primeira nave de dobra 5 da humanidade, a Enterprise D, que se passa entre os acontecimentos mostrados eno filme Primeiro Contato e a série original. Produzido entre 2001 e 2005, contou com 98 episódios ao longo de 4 temporadas


Para 2017 é aguardado Jornada nas Estrelas Discovery (DSY) 



Sobre os Filmes
Foram 13 filmes produzidos até agora, sendo o último recém lançado.


O primeiro filme da franquia foi iniciado pela Paramount em 1975 depois de vários pedidos do criador da série e de fãs, e principalmente do sucesso de Star Wars (principal "rival" ao tema da série). "Jornada nas estrelas o filme" foi lançado em 1979 e contava com o elenco original da série. Outros cinco filmes se seguiram com esse elenco, que acabaram eternizando-os em seus papéis.

Destaques para os filmes "Jornada nas Estrelas III: a procura de Spock" e "Jornada nas Estrelas IV: a viagem para casa" que foram dirigidos por Leonard Nimoy (o sr Spock); "Jornada nas Estrelas V: a fronteira final" dirigido por William Shatner (Capitão Kirk); "Jornada nas Estrelas Primeiro Contato" e "Inssurreição" dirigidos por Jonathan Flakes (o primeiro oficial da Enterprise na serie TNG).



Segue a relação dos filmes, com o ano de lançamento e sua direção (fonte: Wikipedia):

Filme Título Diretor Lançamento
1 Star Trek: The Motion Picture Robert Wise 7 de dezembro de 1979
2 Star Trek II: The Wrath of Khan Nicholas Meyer 4 de junho de 1982
3 Star Trek III: The Search for Spock Leonard Nimoy 1 de junho de 1984
4 Star Trek IV: The Voyage Home 26 de novembro de 1986
5 Star Trek V: The Final Frontier William Shatner 9 de junho de 1989
6 Star Trek VI: The Undiscovered Country Nicholas Meyer 6 de dezembro de 1991
7 Star Trek Generations David Carson 18 de novembro de 1994
8 Star Trek: First Contact Jonathan Frakes 22 de novembro de 1996
9 Star Trek: Insurrection 11 de dezembro de 1998
10 Star Trek Nemesis Stuart Baird 13 de dezembro de 2002
11 Star Trek J. J. Abrams 8 de maio de 2009
12 Star Trek Into Darkness 17 de maio de 2013
13 Star Trek Beyond Justin Lin 22 de julho de 2016


Jornada de Fãs
Assim como as estrelas no céu, incontáveis são aqueles (desconhecidos e famosos) que se declaram fãs de StarTrek pelo mundo - e eu estou entre eles! Apesar de não ser um daqueles que se caracteriza como personagem da série (veja essa publicação), me considero um "trekker" pelas influências que Jornada nas Estrelas teve em minha formação profissional e cultural.


Talvez a melhor maneira de divulgar como StarTrek influencia milhares de pessoas pelo mundo seja assistir aos documentários Trekkies e Trekkies 2, na qual a subcultura criada ao redor do tema da série é retratada através de entrevistas. Compartilho ambos abaixo (em ingles, mas no netflix você encontra legendado!)

Trekkies - 1997


Trekkies 2 - 2004
   

Caso deseje fazer parte dessa jornada, recomendo começar navegando pelos fãs clubes que existem pelo mundo. Separei alguns dos brasileiros - visite-os e integre-se à frota!!

Scifi Brasil                USS Venture - NCC 71854



Vida longa e próspera!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.