Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Adimire a última Lua azul dos próximos 2 anos!

 É isso mesmo... essa será a última a Lua azul que veremos nos próximos 2 anos!    :(


Você nunca viu a Lua Azul??  Então prepare-se: dia 30 de agosto será uma ótima oportunidade...
pois a próxima será apenas em 2015!!
Quer saber por quê a Lua será  "Azul"  nesse dia??

 O Nome Lua "Azul" chama muito atenção das pessoas por induzir a (falsa) idéia de que a Lua muda de cor... mas não é isso que ocorre...
A Lua aparece no céu com "caras" diferentes, que mudam a cada semana (aproximadamente), como mostra a imagem ao lado. Essas são as chamadas Fases da Lua, e ocorrem periodicamente, passando pela Lua Cheia, minguante, nova e crescente, num ritmo que dura 29,4 dias, quase um mes...

Como a maioria dos meses possui 4 semanas e meia,  a Lua (geralmente) repete uma de suas fases. Em ocasiões especiais, temos meses com duas luas cheias - esse fato é chamado de Lua Azul. 

É o que mostra a imagem ao lado (novamente), que ilustra as mudanças das fases da Lua durante o mes de agosto desse ano.  Observe que a fase cheia da Lua se repete na primeira e na última semana desse mês.

Portanto, a Lua Azul  é o nome dado para a 2ª Lua cheia que ocorre no mês....  Ele é especial pois é muito rara. A ùltima vez tivemos uma Lua Azul foi na virada do ano de 2008 para 2009 - e coincidiu bem com o ano novo (o que é mais raro ainda)! Na ocasião, a Lua Azul foi celebrada com os fogos do novo ano! 

A coincidência da Lua Azul com a virada do ano é muito raro mesmo, e acontece em média a cada 30 anos! O portal Terra divulgou uma reportagem sobre esse fato - clique aqui para ler. 

O site Zenite divulga uma materia bem interessante interessante sobre a Lua Azul com dados que mostram quando a Lua Azul aconteceu e quando irá acontecer de novo... vale a visita! Clique aqui para ver.
 
Mas será que ela muda de cor quando aparece cheia pela 2ª vez em um mesmo mês?

Você já viu alguma vez a Lua azulada como na foto ao lado?
(laranja, devido à poluição da atmosfera é bem mais comum....).

Realmente, a Lua não muda de cor quando repete-se em um mês... A Lua na verdade nem se preocupa com nosso calendário....

Porem, há registros de que a Lua ficou realmente azulada... O primeiro registro desse fato foi em 1883, quando o vulcão Krakatoa (na Indonésia) explodiu e lançou muita poeira na atmosfera, deixando o pôr-do-sol verde e Lua azulada. Essa explosão foi tão intensa que as partículas se espalharam por todo o planeta, e permaneceram por quase 2 anos na atmosfera, transformando as cores do poente  e da Lua durante esse período...

No ano de 1927, na India, a Lua voltou a ficar com um tom azulado. Foi um ano muito seco, e as chuvas de monções, muito comum na região, atrassaram e estenderam a estação seca . Isso elevou e concentrou muita poeira na atmosfera, deixando a Lua com uma tonalidade azul.

Em 1951 a Lua também ficou azul  no nordeste da América do Norte quando enormes incêndios na floresta ocidental do Canadá jogaram grandes quantidades de partículas e fumaça para o céu.


Frente a esses registros, entendeu-se claramente que Luas visivelmente azuis, embora raras, aconteciam de vez em quando (pra não dizer quase nunca...). Por isso o nome Lua Azul é empregado atuamente como um sinônimo de algo raro, que não é comum....  Nos países de lingua inglesa são usadas muitas expressões com o termo "Blue Moon" (Lua azul em inglês) para referir-se a coisas "quase impossíves..."
 
Para saber mais curiosidades sobre a lua, veja esse link do site Hyperscience.  Achei também um blog que revela a possível origem histórica (com dados de almaque e tudo) para o nome "Azul" e sua ocorrência -  muito interessante - clique aqui para ler. 


Azul ou não, a Lua Cheia é uma fonte de inspiração para poetas e amantes... Há uma música muito famosa que fala sobre a lua Azul: Blue Moon, escrita em 1934 por Richard Rodgers e Lorenz Hart. Ela já foi interpretada por vários artistas, como Billie Holiday, Mel Torme, Elvis Presley e Cliff Richard. (fonte: wikipedia).   Particularmente, gosto muito da interpretação do grupo The Platters e do grupo the Marcels. Ouça:



Blue moon, you saw me standing alone
Without a dream in my heart
Without a love of my own
Blue moon, you know just what I was there for
You heard me saying a prayer for
Someone I really do care for
And then suddenly appeared before me
The only one my arms could ever hold
I heard somebody whisper please adore me
But when I looked that moon had turned to gold
Blue moon, now I'm no longer alone
Without a dream in my heart
Without a love of my own
Without a love of my own
Blue moon 


(aqui tem um link com a tradução e o clip...)

Um comentário:

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.