Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 29 de novembro de 2016

(quem viu) as Superluas


Este fim de ano reservou um grande evento celeste: as superluas. Já foram duas (14/11 e 16/10), e ainda terá mais uma!

A foto ao lado registra o fenômeno sobre o parque Barigui, aqui em Curitiba, no último dia 14 de novembro.

Se você não conseguiu ver, ainda dará tempo: na quarta, 14 de dezembro, tem de novo - apesar de não 'ser tão gigante' como das outras vezes, o espetáculo promete. Se perder essa, só em maio de 2017...

Quer entender esse fenômeno?


A "Superlua"
O fenômeno ocorre quando a Lua atinge posições muito próximas da Terra durante sua fase cheia. Como você é um leitor atento, deve estar se perguntando: "a Lua chega mais perto da Terra?" (caso não tenha perguntado, faça isso agora!!)

Pois é: a órbita dos astros celestes não são círculos, como ilustram alguns materiais por ai, como a imagem ao lado (que está incorreta!)...Tecnicamente, as orbitas descrevem uma elipse de baixa excentricidade. Isso significa que a trajetória ao redor da Terra é muito próximo  de um círculo, mas não é perfeitamente um circulo. 

A imagem abaixo ilustra exemplos de órbitas de baixa excentricidade - a Lua possui excentricidade de 0,05, o que é muito próximo a de um círculo. Mesmo assim, essa pequena diferença á capaz de fazer a lua se aproxima e distanciar-se da Terra a distâncias consideráveis.


A imagem abaixo ilustra a Lua em duas posições: em sua aproximação máxima à Terra  (ponto este chamado de perigeu, quando ela está entre 356.400 a 370.400 km) ; e em usa posição mais distante (chamado de apogeu, quando está entre 404.000  e 46,700 km). Entre estes valores  está a distância média da Lua-Terra.


Ao comparar  os valores destes extremos, o mais próximo que a Lua pode ficar da Terra não é inferior a 356.372 km, sendo a maior distância absoluta 406.720 km. A diferença entre esses extremos é de 12,4% - esta é a correta proporção de tamanho que é notada ao comparar-se a Lua nesses posições - a imagem a seguir ilustra essa diferença.

A Lua transita por essas regiões todos os meses. Mas quando ocupa o perigeu durante a fase cheia recebe o nome de Lua Gigante, por ficar aparentemente 12,4% maior no céu. Por consequência, seu brilho aparente também aumenta, pois maior é a intensidade luz refletida pela Lua que é captada pela Terra. O aumento do brilho aparente pode chegar a 30% quando coincidir com o perigeu da orbita da Terra ao redor do Sol (fato muito mais raro, que é o que ocorreu em 14 de novembro!)

O curioso é que não é possível perceber essa diferença de tamanho, mesmo estando acostumado a ficar olhando para a Lua... pois nosso cérebro só diferencia tamanhos ao se comprar uma imagem com a outra. 

Você que observou o fenômeno no último dia 14 notou alguma diferença no tamanho da Lua? (ela realmente pareceu "gigante" pra você??)


Sobre o termo "SUPERLUA"
Apesar de toda propaganda feita por astrônomos e pela mídia, a Lua só é percebida gigante no céu quando comparada com outros objetos... olhando para a Lua la no alto, não dá para perceber que ela está 12,4% maior! 

Contudo, quando ela próxima do horizonte, ela passa próximo de outros objetos, como prédios e construções, e ai tem-se a impressão de que ela está maior!

O portal Zenite destaca que o conceito de "superlua" é encontrado na astrologia moderna, não na Astronomia. Foi usado pela primeira vez pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, que arbitrariamente o definiu como “uma lua nova ou cheia que ocorre com a lua em ─ ou perto de (dentro de 90%) ─ sua maior aproximação com a Terra em uma determinada órbita (o que os cientistas chamam de ‘perigeu’)” .
Para Joe Rao, palestrante convidado do Planetário Hayden e colunista de astronomia no The New York Times e outras publicações, a definição de Nolle é bem generosa, pois permite de 4 a 6 superluas todos os anos, em média. Mesmo assim, ninguém prestou muita atenção nisso até março de 2011, quando a Lua Cheia coincidiu com um perigeu excepcionalmente próximo (356.600 km). Foi quando o termo superlua se tornou viral. (Fonte: Costa, J. R. V. A superlua. Astronomia no Zênite, jul 2015)

Portanto, a "superlua" é uma ilusão!  Quer ver? Compartilho a seguir fotos do efeito registradas pelo mundo a fora:



e ai: o que achou ??

MiniLuas
Da mesma forma que as superluas, as miniluas podem ocorrem quando a Lua cheia ocupar o apogeu, mas este fato não chama tanto a atenção quando o outro...



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.