Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tributo ao Atlantis - videos do pouso

Nenhum comentário:
E ai: 
Esse é um post para relembrar uma das mais incríveis máquinas construidas pelo homem: o ônibus espacial.

Em 2011 foram aposanteados as últimas 2 naves, das 5 construidas, que estavam em operação até entao. Esse post é para relembrar o Atlantis, penultimo ônibus a se aposentar...

Na semana do dia 19/9 o ônibus espacial Endeavour, um dos aposentados no ano passado, foi levado do Centro Espacial Kennedy para um museu de ciências em Los Angeles, onde ficará exposto para visitação pública.

Contine a leitura desse post para sentir o gostinho da decolagem e do pouso dessa super máquina!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Fragmentos de meteoros atingem a Terra e Júpiter

Um comentário:
E ai: 
Esse foi o tema sobre duas notícias que veicularam pela web na semana passada. Meteoros que passaram pela Terra e por Júpiter atingiram esses dois planetas. 

Em Júpiter o meteoro uma grande explosão foi observada em sua atmosfera, captada pelas lentes de dois astrônomos amadores que no exato momento filmavam o planeta, sem saber o que iria acontencer. Ao lado está uma foto da NASA que mostra os "estragos" feitos no planeta após a colisão com o meteoro.
 
Como falei em outros posts, descobertas como essas podem ser feitas sem querer, com o olhar atento dos mihlares de astrônomos amadores espalhados pelo mundo...

Na Terra, fragmentos de outro meteoro foram considerados "raros" pois puderam ser colhidos logo depois que atingiram o solo, no Marrocos. Antes disso ocorrer, havia publicado um post  falando que um meteoro passaria  raspando nosso planeta...

Mas o que está acontecendo?  Por que tantos meteoros por aqui? 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Energia da Terra: a Física térmica aplicada a "geração" de energia geotérmica

Nenhum comentário:
E ai: 
Esse post vai especialmente para meus alunos do 9º ano!

Peço licença aos astrônomos (e demais curiosos) de plantão para registrar aqui um complemento didático às minhas aulas de física:  trabalho esse mês com os conceitos de termodinâmica, em especial, as formas de energia térmica, as diferentes maneiras de percebê-las e consequências de suas trocas. As discussões sobre aplicações práticas que tivemos em sala foram muito interessantes, e por isso deixo registrado uma excelente aplicação para os princípios que estudados: a "geração" de energia elétrica através de processos de troca de calor.

Esse é o objetivo da geração de eletrcidade geotermal, que aproveita o calor interno de nosso planeta  para gerar eletricidade de maneira limpa e eficiente. A figura ao lado mostra um esquema bem simplificado desse processo. 

Para entender seus detalhes e de que forma a física térmica está envolvida nisso, recomendo assistir ao vídeo "O Poder da Energia geotérmica" do Natgeo que vinculo no final desse post.

A leitura desse post é obrigatória para meus alunos do 9º ano - vale a pena ver!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Asteróide "Potencialmente Perigoso" passará raspando a Terra e a Lua

Um comentário:
E ai: 
É isso memso! Um asteróide que foi descoberto no fim do mês de agosto passará raspando o sistema Terra-Lua  na metade do mês de setembro!  
Fonte: http://remanzacco.blogspot.com.br/2012/09/
close-approach-of-pha-asteroid-2012-qg42.html

Ao lado está uma foto bem de perto do "intruso", tirada no dia 4 de setembro por um grupo de astrônomos italianos do Virtual telescope.

Se você já ficou preocupado, continue a leitura para entender melhor essa situação (e fique "tranquilo", pelo menos dessa vez...).

Se você não ficou preocupado, então fique ! Leia esse post para compreender melhor fenômenos como esse...