Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Mulheres na Astronomia e Astrofísica

Ja falei em outras publicações sobre a importância feminina na história da ciência, em especial, na astronomia..

Divulgo nessa publicação vídeo elaborado pela aluna Camila Beli Silva, graduanda do Curso de Física da USP, sobre algumas mulheres que contribuíram com a pesquisa nessa área.

Parabenizo o trabalho, coordenado pela Profa. Dra. Manuela Vecchi (IFSC/USP). 


Panorama
A pequena participação das mulheres em várias áreas da ciência tem origem em elementos de exclusão construídos socialmente ao longo de séculos. Apesar disso, a Astronomia e a Astrofísica são áreas que apresentam uma certa contra-tendência: a Astronomia moderna não seria o que é hoje, sem a contribuição de algumas mulheres que trouxeram avanços fundamentais para esse campo - creio que isso fica claro em algumas das outras publicações que falo sobre as mulheres na ciência...

As mulheres têm contribuído significativamente nas mais diversas áreas das ciências, e algumas dessas contribuições foram enfatizadas no vídeo Mulheres na astronomia e astrofísica, desenvolvido pela aluna do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e bolsista do Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação da USP, Camila Beli Silva (na foto ao lado). O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Manuela Vecchi (IFSC/USP), que também faz parte do seleto time de mulheres que dedicam-se a pesquisa em astronomia - seus estudos envolve os raios cósmicos e a materia escura.

No dia 11 de março deste ano, Camila apresentou a palestra "As mulheres na Astronomia e Astrofísica" no Centro de Divulgação da Astronomia do Observatório Dietrich Schiel, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, campus São Carlos.  Assista ao vídeo que la elaborou para ter um gostinho e deixe seus comentários!



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.