Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 1 de março de 2018

Projetor de estrelas caseiro!

Registro nesta publicação mais uma atividade que realizei com meus pequenos astrônomos. 

Nessa semana montamos um projetor de estrelas caseiro!

A atividade busca inspirar a admiração celeste, a identificação de algumas estrelas e constelações, e a troca de experiências com familiares e amigos.

Quer ver como foi? (quem sabe você monta o seu também!!)




A proposta

Ao longo das férias convivi com o medo do escuro de minha filha e mesmo explicando que não havia perigo, fui impulsionado a encontrar uma solução mais efetiva para essa situação. ...

Numa das tentativas orientei-a a seguir o que eu mesmo fazia quando ficava com medo do escuro: "olhe para a luz das estrelas". Foi então que ela corretamente falou que não são todas as noites que as estrelas aparecem no céu... Concordei silenciosamente com seu relato, pois ele pode estar encoberto por nuvens... Tive que pensar num meio de deixar as estrelas ao alcance de seus olhos...

Foi diante deste contexto que elaborei um projetor de estrelas caseiro - esse era um aparato que ha tempo estava procurando para presentear minha pequena, mas a um custo acessível... Existem vários modelos a venda, mas sempre os achei muito caro e pouco realistas...A foto ao lado ilustra um deles.


Com o auxílio de uma fonte luminosa, consegui criar o aparato cujo efeito ilustro na imagem que inicia essa publicação. A foto em questão foi tirada de dia, enquanto desenvolvia a atividade com um de meus alunos. Por isso o aparato está voltado para a superfície de uma mesa - observe os pontos de luz que se projetam pela superfície da mesa.

Um efeito mais intenso e próximo da realidade é obtido durante a noite, quando apontamos o aparato para o teto de um quarto escuro - foi assim que o utilizei em algumas noites com minha filha para projetar estrelas no teto do quarto dela!


Logo comecei a pensar em algo que pudesse construir com coisas que tinha a mão, e consegui com o que descrevo a seguir.

A admiração e alegria de minha filha foi tão grande que decidi replicar essa experiência com meus pequenos astrônomos do 5º ano.

Material
A lista a seguir contêm o material que utilizei na "versão 2.0" que desenvolvi com meus alunos:
- Uma lata opaca de qualquer tamanho, vazia e limpa, sem tampa e sem fundo;
- Papel aluminio ou papel craft (ou qualquer outro papel opaco);
- alfinete ou agilhas de diâmetros diferentes;
- fita crepe;
- caneta marca texto;

Montagem
Iniciei orientando a turma o que seria construído, mostrando como ficou minha montagem original. Então distribui o material para os alunos e começamos a montagem.
 
O primeiro passo foi posicionar o papel sobre uma das extremidades da lata e estica-lo bem. Então, dobra-se os excessos de papel para baixo, de forma a envolver uma pequena parte da lateral da lata. Usei fita crepe para fixar o papel na lata e mantê-lo esticado.

Então utilizamos caneta marca texto ou canetinha para fazer um sinal de "+", de forma a dividir a superfície do papel em 4 setores. Cada ponta do sinal de "+" representa um ponto cardeal. Para facilitar a construção, pedi para que colocassem o norte na ponta a sua frete. Assim, o oeste é a ponta a direita, o leste à esquerda e o sul fica voltado para cada aluno.

Desenhei no quadro esse formato e comecei a espalhar as estrelas - utilizei para isso o Stellarium, mas poderia ser qualquer outro planisfério (veja mais abaixo). Orientei aos alunos para observarem atentamente o meu desenho do quadro, e cuidadosamente fazer furos no papel com a agulha nas posições onde marquei as estrelas. Segue alguns registros dos furos feitos pelos alunos:


Depois é só iluminar a outra extremidade da lata e apontá-la para uma superfície. No caso da aula, testamos na mesa e na parede, mas a ideia é que seja projetado no teto do quarto de cada um - essa foi a tarefa de casa, a qual aguardo pelos relatos e comentários ao final desta publicação!!

Confira outras fotos dessa montagem:




Educação em Astronomia
A diversão de projetar estrelas passa a ser educativa quando os jovens tentam localizar no céu as estrelas que projetam no teto do quarto. Foi isso que propus, orientando-os a localizar alguns grupamentos de estrelas que foram furadas, como as três Marias (constelação de Órion), o Cruzeiro do Sul, Escorpião, constelações do zodíaco e estrelas como Sirius e Canopus.

Mas para que a observação possa ocorrer é necessário posicionar a latinha corretamente dentro do seu quarto! Lembre-se da dica que foi dada em aula: coloque o lado OESTE da lata dentro de seu quarto para o lado em que o Sol se põem com relação a sua casa.

Com essa atividade, penso que o teto do quarto tornou-se um espaço não formal para o estudo de astronomia! E como esse aparto é portátil, por que não transformar qualquer local (escuro) em uma oportunidade para observar os padrões do céu?

Resultados
Meus pequenos astrônomos demonstraram-se muito animados com o resultado de suas montagens pois o padrão de pontos luminosos projetados é muito próximo do céu de verdade! Se (re)fizer com atenção, a prática pode levar a perfeição, criando reproduções celestes quase que de verdade!

Ao longo das montagens pude constatar que a qualidade dos pontinhos projetados dependerá de dois fatores: do furo, se foi bem feito e se esta alinhado (bem na vertical); e da fonte luminosa utilizada. Percebi que a relação entre estes dois fatores pode acabar criando uma projeção dupla devido a difração da luz, especialmente se o tamanho do furo for compatível com o tamanho da fonte de luz utilizada. Como sugeri que utilizassem a lanterna do celular como fonte de luz, eventualmente torna-se necessário alargar o diâmetro do furo já que cada aparelho utiliza um led de tamanho ligeiramente diferente, conforme percebemos ao longo dos diversos testes realizados.

Nos testes que fiz em minha casa, utilizar lâmpadas comuns como fonte de luz não trouxeram o resultado esperado, pois tais lâmpadas possuem material em sua superfície que naturalmente espalha a luz, não a deixando coesa, o que impedia a projeção de ocorrer. Por isso busquei uma fonte (quase que) pontual de luz e que fosse coesa, com potência suficiente para alcançar o teto. A melhor fonte luminosa que encontrei com essas especificações foi o led do celular.

Além disso, para se aproximar ainda mais do céu de verdade, orientei aos alunos a realizar seus furos em posições aproximadas das estrelas de verdade. Para isso, utilizamos inicialmente moldes pré impressos de estrelas, mas revelou ser um problema furar dois papeis juntos... por isso, orientei-os a fazer os furos comparando as posições de um modelo que desenhei no quadro. Na ocasião, projetei o céu do outono (21 de março, as 21h).

Expliquei a eles que as estrelas do céu mudam ligeiramente de lugar ao longo do ano, e que estrelas visíveis nessa época podem não aparecer 6 meses depois... por isso recomendei a eles fazerem pelo menos 4 projetores de forma a contemplar momentos diferentes do ano. Ilustrei esse fato mostrando o céu em diferentes épocas através do Stellarium e de um planisfério celeste, como este ao lado que é disponibilizado pela UFRGS.

Mas através do Site Carta Celestes  é fácil criar um modelo para fazer seus furos - compartilho as imagens de cada época do ano. Elas foram definidas sempre para o dia 21 as 21h nos meses de março, junho, setembro e dezembro para a cidade de Curitiba (clique sobre as imagens para amplia-las):


Modelo para as turmas de 2020:



Foi interessante observar que o céu projetado de cada aluno era único, pois cada um fazia seus padrões de furos (estrelas) em posições diferentes.

Nesse sentido, não estou certo até que ponto vale a pena tornar essa experiência mais próximo do real, fornecendo modelos com estrelas impressas para cada aluno fazer suas furações neles e fixar de algum modo em sua lata (talvez na tampa?).

Enfim, o fato é que essa atividade deixa muitas oportunidades para todos ficarmos olhando para o céu!!

Boas observações!


P.S.: Esse trabalho foi apresentado no V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, em 2018.

34 comentários:

  1. oi prof. você é o melhor prof. de astronomia

    ResponderExcluir
  2. essa esperiencia foi encrivel

    ResponderExcluir
  3. eae bão muito legal o que você fez com o projetor de estrela caseiro

    ResponderExcluir
  4. Oi prof.aqui é a Heloisa do 5 ano B eu vi seu blog e fis o brinquedo e adorei

    ResponderExcluir
  5. Oi prof. sou Arthur e quero saber se existem outros universos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Arthur. obrigado por sua pergunta.
      Não temos certeza mas essa é uma possibilidade sim... procure por 'multiversos' aqui no blog...
      abraços

      Excluir
    2. olá, vou fazer esse trabalho amanhã em sala de aula e gostaria de saber se funciona se colocar papel colorido em vez de papel alumínio, para as estrelas saírem coloridas

      Excluir
  6. Ola, somos Larissa Trapp e Henrique Hagebock, nós temos uma pergunta: como você sabe aonde as estrelas estão em cada época do ano?

    ResponderExcluir
  7. ola sou a Beatriz e eu estou aqui junto com a Flavia. Amamos navegar nessa publicação. E a gente vai publicar este comentário, e vamos entrar no site. Thau e vamos entrar no blog

    ResponderExcluir
  8. Ola professor Fabio,esse projetor de estrelas é muito legal.Mas,sera que teria vida em outros planetas?Como seria o primeiro ser humano?

    ResponderExcluir
  9. Oi estou no blog olhando para o céu e eu estou aqui com a Flavia e estamos navegando muito legal o site é super ligado na tomada então vou olhar para o céu









    ResponderExcluir
  10. Oi prof.eu fiz com vc o projetor de estrelas caseiro e gostei muito

    ResponderExcluir
  11. Oi estou no blog olhando para o céu e eu estou aqui com a Flavia e estamos navegando muito legal o site é super ligado na tomada então vou olhar para o céu









    ResponderExcluir
  12. Olá professor Fábio,aqui é a Giovana do 5°C,e tenho uma pergunta:
    É possível que haja ouros universos ou galáxias,exista seres vivos racionais como nós humanos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Giovanna. Obrigado por sua pergunta!
      Se você assistiu ao filme CONTATO que recomendei, lembrará que essa foi a pergunta que a pequena astrônoma fez ao pai dela...
      Concordo com a resposta dele: "se só nós existirmos em todo o universo, seria um grande desperdício de espaço"...
      As pesquisas já identificaram milhares de planetas ao redor de outras estrelas... nossa tecnologia não nos permite ainda saber se há alguem por lá, mas certamente a vida tem chances de se desenvolver em outros cantos...
      Se os ETs serão como nós ai é mais complicado... mas tomara que sejam amigáveis...
      Continue sempre olhando para o céu, para se motivar a fazer outras perguntas como essa!

      Excluir
  13. Olá professor Fábio,aqui é a Giovana do 5°C,e tenho uma pergunta:
    É possível que haja ouros universos ou galáxias,exista seres vivos racionais como nós humanos?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Fábio,temos uma pergunta: é verdade que existem outros Sistemas Solares além do nosso?

    Esperamos sua resposta. ♥ Sarah e Laila (5°a) ♥

    ResponderExcluir
  15. Oi é a Luiza do quinto ano A gostaria de aprender mais sobre as constelações para colocar no meu projetor de estrelas .

    ResponderExcluir
  16. Olá,Fabio,eu sou Julia,do 5o A, minha familia gostou muito do projetor caseiro.

    ResponderExcluir
  17. oi professor Fábio, aqui eh a Manu do quinto C, e eu gostaria de saber: por que em certa época do ano tem estrelas e em outra época do ano tem outras estrelas? As estrelas se movem para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manu, adorei a sua pergunta!!! Sabe por que?
      Pois ela é igual à que cientistas fazem: simples e objetiva, e sugere que você tem o hábito de ficar olhando para o céu!!
      Como relata, de fato o céu muda ao longo do ano... existem estrelas que são visíveis durante todo o ano sim (como a constelação do cruzeiro do sul). Mas a maioria delas aparecem apenas durante um período do ano... é o caso da constelação de Orion (onde fica as 'e marias') que aparece no verão, e a constelação do Escorpião, típica do inverno.
      Isso ocorre devido ao movimento da Terra ao redor do Sol: de forma simples, dá para entender que ao longo de sua órbita a Terra olha para partes do céu diferentes?
      Continue assim ein!! Abraços,

      Excluir
  18. Oi professor! Aqui é a Laila, do 5a.E eu tenho uma pergunta: Porque que as estrelas são visíveis na Terra e as nebulosas não sendo que elas são bem maiores?
    Ah, e outra coisa, minha família e eu adoramos o projetor!
    ♥Aguardo a Resposta♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laila.
      Adorei sua pergunta!
      Ela é simples, relaciona conhecimentos (observáveis, práticos e "não observáveis diretamente"), e emprega a postura científica!!
      Iremos falar sobre isso numa aula em breve, mas para te contentar momentaneamente te explico que as nebulosas são visíveis sim, mas estão muuuuuiiiiittto mais longe que algumas das estrelas visíveis no céu, e por isso são bem mais fraquinhas... e o brilho das estrelas chama mais a nossa atenção.
      continue olhando para o céu - e a fazer perguntas assim ta?
      abraços a você a a sua família.

      Excluir
  19. Oi professor Fabio, aqui é a Sofia do 5c.Gostaria de saber se voce sabe quantas estrelas existem no céu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sofia.
      Obrigado por sua pergunta.
      VOu lhe responder de uma forma "poética" mas que não deixa de ser verdade: há tantas estrelas no céu quantos grãos de areias numa praia...

      Numa noite sem nuvens, nossos olhos consegue ver em torno de 1000 estrelas... É muita estrela para se ver numa só noite! por isso fique sempre olhando para o céu!!

      Excluir
  20. Gostei de fazer aquela experiencia com a lata ficou muito legal

    ResponderExcluir
  21. Eu usei uma lata de nescau uma agulha e uma folha de nescau.

    ResponderExcluir
  22. oi professor e o Dudu cruz usei lata de nescau e papel alumínio e lapiseira,e achei um pouco difícil a atividade

    ResponderExcluir
  23. oi prof sou o mauricio do 5a
    eu usei uma latinha de cafe e para furar usei um lapis bem pontudo.

    ResponderExcluir
  24. Oii! é a Larissa do 5 ano A
    Para fazer a atividade eu uei papel alumínio, e para fazer as estrelas eu usei a canet fina...eu fiz mio forte mas depois consegui consertar e deu tudo muito certo! Eu amei essa atividade! até a próxima aula

    ResponderExcluir
  25. oi prof aqui e o Atos do 5 ano a eu usei uma latinha de nescau usei papel aluminio para poder fazer atividade e usei alfinete para furar e adorei fazer essa atividade

    ResponderExcluir
  26. Oi eu sou o Eduardo Zem do 5a ,eu usei sim o projetor caseiro junto ao meu irmão de 3 anos. Foi muito legal . E também usei uma lata de nescau, agulhas e papel aluminio, que ficou melhor ainda de ver.

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.