Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Previsão de fenômenos astronômicos para 2018

Super luas, chuvas de meteoros e alinhamentos de planetas são apenas alguns dos fenômenos  que serão possível observar ao longo de 2018 — e muitos deles poderão ser vistos a olho nu, sem a necessidade de grandes equipamentos para isso!

A boa notícia é que diversos eventos astronômicos estão previstos para os céus paranaenses ao longo do ano que vem, em especial para Curitiba.

Então se preparem: conheça nessa publicação as dicas e efemérides para ficar Olhando para o Céu o ano todo!


Efeméride é uma palavra muito utilizada em astronomia para anunciar a ocorrência de um evento celestial (como eclipses, cometas, etc) e descrever os dados científicos envolvidos (como posições relativas, brilho, duração do evento, etc). 

A palavra tem origem grega e relaciona-se com um fato relevante escrito para ser lembrado ou comemorado em um certo dia, ou ainda uma sucessão cronológica de datas e de seus respectivos acontecimentos.

Sabendo disso, confira as efemérides previstas para esse ano, em especial, aquelas possível de serem vistas no Brasil: (as imagens são créditos do portal cartacelestes.com)


Janeiro: O ano já começa com alguns fenômenos bastante curiosos. Já no primeiro dia de 2018, Mercúrio alcançará o maior afastamento angular do Sol, podendo ser visto a olho nu pouco antes do nascer do Sol. Quem estender as festividades de Revéillon, por exemplo, poderá ver o planeta por volta das 6h. No dia seguinte, 2 de janeiro, ele volta a aparecer com seu brilho máximo.

Janeiro também deve ter uma superlua cheia, quando o satélite fica mais próximo da Terra, e um eclipse total de uma  Lua Azul! Falei disso nessa publicação (e aguardem por mais detalhes sobre o segundo evento!).

No dia 11, haverá um alinhamento de astros que também poderá ser observado com facilidade. Marte, Júpiter e a Lua vão ficar muito próximos no céu ao longo de toda a noite, dando a impressão de que estão alinhados, conforme ilustra a imagem ao lado.



Fevereiro: Entre os dias 7 e 11 de fevereiro, será possível observar mais alguns alinhamentos. O primeiro deles será entre a Lua e Júpiter. No dia 9, é a vez do satélite natural e Marte ficarem lado a lado e, no dia 11, a Lua e Saturno entram nessa fase de conjunção. Confira na imagem ao lado. Todos esses fenômenos vão estar mais visíveis nas primeiras horas da madrugada.



Março: Embora não seja tão incomum, uma nuvem estelar vai poder ser vista nos céus no dia 2 de março. Trata-se de um aglomerado de estrelas que dá a sensação de que elas estão todas juntas e que o céu noturno está muito mais estrelado. Esse evento estará visível na constelação de Carina durante toda a noite. Na imagem ao lado, é a região direita inferior. Mas para ter essa sensação é necessário estar num local adequado, longe da luz da cidade...


Apesar de ser visível a olho nu, quem utilizar um binóculo ou algum outro tipo de equipamento vai poder visualizar o fenômeno com mais detalhes. 

Entre os dias 6 e 22 Mercúrio será facilmente localizado a leste, pouco depois  pôr do Sol . Será o ponto mais brilhante visível no inicio da noite, reluzindo um tom levemente avermelhado.

Uma excelente oportunidade de observação a Urano irá ocorrer no dia 28: ele aparecerá a apenas 4 arc de minutos no céu de separação com Vênus por boa parte da noite. Utilize Vênus como um guia para achar Urano, pois os dois estarão juntinhos no céu.
 
Em março também teremos um lua azul (clique aqui para entender o que é isso)
 


Abril: No dia 11 de abril acontece o pico da chuva de meteoros Virgenídeas — nome dado quando esses objetos celestes aparentam vir da constelação de Virgem. O melhor horário para observar os meteoros será próximo à meia-noite.

Já no dia 27, outra chuva semelhante poderá ser vista nos céus paranaenses. Desta vez, ela vem da direção da constelação de Escorpião, mais especificamente da vizinhança da estrela vermelha Antares.
 


Maio: O planeta Júpiter vai alcançar sua menor distância em relação à Terra no dia 8. Isso significa que seu brilho será maior e será mais fácil visualizá-lo nos céus. Embora seja possível vê-lo sem equipamentos, quem usar um binóculo ou lentes um pouco mais potentes poderá ver alguns detalhes a mais. No caso de um pequeno telescópio, por exemplo, será possível observar até mesmo as suas luas.

Já no dia 12, teremos um novo pico da chuva de meteoros vinda da direção de Antares, da constelação de Escorpião.



Junho: O dia 9 de junho será o pico da chuva de meteoros Ophicudeas, quando os objetos vêm da constelação de Ofiúco. A maior incidência de meteoros será próximo à meia-noite. Esse mesmo fenômeno se repete no dia 19.

Mais para o fim do mês, no dia 27, é a vez de Saturno se aproximar da Terra - essa é a melhor posição para quem quer observar o planeta e seus anéis. Com um pequeno telescópio, será possível observar as estruturas e algumas de suas luas.  Fiquem espertos pois é provável que alguns  observatórios e  planetários organizem eventos de observações !!


Entre os dias 10 de junho e 16 de julho Saturno se mostrará como uma estrela branca amarelada bem intensa  - essa será a maior intensidade de seu brilho durante o ano.

Já entre o dia 16 de junho a 4 de julho será a vez de Jupiter aparecer bem brilhante, como um diamante branco, visível em sua maior magnitude (brilho) do ano.


Julho: Julho será o mês com a maior incidência de meteoros. No dia 7, eles vêm da constelação de Capricórnio, de Aquário no dia 28 e de Peixes Austral no dia 30. E a boa notícia é que o inverno costuma ser a época do ano com tempo mais estável na região Sul, o que aumenta as chances de visualizar estrelas cadentes.



A partir do dia 15 até o final de outubro Urano estará mais brilhante, com magnitude de 7.5, o que ainda sim o torna visível apenas com telescópios.


No dia 27, acontece um eclipse lunar total, mas será visível apenas no hemisfério oriental.

No mesmo dia, Marte entra em estado de oposição e seu brilho fica mais intenso em nosso céu, facilitando sua visualização. Ele estará mais brilhante que Jupiter! Na ocasião, Marte estará a pouco mais de 57 milhões de Km da Terra, bem mais perto de nós do que esteve em sua última aproximação de 2003.


 
Agosto: No dia 17 de agosto, o planeta Vênus poderá ser visto a olho nu entre as 18h e 21h, já que ele estará em sua elongação máxima — ou seja, com sua separação angular total em relação ao Sol. Além disso, no mesmo dia, será possível ver a Lua e Júpiter lado a lado no céu.

A partir do dia 31, Urano estará bem brilhante no céu, alcançando magnitude 5.7, o que permitirá a aqueles acostumados a ficar olhando para o céu facilmente identifica-lo sem instrumentos.


Setembro : Duas chuvas de meteoros vindas da constelação de Peixes estão previstas para acontecer em setembro. A primeira delas acontece no dia 8 de setembro e a segunda no dia 20. Ambas poderão ser vistas mais perto da meia-noite.

No dia 21, Vênus aparece novamente no firmamento e estará bem brilhante a oeste. Será uma ótima oportunidade de observar a fase crescente do planeta com o auxílio de um binóculos ou telescópio.


Outubro: O mês de outubro será um pouco menos agitado em termos astronômicos. No máximo, será possível ver um alinhamento entre a Lua e Júpiter no dia 11 e entre a Lua e Saturno no dia 14. Já no dia 18, é a vez do nosso satélite natural se aproximar de Marte.
 

Novembro: Um novo aglomerado estelar vai ser registrado, desta vez no dia 17. A nuvem de estrelas poderá ser vista na região da constelação de Touro entre as 21h e 05h a olho nu. Mais uma vez, quem tiver algum tipo de equipamento vai conseguir observar mais detalhes.
 

Dezembro: O mês inicia com Vênus brilhando no céu intensamente. 

No dia 14 espera-se chuva de meteoros vindo da constelação de Gêmeos.

No dia 17, é a vez do planeta Mercúrio alcançar seu brilho mais intenso nas primeiras horas do dia.

No dia 16 um pequeno cometa que circula o Sol a cada 5.5 anos ficará visível a olho nú, com magnitude 3. É o cometa 46P/Wirtanen que passará a 11.6 milhões de Km do Sol, atravessando a constelação de Touro. Darei mais detalhes proximo desse evento. 

Entre os dias 8 e 29, Mercúrio o brilho de Mercúrio será destaque bem cedo, pouco antes do nascer do Sol.



DICA:
Vários softwares utilizam as efemérides previstas para simular os eventos. Eu utilizei nessa publicação o portal cartaceletes. Mas recomendo ler essa publicação caso queira conhecer alguns deles. É bem legal viajar no tempo com o auxílio desses apps, e ver os eventos futuros e passados ocorrendo na sua tela...

Caso queira conhecer o que os astrônomos lêem nas efemérides astronômicas do ano, clique aqui e visualize a tabela com dos dados.  Mas talvez sejam melhor entendidos quando traduzidas ... então clique aqui para ver como fica mais fácil de lidar com eles...


Boa observações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.