Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 11 de maio de 2018

2ª noite de observações

Na noite de ontem estivemos na escola para realizar uma atividade de observação noturna com os alunos do 5° ano, pais e outros alunos convidados (valeu galera do 1° EM!!!)

Esta aula foi uma ótima oportunidade de ficarmos olhando para o céu, e nos  prepararmos para as Olimpíadas Brasileira de Astronomia, que será realizado na sexta que vem, dia 18, aqui na escola.

Veja como foi essa atividade, e confira o que você aprendeu com ela.

 Ontem a noite realizamos na escola a observação do céu. Foi a 2ª vez que esta atividade foi realizada (a primeira foi em 2011 - sim, ha tempos! - clique aqui para ver como foi aquela atividade).

Meus objetivos com esta atividade foram os seguintes:
- oportunizar a contemplação do céu com os colegas de familiares;
- identificar algumas estrelas. Nessa aula foi possível observar Sírius, a mais brilhante do céu noturno; Proxima Centauri, a estrela mais próxima de nós (a apenas 4,3 anos-luz); as "três marias" (cinturão da constelação de Orion); e Betelgeuse, a estrela de cor laranja próxima das três marias ;
- identificar algumas constelações, como Orion, o caçador; o cruzeiro do sul
- saber se orientar de acordo com as estrelas, especialmente ao localizar o ponto cardeal Sul através da constelação do cruzeiro do Sul
- identificar planetas. Na ocasião, foi possível identificar Júpiter e Vênus.
- utilizar lunetas, como as que construimos (em breve publicarei esse roteiro)

A aula começou identificando algumas estrelas, planetas e constelações simplesmente olhando para o céu. Depois utilizamos as lunetas que haviamos construido em aula com os alunos do 5° ano (em breve publicarei esse roteiro).
Nessa oportunidade estiveram presentes cerca de 50 alunos dos 5° anos A, B e C e alguns pais, inclusive de alunos de outras turmas. Destaco também a presença de um grupo de alunos do 1° ano do Ensino Médio, que ha 6 anos atrás foram meus alunos no 5° ano, e naquela oportunidade fiquei devendo essa atividade ...  

Como estava muito claro devido as luzes da escola e dos prédios vizinhos, compartilho um mapa do céu da noite de ontem as 19h - experimente localizar nele os objetivos que cito acima:

Alguns alunos (e pais!) identificaram inclusive alguns satélites passando pela região próxima do Cruzeiro do Sul... E de fato: durante os 50 minutos daquela aula, 20 satélites estavam passando pelos céus, mas as luzes da escola e das casas ao redor dificultaram a observação dos mesmos por serem um pouco mais "escuros" dos que as estrelas (magnitude em torno de 4).

Aos interessados em saber como eu localizei as estrelas e outros objetos utilizando meu celular, lembro que esta foi uma outra atividade que realizei com os pequenos - ela está registrada nessa publicação: "Aplicativos que te ajudam a ficar olhando para o ceu".

Enfim, pelo que notei, a atividade atingiu seus objetivos! E vocês: o que acharam?? Espero vocês nas próximas!







Um comentário:

  1. Incrível Fábio, queria participar dessa atividade tão legal!!! Ver planetas, estrelas, constelações e satélites. parabéns Fábio, você é o cara!!

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.