Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Aventuras de Pedro: uma pedra espacial


Essa é uma dica de leitura para motivas e informar pequenos astrônomos e cientistas:   é um livro gratuito, escrito pela astrônoma Duília de Mello (na foto ao lado).

"As Aventuras de Pedro: uma pedra espacial" é o título dessa obra, que narra a história ... ei: é melhor continuar a leitura para saber mais!!




"A mulher das estrelas"
Antes de falar do livro em si, permitam-me apresentar a autora: Duilia de Mello é uma astrofísica brasileira que estuda galáxias. Seus trabalhos sobre as "bolhas azuis" (estrelas que se formam fora das galáxias) são reconhecidos internacionalmente, o que rendeu a ela o apelido do meio científico de "a mulher das estrelas". A imagem ao lado é de uma dessas estrelas: é a WR 31a, situada a 30 mil anos-luz na constelação de Carina. Também está em seu currículo a descoberta da supernova 1997D.

Duília é uma apaixonada pelo conhecimento, e além de ser professora de física e astronomia, é uma divulgadora de ciências. Está sempre procurando formas de estimular seus estudantes a aprender cada vez mais - principalmente às meninas!  “As meninas são influenciadas pelo tradicional, são estigmas das mães e pais. Porque só as meninas tiram os pratos da mesa? A sociedade precisa mudar", conta.

Para que cada vez mais crianças consigam superar as adversidades e se interessar por carreiras científicas, Duília criou a ONG Mulher das Estrelas, reunindo uma rede de mentores de diferentes especialidades, como física, matemática e robótica.

Livros
Diante desta meta, Duília escreveu dois livros destinados ao pequenos (e futuros) cientistas: o primeiro foi "As Aventuras de Pedro: uma rocha espacial", e o outro "Vivendo com as estrelas", a respeito da sua trajetória como estudiosa das galáxias.

Divulgo abaixo o livro que narra as aventuras dessa rocha espacial ao longo de sua viagem pela galáxia - acompanhe essa história!



Observações da autora:   

p.  20:  Os  planetas  não  estão  em  escala   
p.  25:  Os  planetas,  o  cometa  e  o  sol  não  estão  em  escala.


O livro pode ser baixado gratuitamente direto do site da autora - clique aqui para fazer o download de sua copia!



Entrevistas
Compartilho dois materiais com entrevista que Duilia de Mello concedeu.

O primeiro foi ao programa Milenio do canal GloboNews, em fevereiro deste ano. No programa, a astrônoma fala sobre os 20 anos de estudo na área, a parceria que tem com a Nasa - Agência Espacial Americana e uma das suas maiores descobertas, uma Supernova. A astrofísica também comenta o recém-lançado filme "Estrelas do Tempo" - que ressalta a importância das mulheres dentro do meio científico.



(Caso o vídeo não abra, clique aqui para abrir a página da entrevista.)

Recomendo também a entrevista que ela concedeu ao projeto Ciência que eu Faço. Divulgo abaixo:






Depois, registre seus comentários sobre o que achou dessa aventura!!
Fontes: Diulia de Mello,  Folha de São Paulo,BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.