Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Por que o lançamento do FalconHeavy é importante

O mais poderoso foguete do mundo acaba de ser lançado ao espaço e pode dar início a um novo da exloração espacial.

São várias as possibilidades para o novo equipamento, dentre elas turismo espacial, colonização da Lua e Marte!

Veja o que os especialistas esperam para o futuro.


Na semana passada um lançamento histórico foi feito no mesmo local de onde o homem decolou para alcançar a Lua: o foguete HeavyFalcon, da empresa SpaceX, colocou em órbita uma carga inusitada...

Diante da alta taxa histórica de falhas em voos inaugurais, o lançamento não foi tripulado: dessa vez levou apenas um carga experimental - um automóvel da Tesla, outra empresa de Musk, com um manequim vestido com um traje especial.

"Estimamos que ele fique em órbita por centenas de milhões de anos, talvez até mesmo bilhões de anos." Três câmeras presas ao carro registrarão "paisagens épicas", disse Elon Musk, empresário dono das empresas SpaceX e Tesla. 

Os 27 motores Merlin em sua base são capazes de gerar um impulso de 23 mil kilonewtons, pouco mais do que o dobro do que o foguete mais potente existente hoje, o Delta IV Heavy, que é operado pela empresa americana United Launch Alliance, uma das principais concorrentes da Space X.

Com 70 metros de altura, o Falcon Heavy foi criado para colocar no máximo 64 toneladas em órbita baixa, o equivalente a quatro ônibus. Na verdade, raramente será exigido que ele carregue tanto peso, porque a Space X espera que ele seja capaz de pousar de volta na Terra após o lançamento, e o combustível necessário para isso limita sua capacidade neste aspecto.

Veja um comparativo de carga entre os foguetes em uso atualmente:


Mas a enorme propulsão do foguete cria algumas possibilidades, como transportar satélites bem mais pesados para uso pelas forças militares e de inteligência americanas (o tamanho dos satélites hoje é limitado pela performance dos foguetes atuais), lançar mais satélites ao mesmo tempo e robôs maiores para explorar a superfície de Marte ou de outros planetas como Júpiter e Saturno e suas luas ou colocar em órbita telescópios de grande porte.

Por enquanto, o Falcon Heavy tem apenas algumas reservas previstas para suas missões, duas delas para o envio de grandes satélites de telecomunicação que precisam ser colocados em órbita geoestacionária a 36 mil km acima da Terra.

"Esses satélites têm mais de 6 toneladas, enquanto a capacidade do foguete é de 8 toneladas para uma viagem até uma órbita geoestacionária se ele for integralmente reutilizado", disse Rachel Villain, da consultoria especializada em atividade espacial Euroconsult.

A SpaceX tem outro ativo importante: 90 milhões de dólares por lançamento. Graças à recuperação e reutilização planejada de lançadores, a empresa é três vezes mais barata que sua concorrente mais próxima.

Ruma  Lua e ao turismo espacial
Faz um ano que a SpaceX anunciou ter assinado um contrato com dois passageiros para levá-los à Lua e trazê-los de volta sãos e salvos. Uma façanha que não foi realizada desde o lançamento do Apolo, em 17 de dezembro de 1972. Os dois turistas ao espaço seriam instalados a bordo do Dragon2 - uma versão para passageiros da cápsula que já entrega carga da Nasa à Estação Espacial Internacional - e propulsada pelo foguete Falcon Heavy. AO lado, um esquema do veículo.

O turismo espacial é um mercado promissor, mas os preços o restringirão por algum tempo aos milionários. A viagem à Lua estava planejada para o final deste ano, mas a SpaceX foi muito discreta sobre o avanço deste projeto.  Jeff Bezos, o fundador da Amazon e da companhia espacial Blue Origin, estão também estão na disputa por esse espaço.

Em dezembro de 2017, Donald Trump encarregou à agência espacial americana a instalação de uma base na Lua como um primeiro passo de uma missão para Marte. No entanto, o presidente foi vago com os detalhes, o financiamento ou o calendário de uma iniciativa que o ex-presidente George W. Bush já havia prometido para 2020, mas que foi adiada por falta de fundos. A possibilidade de associações com o setor privado talvez seja uma saida viável para concretizar essa nova etapa.

Para Marte
A colonização do Planeta Vermelho é um objetivo a longo prazo de Elon Musk, e o Falcon Heavy é um passo nesse ambicioso projeto, que deve ser alcançado graças ao próximo foguete, cuja linha foi apresentada pelo empresário no outono de 2017. 

Este foguete, apelidado "Big Fucking Rocket" (BFR - não é piada não...) deveria permitir a SpaceX resolver um dos problemas para ir a Marte, o financiamento. O BFR será o foguete que substituirá o Falcon 9 e o Falcon Heavy, assim como a cápsula Dragon.

De acordo com seu projeto atual, o foguete medirá 106 metros de altura e terá um impulso de 10,8 milhões de libras, o que faria dele o mais potente já construído, incluindo o Saturn V (7,9 milhões) que enviou os astronautas à Lua no final da década de 1970. 

O futuro? Só a imaginação e interesse dos bilhonários envolvidos podem dizer, uma vez que dinheiro para execução de suas obras não é o problema...



Fonte:

3 comentários:

  1. prof. Fábio, qual é a missão espacial do FalconHeavy?
    Tomás e Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Meninos! obrigado pela pergunta de voces. O FalconHeavy não possui uma missão específica... ele foi construído para levar cargas pesadas (heavy) ao espaço e pode servir a várias missões diferentes por ser reutilizável... a mais provável é de enviar o homem a Marte!

      Excluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.