Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Conheça o eclipse que começou num dia e terminou no dia anterior!


Não é fake não!  Em março de 2016 um eclipse solar começou no dia 9 e terminou no dia 8!

O fenômeno foi observado em sua totalidade na Indonésia. A região indicada no mapa ao lado foi a privilegiada na observação do fenômeno!!

Quer saber como isso é possível? Entenda os detalhes nessa publicação!


Evento incomum
Apesar de parecer estranho, essa é uma possibilidade real - tanto que ocorreu em março de 2016 na Indonésia. A explicação científica para o fato deve considerar dois argumentos.

O primeiro é que a Lua possui um movimento aparente pelo céu de Oeste para Leste, ou seja, "ao contrário" do movimento de rotação da Terra. mas isso é normal para todos os eclipses. 

Na prática para essa região a sombra da Lua começou a se projetar na quarta-feira dia 9 de março de 2016 a oeste do Pacífico (a esquerda na imagem ao lado), sobretudo na Indonésia, e logo cruzou a linha internacional de data (a direita na imagem), o marco imaginário que coincide com o meridiano 180°, onde ainda era terça-feira.

Esse fenômeno só poderia acabar no dia anterior (como sugere o título dessa publicação) ao considerar esse marco imaginário, estabelecido de acordo com o horário universal (UTC), que é o fuso horário de referência a partir do qual se calculam todas as outras zonas horárias do mundo. 

Por isso esse fenômeno iniciou na manhã do dia 9 de março e terminou no fim do dia 8. A imagem ao lado pode auxiliar a entender essa situação: note que o fenômeno começou na quarta-feira, dia 9, próximo das 8:20 da manhã no horário local (na região aproximada do UTC +7) e terminou aproximadamente 5 horas depois, na região UTC -10 (Hawaii) onde o dia 8 estava se encerrando. Ou seja, entre essas regiões há uma diferença de aproximadamente 8 fusos horários.
Claro que o fenômeno foi visto durante o dia para os moradores dessas regiões. Na ocasião, a sombra da Lua sobre a Terra ocupou uma área entre 100 a 150 km de diâmetro, ilustrado nas animações.

A animação abaixo exibe com mais detalhes o evento:

Compartilho vídeo desse eclipse, divulgado pelo site APOD:


Encerro essa publicação com duas imagens, ambas pulicadas no site Astronomy Picture of the day (APOD) da NASA referentes a esse evento.

A primeira imagem foi publicada no dia 11 de março de 2016, e registrou o eclipse como foi visto pelas lentes policromáticas (EPIC) do satélite DSCOVR (Deep Space Climate Observatory), posicionado a 1,5 milhões de quilômetros de nosso planeta, numa órbita interna. Apesar de sua missão original ser analisar o clima solar, ele "deu uma pausa" nesse dia para registrar o eclipse.

A segunda imagem foi publicada no dia anterior (10 de março de 2016) e registra a paisagem da ilha  de Ternate, uma das localidades na Indonésia onde o fenômeno pôde ser observado. Comentário pessoal: presenciar um eclipse solar é um fenômeno que nos conecta ao universo... já pensou presencia-lo num lugar desses?? (clique na imagem para se maravilhar...)


Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.