Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Plutão a menos de 1 ano!

Uma viagem de quase 9 anos chegará em seu destino em 2015: A nave não tripulada New Horizons será a primeira a registrar Plutão e suas luas!

Localizada a mais de 4,6 bilhões de quilômetros da Terra (o que dá mais do que 3 vezes a distância da Terra ao Sol), a New Horizons está agora a apenas 261 milhões de quilômetros desse estranho e distante mundo - e em janeiro começará a enviar os primeiros dados que coletar de lá.

Quem sabe quais novos horizontes são revelados com mais essa conquista espacial?
Para que 2015 seja repleto de grandes realizações, iniciemos o ano novo nos preparando para essa grande conquista astronômica.

Grandes Expectativas
Ninguém sabe ao certo o que será revelado pelas fotos da sonda New Horizon quando registrar Plutão pela primeira vez. Esse planeta é tão distante e misterioso que nem o Hubble consegue revelar seus detalhes, apenas padrões de sombras, que, curiosamente, mudam de tempos em tempos - isso mostra de antemão que é um planeta dinâmico, quem sabe com vulcões ou tempestades...

A quem diga que esse planeta pode ter montanhas e vales com água, e até suportar algum tipo de forma de vida primitiva - nada além de especulação... Enquanto não obtêm-se dados reais, até que pode-se aceitar o uso da imaginação ne?

Por hora, os dados que os astrônomos possuem revelam que Plutão pode ter anéis. Sabemos atualmente que ele possui 5 luas, sendo a maior delas (Caronte) quase do tamanho do próprio planeta, e por isso o sistema formado por Plutão e Caronte pode ser considerado um sistema planetário duplo. Ao lado uma ilustração de como esse estranho ambiente pode parecer.

A foto abaixo é de 2012 tirada pelo Hubble. Nela é possível identificar as até então novas luas de Plutão e seu (possível) sistema  de anéis:


As mais recentes e melhores sequência de imagens que temos de Plutão foram registradas em  julho desse ano - observe a distância da sonda ao planeta (sim, ele é o potinho branco no meio da foto). Ao redor dele sua lua Caronte:



 


Para chegar a essa região longínqua em apenas 9 anos a New Horizon está viajando muito rápido, a mais de 43.000 km/h! Não será possível "freiar" a nave para entrar em órbita de Plutão... Por isso seus sensores devem estar atentos e registrar o máximo de informações que conseguirem. 

A partir de Janeiro a sonda irá registrar mais e mais fotos de seu alvo. A imagem ao lado ilustra a trajetória dessa longa jornada. Em 14 de julho está prevista sua maior aproximação ("flyby") a esse mundo distante (será bem no meio de nossas férias, mas eu estarei aqui para postar as fotos).  Nessa passagem seu objetivo será caracterizar a geologia e topografia desses ambientes, mapeando suas superfícies e analisando composição e temperaturas. Espera-se ainda examinar a possível atmosfera de Plutão, estudando sua composição e estrutura, identificar novas luas, se há de fato um anel e sua composição.

Talvez você deve estar se perguntando: "Por que viajar para tão longe e não passar mais tempo por lá?" O primeiro motivo é que para entrar em órbita seria necessário reduzir em mais de 90% sua velocidade, o que exigiria uma quantidade de combustível que a nave não carrega. Além disso, se parássemos em Plutão não seria possível alcançar a região além dele - o cinturão de Kiuper - que é povoada por rochas congeladas e intocadas desde a formação do sistema solar. Quais outros segredos essa região pode guardar? Espera-se que a New Horizons explore e registre por mais 4 anos essa região distante e inexplorada do sistema solar.


De qualquer forma, a New Horizons entrará na história como a primeira nave a registrar Plutão de pertinho - teremos em julho um encontro épico e emocionante! Apenas as sondas Voyagers 1 e 2 e as Pioneers 10 e 11 estarão mais distantes de casa do que ela. Essas sondas lançadas nos anos 70 passaram por Jupiter, Saturno, Urano e Netuno, e nos enviaram as primeiras fotos desses mundos distantes.   



Uma loooonnnnnggggaaaaa viagem...
Desde seu lançamento em janeiro de 2006 pela NASA, a sonda New Horizons passou 1873 dias em estado de hibernação - isso é quase 2/3 de seu tempo de voo! De 2007 pra cá a sonda foi acordada em torno de 18 vezes para que seus instrumentos fossem testados e sua rota pudesse ser corrigida. Ou seja: durante os 9 anos de viagem pelo sistema solar, a sonda entrou em funcionamento em apenas 202 dias. Até agora está "tudo dentro dos conformes"


 
A nave possui o tamanho de um piano, "pesa" em torno de 500 kg, é alimentada por um gerador nuclear. Seus instrumentos (indicados na imagem ao lado) são muito eficientes, e consomem menos que duas lâmpadas de 100 W, dessas que você utiliza em casa. Está equipada com instrumentos avançados de imagem (espectrômetros em infravermelho e ultravioleta), uma câmera compacta (dessas que você também usa), uma câmera telescópica de alta resolução (como as de fotógrafos profissionais), dois detectores de partículas e poeira espacial, e dois aparelhos de rádio para captar os sons emitidos pelo planeta.


Essa missão está prevista para durar até 2026 e teve um custo de 700 milhões de dólares.




Assista a um vídeo de divulgação da NASA que fala (em inglês) mais sobre essa missão:





Verifique o que aprendeu:
Ao ler essa publicação você deverá ser capaz de responder às seguintes perguntas:
1) o que é a missão New Horizons?
2) Por que é importante conhecer um local tão distante?
3) o que esse local tem de curioso ou incomum?




Fontes dessa publicação:
Portal Space, DailyMail, DailyMail,
Nasa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.