Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Raro eclipse da Lua azul ocorrerá no final deste mês! (atualizado)

O dia 31 de janeiro reservou uma coincidência astronômica rara envolvendo nosso astro mais próximo: uma superlua azul de sangue!

A foto ao lado (sim é real!) registrou o fenômeno na Grécia.  Havia 150 anos que um evento com essas características não ocorria...

Quer saber o que esse nome especial significa?.




Nomenclatura
Três eventos diferentes puderam ser observados ao olhar para a Lua na noite desda quarta, dia 31:  Uma superlua do tipo azul e durante um eclipse. A última vez que um evento desse tipo foi observado pelo céu foi em 1868!


"Superlua", 'Azul', e 'de sangue' foram os adjetivos atribuidos à Lua nessa ultima noite do mês de janeiro. Você sabe o que eles significam?

Superlua
Uma superlua ocorre quando a Lua ocupa uma região em sua órbita de maior proximidade com a Terra, uma vez que a trajetória orbital de nosso satélite não é um circulo exato, mas sim levemente alongado, uma  elipse, o que faz com que a distância da Terra até a Lua varie de  363 104 km ate 405 696 km.

Quando a Lua atinge o ponto mais distante da Terra ao longo de sua órbita dizemos que está em apogeu; quando está mais perto, é seu perigeu. Como há um movimento relativo entre esses dois astros, leva um certo tempo para que ela passe por esses pontos novamente: em média, leva-se 1 ano e meio para a Lua sair do apogeu e voltar a ele - esse é o tempo médio que uma Superlua ocorrer.

Para se aproximar do ponto de perigeu a Lua demanda um período aproximado de 120 dias. Por isso, superluas são observadas ao longo de 3 meses consecutivos - o evento desta noite foi o 3º, que iniciou-se em dezembro de 2017. A imagem ao lado ilustra essa situação;

Durante uma superlua período nosso satélite natural pode aparentar estar 15% maior e até 30% mais brilhante, dando a impressão de que está maior no céu. A imagem ao lado ilustra essa diferença.

Achei uma animação que apresenta todos esses dados. Ao assistir, observe primeiro a dada de inicio, informada no canto direito inferior. Então observe o movimento da Lua ao redor da Terra no canto esquerdo superior, e com osua distância varia na barra no centro da imagem (que passa atras da lua). Por fim, observe a variação das fases da Lua e sua dança (falarei dela no futuro...):

Lua Azul
Uma Lua azul é simplesmente o nome dado a 2º Lua cheia que ocorre dentro de um mês. No caso, janeiro começou e terminou com a Lua em fase cheia, e por isso a fase cheia do final do mês é chamada de lua Azul.

Apensar do nome, a Lua não muda de cor, mas talvez mexa com a imaginação das pessoas, uma vez que não é todo mês que uma Lua azul ocorre... este ano em março teremos a repetição deste evento!

Diversas civilizações ao longo da história possuem lentas relacionados a esse evento. Também existem muitas musicas e histórias, mas talvez a mais famosa seja dos Smurfs!

Lua de Sangue
Esse é outro nome atribuído a um evento relacionado com a Lua, mas dessa vez, sempre que ocorre um eclipse total do lunar: enquanto nosso satélite estiver passando pela sombra da Terra, a Lua fica com um tom avermelhado, pois passa a refletir apenas uma pequena parte da luz que atravessa nossa atmosfera e a atinge. 

Essa tonalidade avermelhada ocorre devido aos gases atmosféricos agirem como filtros de luz, que desviarem e absorverem boa parte das tonalidades azuis e verde da luz solar, deixando passar apenas frequências luminosas mais longas (proximos do vermelho).

Os eclipses lunares ocorrem com certa frequência devido ao alinhamento orbital entre o Sol, a Terra e a Lua. Contudo, para observa-lo é necessário estar em algum ponto da superfície da Terra durante a ocorrência desse alinhamento. Por essa razão no Brasil não foi possível observar o evento. 

Para aqueles que ficaram tristes, em 27 de julho ocorrerá outro eclipse da Lua e este será visível no Brasil!

O evento de 31 de janeiro
Conseguiu compreender agora o que é a Superlua azul de sangue? (traduzindo: a 2a Lua cheia de um mesmo mês, observada enquanto transita pela região mais próxima da Terra durante um eclipse).

A superlua e a Lua azul é possível de serem observadas de qualquer lugar do planeta, diferente do eclipse, que apenas as localidades abaixo conseguiram acompanhar:





Fonte:

Um comentário:

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.