Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Sobre o fazer ciência ("didaticamente falando"...)

2 comentários:
Essa publicação é destinada  aos meus alunos do 9º ano (e outros curiosos sobre o que é e como se faz ciência): divulgo dois cursos GRATUITOS da Fundação Getúlio Vargas que se enquadram perfeitamente ao estudos sobre conhecimento científico que realizamos na escola...

Essa publicação é uma espécie de "atividade didática" sobre outras publicações em que falo sobre o fazer ciência (clique aqui para vê-las).

Minha recomendação é de se inscrever no curso e seguir as orientações. Quando terminar, volte ao blog para responder algunas perguntas direcionadas. Vamos começar?

domingo, 22 de janeiro de 2017

Projeto UBATUBASAT: uma jornada pelo conhecimento

Um comentário:
Para inspirar outros professores e escolas, que assim como eu procuram novas oportunidades de ensino, compartilho documentário sobre o UbatubaSat,  projeto de educação científica da escola pública Presidente Tancredo de Almeida Neves da cidade de Ubatuba, em São Paulo, idealizado por um professor de matemática apaixonado pela área de ciências.

Com o objetivo inicial de despertar a curiosidade pela ciência e tecnologia, a proposta do projeto UbatubaSat acabou indo além da sala de aula, transcendendo limitações e mostrando que é possível estimular desde cedo o interesse pelo aprendizado de ciências, colocando estudantes em contato direto com o que só se aprende em teoria.

Assista, inspire-se e compartilhe suas impressões!!

sábado, 21 de janeiro de 2017

Concurso da NASA busca por novos projetos de exploração

Nenhum comentário:

Como seria viver em uma estação espacial do futuro? Esse é o concurso que a NASA lançou, com o objetivo de buscar novos projetos para estações espaciais futuristas e assentamentos orbitais como casas permanentes e até mesmo elaborar jogos e esportes que podem ser praticados em gravidade zero. 

Jovens entre 12 e 25 anos de todo o mundo estão convidadas a participar.

Quer saber como se inscrever?

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Satélite feito por alunos do Ensino Fundamental é colocado em órbita!

Nenhum comentário:

A foto ao lado registra o momento em que entrou em órbita o Ubatubasat (o "tubinho" escuro, na parte inferior da imagem), primeiro satélite construído por alunos do ensino fundamental!

O momento histórico ocorreu nesta segunda-feira (16.01), às 9h49 – horário de Brasília. O pequeno satélite foi lançado a partir da Estação Espacial Internacional (à esquerda da foto).

Mérito é da equipe de alunos da Escola Municipal Tancredo Neves, de Ubatuba, e do professor Cândido Oswaldo Moura, mentor do projeto.

Quer saber como esse grupo conseguiu tal façanha?

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

A nova ciência e a manutenção da Vida

Nenhum comentário:
Como será o futuro? Quais os impactos que a tecnologia traz às nossas vidas? Que mudanças às nossas vidas a tecnologia trará?

Essas e outras questões Marcelo Gleiser abordou nessa palestra ministrada em 2009 ao projeto Invenção do Contemporâneo.

Como sempre afirmo "é sempre bom ouvir físicos falando sobre ciência". 

Assista e confira.