Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 12 de abril de 2014

1º de 4 eclipses totais da Lua ocorre terça!

Na madrugada da próxima terça dia 15 ocorrerá um eclipse total da Lua, um dos espetáculos astronômicos esperados para 2014.

Se as condições do tempo permitir, esse é um evento que dá para ver simplesmente olhando para o céu. Ele começa a 1h53 da manhã e se encerra logo após as 7h30 da manhã. Prepare seu chocolate quente para virar a noite vendo a Lua ficar laranja! 

Durante esse ano e no próximo, outros 3 eclipses totais como esses irão ocorrer em sequência - e por isso o evento do dia 15 é especial. Quer entender os detalhes e a importância desse evento?

1º Eclipse total da Lua de 2014

O eclipse lunar do próximo dia 15 de abril será observado por completo de qualquer lugar do Brasil - desde que o céu não esteja nublado ne? Esse será o primeiro de uma sequência de quatro eclipses totais da Lua. O próximo ocorrerá em outubro, e outros dois no ano que vem.

Na virada da noite de segunda dia 14 para terça dia 15, a Lua estará alta no céu, na direção oeste. Perto da 1h53 da madrugada de terça ela começará a entrar na sombra da Terra, ficando cada vez mais escura. Quase perto das 3h00 ela começará a ficar laranja, até as 04h46, quando começará se esbranquiçar lentamente. Logo depois das 05h06 da manhã estará branca de novo, mas ainda com uma parte oculta pela Terra. Essa sequência, que está ilustrada na imagem abaixo, termina perto das 07h30, quando o eclipse se encerra.

Lua laranja?
A "cor" que observamos da Lua depende da luz que a ilumina: geralmente a vemos branca ou em tons de cinza pois ela é iluminada pela luz do Sol, que é "branca".

Na próxima terça, a Lua estará especialmente alinhada com a Terra e o Sol, e por isso, passará por uma região de sombra criada pela  Terra, onde a luz do Sol não consegue atingi-la diretamente. Veja como um eclipse lunar funciona:



Como a atmosfera é transparente, parte da luz do Sol passará por ela. Quando a luz solar atravessa nossa atmosfera sofre um efeito físico chamado de refração, que separa suas cores e produz um desvio no caminho da luz. É devido a refração que podemos comprovar que a luz do Sol, que achamos ser branca, é na verdade uma combinação de todas as cores - dá para ver as cores que formam a luz do Sol quando raios de luz atravessam gotículas de água e formam no céu um arco-íris, por exemplo, ou quando olhamos para a superfície de um cd.


Durante um eclipse total, a Terra esconde (ou tenta) a Lua, que passa "exatamente por trás de nosso planeta" (na região chamada de umbra). Nesse momento, a Lua não é atingida diretamente pela luz do Sol, mas sim por parte da luz refratada que atravessa grande parte de nossa atmosfera. Isso produz um desvio no caminho da luz, em especial a da luz vermelha, que atinge a Lua e por isso ela passa a ser observada com um tom avermelhado. As outras cores, sofrem desvios menores. A cor azul em espacial interage com as partículas da atmosfera, e acaba sendo espalhada por pela atmosfera (por isso vemos o céu azul).

A imagem abaixo ilustra a refração da luz solar ao passar por nossa atmosfera, e as diferentes cores que iluminam as regiões de sombra da Terra.


Durante o evento do dia 15, a Lua ficará com essa coloração por quase 2h, pois esse é o tempo que ela leva para passar pela região de umbra (sombra da Terra). As 04h46 ocorrerá o ápice do evento, e o efeito será muito intenso - a Lua ficará bem vermelha nesse momento!

Para nós é um grande espetáculo poder acompanhar a evolução de um evento desses da janela de casa! Por isso prepare suas câmeras e deixe registrado o que achou desse evento!

Fontes dessa publicação:
Revista Veja, Portal Apollo11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.