Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 24 de março de 2017

Mulheres que colaboraram com a Astronomia

A história da ciência está repleta de nomes importantes, em geral masculinos. Isso não quer dizer que as mulheres foram deixadas de lado. Na astronomia as mulheres contribuíram muito para a análise do céu...


Sabia que numa época não tão distante, elas é quem ficavam olhando para o céu, ou melhor, para fotos do céu, e identificavam estrelas, nebulosas, e outras estruturas?

A foto ao lado é um registro do avançado centro de análise de imagens (computacional) de Harvard, no início do século XX.

Quer saber como faziam isso? Essa publicação é um tributo às "mulheres computadores"!


Computadores Humanos
Numa época anterior a invenção dos precursores dos computadores que utilizamos hoje (eh.. faz um tempinho...), a NASA e várias outras organizações possuíam "computadores humanos", em sua maioria mulheres. Elas realizavam cálculos matemáticos vitais para comprovar teorias científicas e experimentos.


A foto ao lado é de 1953 e registra o grupo de mulheres que trabalharam como "computadores humanos" na NASA. Esse papel deu uma oportunidade rara para o trabalho  técnico  profissional a muitas mulheres que na época lutavam por sua colocação no mercado de trabalho. 

A foto registra a primeira afro-americana contratada para exercer uma posição técnica no JPL - é Janez Lawson, na primeira fileira, que mostrou ser uma engenheira química de sucesso!

No Centro de Pesquisa Langley da NASA na Virgínia (foto ao lado), os primeiros computadores humanos foram realmente divididos em uma Asa Leste, para mulheres brancas e uma Ala Oeste, para mulheres negras. A história dos computadores da Asa Oeste de Langley é descrita no filme "Figuras Escondidas" (veja no final dessa publicação)

Outro local que empregou tal "tecnologia" foi o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL, ao lado), localizado na Califórnia. Em novembro do ano passado o JPL celebrou seus 80 anos de fundação (que aliás, foi no Halloween de 1936) e divulgou algumas fotos das mulheres cujas habilidades foram vital para a pesquisa aeroespacial.

A imagem ao lado registra um dos centros computacionais do JPL, no qual mulheres calculavam trajetórias complexas, janelas de lançamento e faziam previsões de consumo de combustível. Ao longo do vôo, recebiam de volta dados (telemetria) dos foguetes, e calculavam também sua posição, velocidade, massa e outras variáveis relacionadas a previsão da trajetória do foguete. Ufa! Ainda bem que com o tempo foram incorporadas calculadoras, porque no inicio dos trabalhos os cálculos eram feitos todas a mão!



Uma longa e maravilhosa História!
Resumir em uma publicação todas as contribuições à astronomia que tiveram as mulheres seria no mínimo uma falta de respeito à elas. Acho que deu para perceber nessa publicação que incontáveis foram aquelas que se dedicaram a comprovar a igualdade de gêneros numa época de grande discriminação.

Creio que o filme "Estrelas Além do Tempo" (Hidden Figures) lançado em setembro de 2016, retrate mais detalhes do contexto e dos desafios que elas vivenciaram. Divulgo trailler do filme, que recomendo assistirem!




Segue reportagem sobre o filme veiculada no fantástico em janeiro de 2017:


A revista VEJA também divulgou uma reportagem que mostra o que é verdade e ficção nessa história... vale a leitura - clique aqui.


Que essa publicação seja um estímulo às jovens e futuras astrônomas e cientistas!


Fonte: 
Nature, SPACE (link1, link2, link3); The Guardian, NASA,  National Geographics,  Buzzfeeed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.