Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 3 de março de 2017

Que tal achar um planeta?

Todo mundo pode procurar por um novo planeta através de um site financiado pela NASA - basta para isso ficar olhando para o ceu, ou melhor, para as imagens do u...

O projeto divulga fotos tiradas por satélites espalhado pelo planeta e pede ajuda dos internautas para avalia-las. Sabia que no passado eram pessoas que computavam (comparavam e analisavam)   as fotos do céu noturno?  (irei falar sobre isso em breve...)

Enfim, continue sua leitura e saiba como pode se tornar famoso descobrindo exoplanetas!


Caçando planetas
As técnicas de detecção de planetas orbitando outras estrelas estão se aprimorando cada vez mais. Tivemos em 2014 um grande salto nesse processo - o gráfico ao lado ilustra o 'boom' de novos planetas descobertos, principalmente pelo telescópio orbital Kepler. 

Ano passado a detecção foi ainda maior: já são quase 5 mil exoplanetas identificados! As ilustrações abaixo mostram  um comparativo das quantidades de detecções dos últimos anos e uma breve classificação dos tipos de planetas encontrados. (clique nas imagens para amplia-las).
 

O responsável por quase todo esse trabalho é o telescópio orbital Kepler. Ele é o nosso mais avançado caçador de exoplanetas (até o momento...). Lançado em 2009, monitora continuamente mais de 150 mil estrelas numa região na direção da constelação de cisne. O infográfico ao lado mostra alguns sobre sua missão (clique na imagem para amplia-la).

 

Você pode ser um caçador de planetas!
Creio que não seja necessário dizer que muitas estrelas pelo céu... será que ao redor delas existem planetas também?
Essa pergunta demanda muito trabalho, e auxílio de várias pessoas! Que tal ser uma delas?

Apesar das ferramentas   que utilizamos para olhar para o céu serem bastante avançadas, ainda são incapazes de analisar as imagens que registram por si só... é ai que entram as pessoas!
No passado, homens e mulheres eram as ferramentas existentes para comparar e analisar as imagens... irei falar mais sobre isso em breve, mas por hora fica uma sugestão de filme que retrata essa situação: Estrelas além do tempo (assista e confirme como era feita a análise do céu durante os anos 60....). Divulgo o trailler e uma reportagem para terem um gostinho do filme:


 
Para poder contar com cada vez mais o auxílio  de olhares atentos, a NASA resolveu ampliar seus colaboradores e pedir sua ajuda:  você pode experimentar como é ser astrônomo de verdade, fazendo uma parte desse trabalho ao analisar imagens reais do  céu! 
Essa é a proposta do projeto ZOOMUNIVERSE - clique aqui para conhece-lo e ajudar a identificar planetas. O site é em inglês, mas é bem instrutivo. Basicamente você deve identificar 'pontos' em imagens do céu que foram registrados por satélites (em órbita e terrestres) e que podem ser objetos celestes ainda não catalogados.

Assim quem sabe você possa fazer parte da história da astronomia (como meu amigo dr. Felipe Braga Ribas , o "senhor dos anéis").  

Ah, e lembre-se de voltar aqui para o blog e registrar o que encontrou ta?
 

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.