Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Mitos de Criação do Universo (Aula 3)

O tema da nossa aula dessa semana foi a criação do Universo.

Como vimos, muitos povos pelos quatro cantos do mundo, criaram mitos, tentativas de explicar esse fato.
Veja um resumo dessas histórias nessa reportagem da revista Superinteressnte;

Depois, você pode rever o vídeo do 1° episódio da série "Poeira das Estrelas", do físico e Astrônomo Marcelo Gleiser, que apresenta mitos de alguns povos pelo mundo, e o mito de criação mais aceito pela ciência: o big bang


O link que compartilho acima contém todos os episódios da série Poeira das Estrelas... O episódio que fala sobre os mitos de criação é o primeiro, e  vai até aproximadamente 8 minutos desse link...

E você: tem uma explicação (um mito) para explicar como surgiu nosso universo?
Converse com seus familiares sobre isso faça seu comentário.

Aproveite e me diga também se após a aula seu entendimento se modificou de algum modo ou não...

valeu!

24 comentários:

  1. Olá profe Fábio,aqui é a Isadora do 5 ano A da profe Marion,então queria saber,se a ciência já descobriu se o tal de "telescópio Hubble" ja viu estrelas mais perto da Terra do que aquela estrela que eu nao me lembro o nome,que dá pra ver a olho nú em lugares longe da "cidade grande".


    Aguardo sua resposta Isadora.

    ResponderExcluir
  2. Oi Isadora.
    Entao, esse "tal de telescópio Hubble" já viu de tudo um pouco do que há no universo, perto e longe. A especialidade dele, aliás, é ver as coisas que estão muito longe! da Terra.
    Se você quiser saber mais, pode visita a galeria de imagens do Hubble, direto do site da Nasa - http://hubblesite.org/gallery/album/
    está em inglês, mas ver as imagens não precisa tradução não.
    Na noite em que observarmos o céu irei mostrar alguns dos cantinhos que o Hubble já viu.
    Teremos também uma aula dedicada só para ele mais para o final de nosso curso.

    ResponderExcluir
  3. prof, você sabia que o centro do sol tem a temperatura de 1500 graus célcios e o núcleo da Terra tem atemperatora do 6000 graus celcios?

    ResponderExcluir
  4. oi é o Noel, existem formas diferentes de planetas como um planeta triangular? também existe outro planeta abitavel alem do kepler186f ea terra?

    ResponderExcluir
  5. Oi professor é o Guilherme do 9-ano havia uma teoria em que o universo havia sido criado por uma Tartaruga gigante com vários animais que no final eram tão grandes que compunham todos os planetas, estrelas e tudo que existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Guilherme!
      Onde você ouvi essa? Fiquei curioso... depois em conte mais detalhes ta?

      Excluir
  6. Tinha uma teoria em que o universo tinha sido criado por uma tal Tartaruga gigante, com vários animais que, no final, eram tão grandes que compunham todos os planetas e tudo que existe no universo

    ResponderExcluir
  7. Dae prof aqui é o Davi do 9°ano. Estava lendo sobre a criação do universo e li sobre a cultura africana. Na cultura africana quem criou tudo foi Olorun, seu Deus supremo criou a água, as plantas, os animais, o universo, etc e mandou Oxalá criar o homem, que conseguiu esse feito a base de lama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala Davi!
      Legal saber sobre seus estudos...
      agradeço por compartilhar conosco!
      Se puder, nos conte mais ta?
      continue assim, abraços

      Excluir
  8. Oi prof é o Gabriel do 9°ano, eu achei um mito da criação do universo chinês(Pan Ku), que antes só existia o vazio e que era um Caos primordial no universo. A partir desse Caos, um ovo foi chocado por 18 mil anos. O céu, a Terra, e Pan Ku eram uma unidade nesse ovo negro. Depois de romper o ovo Pan Ku cria o universo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Gabriel! eu não conhecia essa...
      Como você achou essa?
      valeu!

      Excluir
  9. Professor, é o Lipe. Estava pesquisando sobre o mito da criação do universo dos Vikings, e achei que os filhos de Borr, Odim, Vili e Ve, destroçaram o corpo de Ymir e, a partir deste, criaram o universo. De seus ossos e dentes surgiram os planetas e as estrelas e de seu cérebro surgiram as galáxias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lipe
      Legal essa ein!!!
      Acho que já vi essa relação em algum filme, talvez no do Thor...
      Enfim, valeu pela pesquisa ein!

      Excluir
  10. Oi Professor, aqui é a Ana Clara do 9°ano, eu achei um mito japones sobre a criação do universo. A lenda diz que antes de existir o mundo o céu e a terra eram a mesma coisa, e que essa ´´unificação´´ tinha a forma de um ovo. Até que um dia esse ovo se rompeu, saindo dele uma parte clara,pura e leve que virou o céu e entao uma parte densa e escura que formou a Terra, e por fim um plantinha que foi conhecida como o primeiro Deus do mundo chamado de Kuni-toko-tachi, e depois desse vieram outros deuses.

    ResponderExcluir
  11. Oii professor, é a Beatriz do 9 ano. Estava pesquisando e achei um mito sobre a criação do universo para os astecas, que acreditavam que o mundo já foi criado e destruído 4 vezes, e que nos vivemos na quinta era do mundo. Cada mundo fora governado, criado e destruído por um deus diferente.
    Essas foram as maneiras como os mundos anteriores foram destruídos:
    1. O primeiro mundo, teria sido destruído devorado por onças;
    2. O segundo, através de enchentes muito fortes;
    3. O terceiro, através do fogo;
    4. O quarto, através de dilúvios;
    5. O quinto, seria o mundo que nós habitamos.

    ResponderExcluir
  12. a criação do universo é comentada de várias formas, mas o Big Bang é a mais concreta delas, e acredito que isso originou o universo.

    ResponderExcluir
  13. Fala professor, Felipe 9 ano do Integral...
    Meu mito é chinês, achei muito interessante então vou comentar:
    A lenda diz, que no começo, não havia nada além do Dao, o Vazio (os protagonistas do mito). A criação começou quando Dao fez um ovo negro, que foi chocado por dezoito mil anos. No ovo, Yin, Yang e Panku coexistiram em um estado de unicidade por todo este tempo. Para dai com muito esforço Panku romper o ovo e criar o universo.
    Bem estranho não é????

    ResponderExcluir
  14. Mitos do Tupi Guarani
    No conceito do Tupi Guarani a terra e os seres humanos foram criados a partir dos deuses Tupa deus do sol e a deusa da Lua Araci que em um monte na regiao do Paraguai esses deuses criou toda a terra,mar e animais e a humanidade foi criada em uma celebraçao elaborada por Tupa a partir do barro e com o sopro da vida eles foram divididas em boas e maus e entao os deuses foram embora deixando a humanidade com essa divisao feita.

    ResponderExcluir
  15. Criação do universo segundo a mitologia japonesa:
    Antes do Céu e da Terra existirem, havia o Caos, inimaginavelmente ilimitado e sem forma definida. Dessa massa sem fronteiras e sem forma emergiu uma massa límpida, leve e transparente, vindo a formar o Céu. Esta massa veio a ser a Planície dos Céus Elevados (Takamagahara), na qual se materializou a Deidade “Ame-no-Minaka-Nushi-no-Mikoto” (Deidade do Augusto Centro do Céu).
    Logo depois, os Céus deram à luz a Deidade “Takami-Musubi-no-Mikoto” (Elevada Augusta Deidade Produtora de Maravilhas). Em seguida, deu à luz a terceira Deidade, “Kammi-Musubi-no-Mikoto” (Divina Deidade Produtora de Maravilhas). Estes três seres divinos, espontaneamente se ocultavam. Tais Divindades eram consideradas “As Três Deidades Criadoras”.
    Enquanto isso, o que era pesado e opaco neste vazio, gradualmente se precipitou e assentou, transformando-se na Terra. No entanto, levou um tempo imensamente longo para se condensar suficientemente e formar um solo sólido.
    Em seu estágio primordial, por milhões e milhões de anos, a Terra assemelhava-se a uma mancha de óleo flutuante, como água-marinha na superfície da água.
    De repente, como jorrando por um tubo, dois seres imortais nasceram de suas entranhas. Eles eram a Deidade “Umashi-Ashi-Kahibi-Hikoji-no-Mikoto” (Deidade Príncipe Primogênito do Agradável Jorro do Tubo) e a Deidade “Ame-no-Tokotachi-no-Mikoto” (Deidade Celestial Eternamente Pronta). Estes cinco primeiros Deuses são considerados as “Divindades celestiais especiais”.
    Muitos Deuses então nasceram sucessivamente e assim eles cresceram em número. As Deidades Izanagi-no-kami (Aquele que é convidado ou Divindade Sagrada da Calma) e Izanami-no-kami (Aquela que convida ou Ondas da sagrada Divindade), foram os últimos Deuses a aparecer e, posteriormente, eles foram incumbidos de criar o arquipélago japonês.

    ResponderExcluir
  16. Oi prof, é o Bruno Salles do 9ano A. Eu li que, segundo a mitologia Grega, existia um deus chamado Caos, ele era muito sozinho, então criou a Gaia (mãe terra) , Eros,Nyx a noite e Tártaro o inferno. Depois Urano, deus do céu teve filhos com Gaia, sendo deles um chamado Cronus, deus do tempo, assim começando o Universo

    ResponderExcluir
  17. Oi professor, aqui é o Ulisses do 9A. Eu pesquisei sobre o mito da criação egípcio. Na minha pesquisa encontrei que eles acreditavam que o universo começou de um oceano infinito sem vida, daí surgiram 8 deuses de um deus primordial, sendo esse o Rá, e os 3 seus filhos. Os nomes dos deuses mudam entre os mitos, porém os deuses continuam tendo as mesmas funções, um sendo a Terra, o outro o céu estrelado e o terceiro o vento ou ar seco. Estes deuses também tiveram seus filhos que entre si controlaram a morte, água, amor, entre outros. E estes deuses juntos controlaram e criaram o mundo como conhecemos hoje.

    ResponderExcluir
  18. Oi professor é a Melissa Hirano, fui dar mais uma pesquisada sobre os mitos da criação do universo e achei um mito mesopotâmico. Eles acreditavam que o início da criação surgiu através de um processo e procriação, os deuses seriam os elementos naturais que teriam formado o universo.Em geral, a mitologia mesopotâmica apresentava como princípio do mundo Abzu e Tiamat, elementos masculino e feminino das águas, origens do universo celeste e terrestre. Enfim é isso, achei muito interessante conhecer um pouco mais dessa cultura.

    ResponderExcluir
  19. Olá Professor! Eu li a algum tempo atrás que cada tribo indígena tem sua própria teoria sobre a criação do universo. "quando essa vida ainda não havia começado, existiam somente o céu e a água. Separando-os, uma pequena casca que recobria o céu e servia de assoalho a seus habitantes. Na casca do céu a vida era plena, pois havia de tudo para todos."
    Marina Toaldo 9oA, Colégio Integral

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.