Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Repensando o pensamento crítico com a ajuda de Carl Sagan

"Muito mais do que um conjunto de fatos, a ciência é um modo de pensar". Esta frase é do astrônomo Carl Sagan, que ao longo dos anos 70 e 80 foi um ícone mundial na divulgação científica. 

A imagem ao lado ilustram alguns momentos que ele passou em sala de aula, incentivando crianças a viajar pelas estrelas e refletir sobre o universo e a própria vida.

Registro nessa publicação algumas de suas contribuições pedagógicas, que influenciam minha relação com meus alunos - espero que também inspire outros educadores!

Carl Sagan (9 de novembro de 1934 - 20 de dezembro de 1996) não era apenas um astrônomo. Foi um dos responsáveis por difundir a Astronomia numa época em que a exploração espacial passava de ficção para tornar-se realidade. 

Frequentemente tido como referência para assuntos científicos, (e de certa forma políticos e sociais), foi um sábio cósmico , um leitor voraz, um filósofo romântico sem esperança com relação a humanidade, mas brilhante!

Crítico do senso comum e grande defensor do método científico, foi um mestre no difícil diálogo entre o ceticismo e o pensamento significativo. 

Em seu livro "O mundo assombrado pelos demônios", volume indispensável que nos deu a meditação atemporal de Sagan sobre ciência e espiritualidade, Sagan compartilha argumentos a favor da razão, mesmo diante das mentiras mais desavergonhadas da sociedade e da propaganda ultrajante. Compartilho esta obra da biblioteca pública virtual ao final desta publicação.

A Arte de Detectar Mentiras
Destaca-se o capítulo "A Arte Refinada de Detectar Mentiras", no qual Sagan reflete sobre os muitos tipos de enganos a que somos expostos e estamos suscetíveis. Sua abordagem leva o leitor a refletir sobre suas atitudes, ressaltando para a necessidade de equipar-nos com as ferramentas certas (conhecimento) contra esta situação.. 

Sagan acredita que ao longo da formação de um cientista estes equipam-se com um conjunto de ferramentas cognitivas e técnicas que fortalecem a mente contra a penetração por falsidades. Definiou algumas regras que chamou de "kit de detecção de mentidas"

Mas o kit, argumenta Sagan, não é meramente uma ferramenta de ciência - e sim, contém ferramentas inestimáveis ​​de ceticismo saudável que se aplicam de forma tão elegante e tão necessariamente à vida cotidiana. Ao adotar o kit, todos podemos proteger-nos contra a astúcia e a manipulação deliberada. 



Compartilho entrevista com o autor que fala sobre o kit:







Link para o livro "O mundo assombrado pelos demônios", que compartilho abaixo:


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.