Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Forte clarão é visto no céu da Bahia (hilário)


Um forte clarão foi avistado na noite desta terça, dia 20, em Salvador. A noite ficou tão clara quanto o dia durante 3s.

Especialistas ainda não estão certos, mas acreditam que tenha sido um meteoro ou parte de um foguete russo que teve problemas no lançamento...

O fato gerou muita repercussão pela web, algumas hilárias... acompanhe!




Os fatos
Próximo das 22h30min dessa terça dia 20 várias pessoas avistaram um clarão intenso nos céus de várias cidades da Bahia e Sergipe.

Câmeras de segurança registraram o momento em que uma luz se aproxima do mar, deixando o céu claro. Assista ao vídeo abaixo:


Pelas redes sociais existem diversos relatos do fenômeno. Alguns chegaram a cogitar que se tratasse de uma explosão. O astrônomo Fernando Munaretto, que contou também ter visto o clarão,  acredita que o fenômeno tenha sido causado por um meteoro que ao entrar na atmosfera se queimou no ar.

(ATUALIZADO:) De acordo com o portal G1, moradores do município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador encontraram um objeto que teria caído do céu na noite de terça-feira (20). A estrutura, que parece de ferro, tem cerca de 2,9 kg e 15 cm. O objeto na foto ao lado foi encontrado em uma área de vegetação que fica no entorno de uma loja de materiais de construção. Há um pequeno buraco no local da susposta queda.

Ao que tudo indica, o objeto é parte de um foguete russo destinado à estação espacial internacional e que possivelmente teve algum problema e queimou na atmosfera ao atravessar essa região. A agência espacial russa ainda não confirmou o fato, mas o plano de voo do foguete previa essa trajetória.

A Rede Brasileira de Monitoramento analisou as imagens gravadas e determinou a trajetória do objeto (ao lado), que acreditam ser um meteorito. O objeto, que foi visto em Salvador, toda a costa leste além de Sergipe, entrou na atmosfera terrestre às 22:27:52, horário local  no sentido nordeste para sudeste e explodiu sobre o Oceano Atlântico, a cerca de 83Km da Praia de Garajuba e aproximadamente 29 Km de altitude. As informações foram coletadas e analisadas por uma equipe da BRAMON nessa noite entre 20 e 21 de fevereiro.


A hilária divulgação 
Tive conhecimento desse fato pela rádio BandNews. Quando eu ouvi notícia tive que publicar aqui, pois sua divulgação foi hilária!!! veja a reação do pessoal do estúdio na transmissão da manhã de 21/02:


P.S.: o vídeo acima é da íntegra do jornal da BandNewsFM dessa manhã... a notícia do clarão foi ao ar entre os 40min e 49min desse vídeo... por isso, recomendo assistir esse trecho várias vezes para poder rir por completo...


4 comentários:

  1. professor nessa publicação você mostra q acha ou q alguns cientista acreditam em extraterrestre,e eles não existem
    Enzo 5c

    ResponderExcluir
  2. você acha que pode ser de uma nave de algum ser desconhecido?(o pedaço de metal)
    Tomás e Gabriel

    ResponderExcluir
  3. oi prof aqui é a melissa,quando esse foguete foi lançado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melissa. No final de fevereiro, após a analise dos destroços, a rede brasileira de monitoramento confirmou que se tratava de um meteoro, com velocidade era de cerca de 11.8 Km/s em um ângulo de cerca de 49°. Esses dados, descartam a possibilidade de lixo espacial que normalmente reentram na atmosfera a um ângulo muito mais raso e numa velocidade menor que 7.4 Km/s. Um fato interessante é que o meteoro, devido a sua baixa velocidade o início do fenômeno luminoso foi muito baixo, a cerca de 51 Km de altitude.
      Valeu pela curiosidade!

      Excluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.