Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Existe água na Lua?

Essa é uma pergunta feita ha muito tempo, e para ela existem duas respostas: pela superfície não. Mas desde 2009 várias sondas orbitais registraram indícios de água nas regiões mais baixa da superfície lunar. 

A imagem ao lado ilustra algumas das crateras nas quais foram detectados sinais de agua congelada abaixo do solo.

Essa semana novos dados sugerem que a Lua possui muita água abaixo de sua superfície, e que ela poderia ser utilizada para a futura colonização lunar - e do sistema solar!

Novos dados
Resultados de uma pesquisa publicada na revista Nature no último dia 24 sugerem que há muito mais agua na Lua do que se pensava.

Pesquisadores reavaliaram as rochas lunares trazidas nas missões Apollo 15 e 17. As amostras são muito antigas, da época da formação da Lua, e tem origem vulcânica. Elas se formaram quando o magna  extravasou para a superfície e cristalizou aprisionando agua em seu interior. São os "Vulcanics glass bead" identificado na imagem ao lado (NASA).
 
A pesquisa foi complementada com dados recentes de satélites que identificaram depósitos vulcânicos similares em várias regiões lunares, sugerindo que o material do interior da Lua contém mais água do que se pensava. 
Agua na Lua

A superfície lunar já foi mapeada por inteiro e sinais de água já foram localizadas - o mapa do início dessa publicação revela algumas dessas regiões. Mas poucos são as amostras de rochas do interior lunar, os chamados detritos de fluxo piroclásticos.

As missões Apollo haviam indicado que a Lua era um grande deserto. Mas em 2008 as amostras trazidas por essas missões foram reexaminadas, e processos mais modernos de análise indicaram haver água nas rochas. 
Em 2009 a NASA direcionou o satélite LCROSS para colidir com o polo sul lunar. O Impacto abriu uma cratera que espalhou detritos do interior da superfície. A colisão revelou a existência de moléculas de gelo e agua (hidroxil, que liga-se facilmente à agua). A composição ao lado ilustra alguns detalhes dessa missão.

Em 2010 cientistas analisaram mais amostras lunares e encontraram agua em outro tipo de rocha, a  apatita. Foi ai que cresceu a suspeita de existência de água escondida pelas rochas lunares. 


Em 2012 as sondas GRAIL também coletaram dados sobre a superfície lunar e ao final de sua missão, colidiram na superfície - relembre o fato nessa publicação.

As pesquisas indicam que os campos vulcânicos lunares possuem tanta água quanto as rochas basalticas terrestres. Os pesquisadores estimam que se fosse possível recuperar toda a agua que existe no interior da Lua, ela cobriria sua superfície por inteiro! 


Espera-se que no futuro essas reservas poderão servir como fonte de água para missões lunares e de exploração do sistema solar. 

Um comentário:

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.