Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Missões espaciais para 2018

2018 promete várias missões espaciais: duas empresas podem começar a testar o serviço de taxi para o turismo no espaço, missões robóticas a asteroides, caça de exoplanetas, viagem a Marte, à Lua...

Quer saber mais? Veja o que correrá de mais excitante ao longo deste ano.


2018 se inicia com a expectativa de novas oportunidades de lançamento, diferente do ano passado quando nenhuma missão planetária foi lançada. A NASA é será a grande responsável pelas missões de maiores abrangência, mas outras agências menores como a indiana e a chinesa também possuem missões programas.

Para conferir a agenda de lançamentos da NASA clique aqui.  O portal SPACE também divulga uma agenda completa de eventos mundiais. Clique aqui para ver.
  Segue a lista das missões programadas para este ano:


JANEIRO e FEVEREIRO

Foguete SpaceX Falcon Heavy
Está previsto ainda para o mês de janeiro o lançamento do foguete de carga Falcon Heavy, da empresa SpaceX. Ele deve ser lançado no Pad 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA em Cabo Canaveral, Flórida - a mesma plataforma de lançamento da NASA que enviou os astronautas da Apollo 11 para a Lua. 


Medindo cerca de 70 metros de altura, o Falcon Heavy (na imagem ao lado) é projetado para transportar cargas úteis de até 57 toneladas métricas ao espaço e poderia ser usado para futuras missões com tripulação para a Lua ou Marte. 

Este poderoso foguete é reutilizál, e pode pousar de volta a Terra como os foguetes Falcon9 já desenvolvidos pela empresa.

No início deste mês, Elon Musk (fundador da SpaceX) anunciou no Twitter que a primeira carga útil de Falcon Heavy seria um veículo elétrico modelo Tesla Roadster.

Reentrada do laboratório chinês Tiangong-1
O laboratório espacial Tiangong-1 da China tem orbitado a Terra desde setembro de 2011, mas está programado para uma reentrada descontrolada através da atmosfera da Terra no final de janeiro ou depois, disseram autoridades.  O veículo pesa 8,5 toneladas e espera-se que sua maioria será incinerada durante a reentrada. 


A nave espacial Tiangong-1 foi parte das atividades de exploração espacial humana da China, mas parou de funcionar adequadamente em 16 de março de 2016 (falei sobre isso nessa publicação). Embora o Tiangong-1 tenha mantido sua integridade estrutural, os funcionários não esperam recuperar o controle do laboratório espacial antes da reentrada . 

Sites de monitoramento pelo mundo acompanham a trajetória do veículo - clique aqui para saber a localização atual do Tiangong-1 e outros dados técnicos sobre sua órbita.

MARÇO

TESS, o caçador de Planetas
O Satélite de Vigilância Transiente de Exoplanetas (TESS) está programado para ser lançado na órbita terrestre em março de 2018 em busca de planetas em torno de outras estrelas, que vão desde mundos de tamanho de Terra até gigantes de gás. 

No decorrer de sua missão de dois anos, o satélite monitorará o brilho de mais de 200 mil estrelas e identificará gotas temporárias de brilho causadas por planetas que se cruzam diante de suas estrelas hospedeiras, como visto da Terra. (Essa abordagem é conhecida como método de trânsito - meu amigo dr Felipe ficou famoso ao aplicar esta técnica e descobrir anéis ao redor de pequenos corpos do sistema solar - clique aqui para lembrar seus feitos). 


A maioria dos milhares de exoplanetas descobertos até agora pelo telescópio espacial Kepler da NASA encontram-se a milhares de anos-luz afastados da Terra, mas o TESS foi projetado para observar estrelas localizadas apenas algumas centenas de anos-luz da Terra.

Clique aqui para acompanhar a página da missão.


De volta à Lua com a Chandrayaan-2
Esta é uma missão da India: a Chandrayaan-2 está programada para lançamento em março de 2018. A nave espacial incluirá um orbiter, um lander e um rover pequeno. Se tudo correr de acordo com o plano, Chandrayaan-2 será o primeiro veículo da Índia a pousar na superfície lunar.  

A missão de Chandrayaan-2 ocorre quase uma década depois que a Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO) começou sua primeira viagem à lua em 2008 com a sonda espacial Chandrayaan-1 , que estudou a lua desde a órbita de outubro de 2008 até agosto de 2009. 


Chandrayaan- 2 está previsto para o lançamento do centro de lançamento do Sriharikota da ISRO na costa leste do país, a bordo de um foguete do Mark II de lançamento de satélite geossíncrona. A missão tem como objetivo observar a superfície lunar e estudar o solo lunar através de sondas robóticas.

Para acompanhar essa missão, conheça a página do Departamento Espacial Indiano, o ISRO. 


O Google Lunar Xprize
Este é um desafio internacional que propõem pousar um robô na superfície lunar, e fazer com que ele viaje pelo menos 500 metros para enviar dados e imagens de volta à Terra.

A primeira equipe a realizar esses feitos até 31 de março receberá US $ 20 milhões, enquanto a equipe do segundo lugar receberá US $ 5 milhões. Outros US $ 5 milhões também estão disponíveis para uma variedade de outras realizações, trazendo os ganhos do prêmio para um total total de US $ 30 milhões. Claro que cada equipe deve possuir financiamentos próprios para conseguir alcançar a meta proposta.


As equipes finalistas também podem se qualificar para prêmios adicionais no marco do espaço, incluindo US $ 1,75 milhões para chegar à lua (descendo diretamente à superfície ou completando pelo menos uma órbita lunar) e US $ 3 milhões para comprovar a aterragem lunar suave. Esses prêmios serão divididos uniformemente entre todas as equipes capazes de realizar as tarefas.

para conhecer esse desafio, acesse a página do projeto.


ExoMars Trace Gas Orbiter
A missão ExoMars liderada pela Agêcnia Espacial Europeia (ESA) chegou a Marte em outubro de 2016 com o Trace Gas Orbiter (TGO) e o Schiaparelli lander no reboque. O TGO iniciará a etapa de ciência da missão no Planeta Vermelho em 2018. 

O orbiter carrega dois conjuntos de instrumentos chamados espectrômetros que são projetados para medir o metano - cuja presença pode sinalizar atividade biológica ou geológica - e outros gases traços na atmosfera marciana . Atualmente, o TGO circunda o planeta uma vez a cada 4,2 dias, mas precisará ser baixado em uma altitude quase circular de cerca de 400 quilômetros e ter uma órbita de 2 horas para completar seus objetivos científicos. Até o início de 2018, um método conhecido como "aerobraking" será usado para baixar lentamente o TGO mais perto da superfície do planeta.


O TGO também está equipado com um detector de neutrões, que deve detectar depósitos de água ou água-gelo perto da superfície, e um poderoso sistema de câmera para capturar imagens do Planeta Vermelho e possivelmente suas luas.

Para saber mais sobre essa missão, acesse a página da ESA.


MAIO e JUNHO

Mars InSight Lander
O InSight Mars Lander da NASA deverá ser lançado em maio e chegar ao Planeta Vermelho em novembro. (sim, a viagem é longa...).

A missão (abreviação de Exploração do Interior usando Investigações Sísmicas, Geodesia e Transporte de Calor) estudará o interior profundo do planeta para obter uma melhor compreensão dos processos que ajudaram a formar planetas rochosos como Marte e Terra. Os dados coletados dessa missão também podem ser úteis para futuras missões tripuladas para o Planeta Vermelho, disseram autoridades. 


A InSight está programada para se lançar no topo de um foguete United Launch Alliance Atlas V da Base da Força Aérea de Vandenberg em maio e depois pousar perto do equador marciano em novembro. O lander será equipado com um sismômetro para detectar "terremotos em Marte" e ataques de meteoro, usando a energia sísmica desses fenômenos para estudar material muito abaixo da superfície marciana pela primeira vez. Espera-se que a missão dure um ano marciano, ou aproximadamente dois anos da Terra.

Acompanhe a página da missão para mais detalhes. existem 3 links: a página principal com detalhes mais técnicos, a página de divulgação cuja navegação é mais amigável, e um jogo que desafia os navegantes a concluir a missão em Marte - os vencedores terão seus nomes gravados na sonda!! Clique aqui para conhecer.    


Testes para voos privados de astronauta
No início deste ano, a NASA concedeu mais quatro contratos à Boeing e a SpaceX para viagens de taxi espacial privado para e da Estação Espacial Internacional (ISS). 


A imagem ao lado ilustra o trabalho destas duas empresas. A SpaceX está trabalhando em uma versão capaz da tripulação da sua cápsula Dragon e planeja voar um vôo de teste com tripulação em maio de 2018, enquanto a Boeing está desenvolvendo uma cápsula chamada CST-100 Starliner , que está programada para pilotar seu primeiro vôo de teste desenroscado em junho 2018, seguido por um voo tripulado em agosto. 

Cada nave espacial poderá transportar até quatro astronautas 100 kg de carga para uma rotação de tripulação programada ou uma situação de "barco salva-vidas" de emergência. Os contratos com a Boeing e a SpaceX aliviarão a necessidade da NASA de comprar assentos a bordo da nave. 

As empresas estão programadas para serem submetidas a testes finais de certificação de segurança humana na segunda metade do ano, com os primeiros vôos da NASA com tripulação que provavelmente ocorrerá em 2019 .

Para acompanhar essa corrida, acesse a página da NASA.

JULHO

Parker Solar Probe
A Parker Solar Probe da NASA deverá ser lançada no dia 31 de julho e viajará mais perto do sol do que qualquer nave espacial na história. 

Ao longo dos próximos sete anos, a missão realizará 24 sobrevoos próximos do sol - algumas das quais trarão a espaçonave em apenas 6,2 milhões de km da superfície solar. A partir deste ponto de vantagem exclusivo, a sonda será capaz de medir os campos elétricos e magnéticos do sol, fotografar estruturas na superfície do sol e estudar o vento solar. 


De fato, durante os encontros mais próximos, espera-se que a sonda espacial experimente temperaturas de até 1.370 graus Celsius e radiação solar intensa. Estes dados podem ajudar os astrônomos a responder perguntas sobre a atmosfera externa perplexa do sol, também conhecida como corona, que é de alguma forma mais quente do que a superfície do sol e outros mistérios de longa data sobre a nossa estrela mais próxima.

Para saber mais, acesse a página desse projeto.


Hayabusa2 e seu 2º encontro a um asteroide.
A missão Hayabusa2 da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão é outra missão de amostragem de asteróides a caminho de seu destino. A nave espacial JAXA lançada em 2 de dezembro de 2014 e espera-se chegar ao asteroide 162173 Ryugu entre junho e julho.

A Hayabusa2 segue a missão histórica Hayabusa de JAXA em 2003, que trouxe as primeiras amostras prístinas de um asteróide para a Terra em 2010. 


Desta vez, a missão pousará uma pequena sonda na superfície do asteroide, bem como um par de rovers para explorar sua a superfície. Hayabusa2 passará um ano estudando-o antes de coletar amostras para retornar à Terra em dezembro de 2020.

Acesse a página da Agência Espacial Japonesa para saber mais sobre essa missão.  


Últimos dias da sonda Dawn
A nave espacial Dawn da NASA passará seus últimos dias a estudar o planeta anão Ceres (localizado no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter), antes que ele permaneça sem combustível em algum momento no segundo semestre de 2018. 

O tempo do fim da missão depende em grande parte das atividades e observações que a sonda fará. Até agora, foi anunciado que Dawn irá mergulhar até uma altitude de apenas 200 km acima da superfície de Ceres, marcando a aproximação mais próxima da sonda ao planeta anão. 

Dawn lançado em setembro de 2007 com o objetivo original de estudar dois dos três protoplanetas conhecidos do cinturão de asteroides, Vesta e Ceres. Para saber mais sobre essa missão acesse essas publicações.


OUTUBRO


BepiColombo, Mercury explorer

A Agência Espacial Européia (ESA) e a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) planejam lançar uma missão conjunta para Mercúrio em outubro de 2018. A missão inclui uma espaçonave transportadora chamada Módulo de Transferência de Mercúrio (MTM) - que fornece energia elétrica durante o cruzeiro interplanetário - e dois orbiters separados: o Orbiter Planetário Mercúrio da Europa e o Orbiter Magnetosférico de Mercúrio do Japão. 

BepiColombo levará cerca de sete anos para entrar em órbita em torno de Mercúrio, usando várias assistências de gravidade da Terra e Vênus. A missão é projetada para investigar como Mercúrio se formou tão perto de uma estrela-mãe e para examinar mais de perto a estrutura interior, a geologia, a composição e o campo magnético do planeta.   

acompanhe essa missão pela página da ESA. Clique aqui.

DEZEMBRO

OSIRIS-REx, rastreador de asteróides
A missão OSIRIS-REx da NASA abreviatura para Origens, Interpretação Espectral, Identificação de Recursos, Segurança-Regolith Explorer) irá estudar o asteróide Bennu próximo da Terra. Embora a missão tenha sido lançada em 8 de setembro de 2016, não deverá chegar a Bennu antes de setembro de 2018. 

Ao longo de aproximadamente dois anos, OSIRIS-REx irá orbitar e estudar Bennu com grande detalhe antes de se encontrar com a rocha espacial e coletar amostras. Os asteróides são restos da formação de planetas e eles carregam planos do sistema solar inicial. Portanto, as amostras coletadas do corpo rochoso ajudarão os astrônomos a aprender mais sobre a evolução do nosso sistema solar e como os planetas se formaram. Se tudo correr de acordo com o plano, OSIRIS-REx retornará à Terra em 2023, marcando a primeira missão de retorno de amostra de asteróides dos EUA.

Clique aqui para acompanhar os dados da missão.

A CHina na Lua de novo com a Chang'e 4


A missão chinesa Chang'e 4 está programada para ser lançada a partir de Xichang, na China, perto do final de 2018. Se tudo correr de acordo com o plano, a sonda lunar fará o primeiro pouso robótico no outro lado da Lua. A Administração Nacional do Espaço da China (CNSA) também planeja lançar uma missão de retorno de amostra para a Lua, que foi reprogramada para ser lançada em 2019. O Chang'e 4 testará hardware e técnicas processuais úteis para a amostra Chang'e 5 - missão de retorno. 


O caçador de exoplanetas CHEOPS
A Agência Espacial Européia planeja lançar o satélite Caracterizador de ExOPlanetas (CHEOPS) para procurar novos exoplanetas em torno de estrelas brilhantes próximas que já são conhecidas por abrigar planetas alienígenas. 

O satélite será lançado na órbita terrestre. Usando um método conhecido como fotometria, CHEOPS medirá os raios dos planetas na faixa de massa super-Terra-Neptune. O monitoramento de alta precisão do satélite buscará alterações no brilho das estrelas que ocorrem quando um planeta passa, ou "transita", na frente de sua estrela hospedeira, fornecendo pistas sobre seu tamanho e possivelmente sua estrutura interna. (novamente esta é a técnica utilizada pelo meu amigo dr Felipe).

Espera-se que a missão dure 3,5 anos e as descobertas serão usadas para determinar quais planetas seriam melhores para observações de acompanhamento por telescópios que podem estudar as atmosferas do planeta ou potencialmente procurar sinais de habitabilidade.  

Para saber mais, acesse a página da missão.




Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.