Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 20 de abril de 2017

A Filosofia de Jornada nas Estrelas

Qual o significado de Jornada nas Estrelas? Difícil responder, pois para cada um de nós, fãs ou não da série, estas histórias proporcionam diferentes reflexões e influências à nossas vidas.

Gene Roddenberry é o visionário escritor que vislumbrava-se com um mundo melhor, mais igualitário e definitivamente sem fronteiras. Na imagem ao lado, ele pondera sobre um dos significados de sua obra.

Compartilho nessa publicação vídeo que possibilita reflexões não só sobre a série, mas sobre nosso modo de vida. É uma ótima oportunidade para pensar sobre a capacidade criativa do ser humano.... 



Adoro filmes, principalmente de ficção (científica). Penso que estas criações refletem características de nossa sociedade e possibilidades de impactos futuros. Por isso demandam no mínimo nossa atenção. Assim sendo, considero que filmes são ótimas ferramentas de ensino que, quando corretamente utilizados, podem levar a muitos questionamentos e reflexões...

Encontrei outro dia um vídeo independente que fala sobre Jornada nas Estrelas (STARTREK), e sua relação com nossa realidade. Este material não é uma unanimidade entre os fãs, mas é um ótimo ponto de partida para reflexões. 

Apesar das histórias serem narradas no século 24, muito do que é apresentado pode ser considerado uma crítica ao modo de vida que temos e que já tivemos: o que desejamos para nosso futuro? Quais decisões poderão culminar na sociedade ideal retratada nesta série?

Esses são questionamentos que se materializaram na obra de Gene Rodenberry. Na imagem ao lado, um texto dele que reflete sobre o ideal passado por Startrek. Penso que Jornada nas Estrelas seja uma ótima obra para se refletir sobre essas e outras questões de cunho não só filosófico, mas social, econômico, tecnológico e cultural.

Confesso que para os que desconhecem a série talvez alguns aspectos retratados aqui possam ser obscuros.... e ai convido para assisti-la (minha dica é começar pela "Nova Geração"). Para os trekkies (fãs) de plantão (assim como eu!), compartilho material interessante para novamente refletirmos a respeito de nossos valores como sociedade em sua jornada audaciosa para "onde nenhum homem jamais esteve"!

(DICA: assista ao vídeo em tela cheia. O video está inglês, mas a legenda pode ser traduzida automaticamente. Caso isso não seja feito, ative o recurso pelo botão de configurações).




E ai: o que achou? Aguardo opiniões....  Vida longa e próspera!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.