Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 25 de abril de 2017

Asteroide é batizado com nome de amigo meu!

Braga-Ribas (10999) é o asteroide recém nomeado como homenagem ao meu amigo professor Dr. Felipe, o "senhor dos anéis" (o jovem na imagem).

A honra lhe foi concedida no última dia 13 de abril durante ACM 2017 (Asteroids, Comets and Meteors), congresso internacional realizado em Montevidéu, Uruguai, que reúne os principais pesquisadores na área de pequenos corpos do Sistema Solar.

Registro nessa publicação os méritos e detalhes da homenagem. PARABENS MEU AMIGO!!

Você já imaginou ser amigo de um astro da ciência? Fico muito feliz em poder compartilhar mais um momento importante na história da astronomia e que envolve, novamente, meu amigo professor Dr. Felipe Braga Ribas: ele  foi um dos homenageados no congresso Asteroids, Comets and Meteors (ACM), realizado no último dia 13, em Montevidéu no Uruguai. A homenagem é prestada a cada três anos pela União Astronômica Internacional a profissionais que tenham contribuído significativamente à área, por meio da atribuição do nome do pesquisador a um asteroide do sistema solar.

Um curiosidade sobre este evento, revelada pelo Felipe,  é que quase todos que participam também tem o seu nome atribuido a algum objeto celeste.... "é então um encontro de astros", brinquei com ele....

No caso do "Dr. Fê", como respeitosa e carinhosamente o chamo, a honraria se deve a sua contribuição histórica feita a astronomia, com a  descoberta de anéis ao redor Chariklo, um objeto pequeno do sistema solar, localizado além da órbita de Netuno (relembre desse feito lendo essa publicação).

Num encontro exclusivo comigo, dr Fe confessou estar muito feliz com esta honraria, e acha cuirioso o fato das pessas darem maior enfase a esta nomeação do que a descoberta histórica do Chariklo. " acho que é mais palpável para a população em geral entender que seu nome foi dado a um objeto do que o fato de olhar para muito longe e ter descoberto algo inédito", conta.

O professor Dr. Felipe Braga Ribas atua no Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia do Câmpus Curitiba da UTFPR e é coordenador do Clube de Astronomia da UTFPR, o CAUTEC. Seu trabalho incluir a caracterização física de pequenos corpos, a partir da observação de ocultações estelares. É o autor líder do trabalho que descreve a descoberta do primeiro sistema de anéis ao redor de um pequeno corpo do sistema solar, o centauro (10199) Chariklo.


Detalhes sobre o Astro
O até então identificado como 1978 VC6 e 1982 TG3, o asteroide recem batizado Braga-Ribas (10999) possui tamanho estimado de 8 quilômetros e orbita o Sol entre Marte e Júpiter, a uma distância média entre a Terra ao Sol de 2,6 unidades astronômicas e com velocidade média relativa à Terra de 8,8km/s. 
 
Esse objeto já era conhecido a tempos, antes mesmo do nascimento do dr Fê: foi descoberto em 1978 no monte Palomar, nos Estados Unidos, por Eleonor Helin e Schelte Bus (o sr mais velho que aparece a foto no início desta publicação). Felipe me contou que o o dr Bus ficou muito contente ao saber da homenagem ao Felipe, e  foi muito receptivo quando dr Fe pediu para registrar uma foto com ele!
 
As propriedades do objeto, junto com a justificativa para a homenagem, podem ser encontradas no site do Minor Planet Center.


Ao meu talentoso amigo, desejo que o universo lhe permita revelar outros segredos em novas oportunidades futuras! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.