Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Olhando para... constelações

Quem nunca se deparou contemplando as estrelas? 

Se você é uma dessas pessoas, saiba que o simples hábito (milenar) de elevar o olhar e admirar as estrelas está cada vez mais raro, principalmente  nas grandes cidades...

Sabia que cada cantinho do céu esconde uma história há tempos registrada? 

Para incentivar meus pequenos a olhar para o céu, realizei uma atividade, em complemento à Olhando para o Céu e ligando os pontos... que compartilho nessa publicação.

A Atividade
Confesso que quando idealizei essa atividade não imaginei que seria tão interessante para os pequenos... é a prova de que para estimular a aprendizagem não precisamos de material caro, nem de ideias (ou teorias...) mirabolantes... 


A proposta era "brincar de telescópios" para observar estrelas, no caso, as constelações, que estudamos ao longo das últimas 2 semanas.

A foto do início desta publicação e esta ao lado ilustra bem como foi a atividade: os estudantes simularam uma observação celeste com "telescópios" feitos com tubos de papelão (daqueles rolos que vem em papel toalha, papel alumínio, higiênico...).   

De um lado, o olhar atento (onde ficaria a ocular); de outro (onde ficaria a objetiva), papel alumínio com pequenos furos feitos com alfinetes, nos moldes de constelações. O resultado: todos animados em olhar para o céu, e fazer vários "telescópios" com diferentes constelações.

Uma vez que todos estava munidos com seus instrumentos, o próximo passo foi comparar o resultado com simuladores, como o famoso Stellarium ou os online Telescole Simulator e Astronomy Tools. Ao lado, uma imagem simulada de um telescópio de 60 mm (tamanho aproximado do diâmetro dos tubos que utilizamos). 

Compare a imagem ao lado com as fotos mais ao fim dessa publicação e deixe seus comentários a respeito!!!

A oportunidade também foi adequada para falar sobre campo de visão e profundidade de campo, além do popularmente chamado "fator de ampliação" dos instrumentos utilizados para olhar para o céu. Claro que foi uma abordagem bem introdutória, mas creio que eles pegaram a ideia.

Foi interessante comparar o "tamanho do tubo" com o campo de visão que os instrumentos nos permitem observar. As fotos que registrei do interior dos tubos (o que era observado) são muito próximas daquilo que se observa no céu!

A semelhança pode ser aprimorada se adicionar mais estrelas (ao fazer mais furos no papel alumínio) e de diâmetros ligeiramente diferentes! Para dar esse efeito penso que nas próximas vezes possa adicionar purpurina dentro do tubo...

O trabalho foi bem dinâmico, e posso dizer os pequenos astrônomos aprenderam brincando!  Seguem algumas fotos da  atividade:



Fotos olhando para o interior dos tubos contra a luz:

 


 


 Material e Montagem

   




(Minha caixa de constelações....)

Modelos impressos das conteslações
    


Prontos para ficar Olhando para o Céu?




7 comentários:

  1. Professor eu olhei para o céu hoje como na aula mas eu não vi direito porque a estrala não estava com tanta nitidez as estrelas estavam meio apagadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Alicia.
      Dependendo de onde vocẽ estiver, a poluição luminosa pode atrapalhar...
      Mas não desista! continue olhando para o céu, talvez em outros horários... as estrelas estão lá e acredite: elas estão nos padrões das constelações que construímos!

      Excluir
  2. Profº eu gostei de fazer a atividade hoje com os tubos contra a luz. consegui fazer e aprendi sobre identificar as constelações. observando as estrelas através de telescópio caseiro.
    Felipe Coning 5ºano A

    ResponderExcluir
  3. Oi profe aqui é o Augusto adorei fazer aquele telescopio fucou nuito legal deveriamos fa zer ele mais vezes
    Estou morrendo de saudades.
    Ass:Augusto!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu Augusto!! Fico feliz em saber que essa atividade estimulou sua curiosidade e interesse!!
      Vamos fazer mais atividades assim então!
      Espero voltarmos em breve...
      Abraço todos ai!

      Excluir
  4. ola eu sou o Eduardo Zem do 5a eu adorei montar o aparelho mesmo no final o audio falhou no meio da aula , mas eu adorei montar o telescopio com aconstelação do Cruseiro do sul mas depois o audio travou eu sai para tentar entrar de novo mas eu não consequi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Eduardo.
      Pena que deu esse problema ne? Mas pude acompanhar durante a aula sua construção e creio que você captou a ideia.
      Faça outras constelações e tente encontra-las no ceu a noite ...
      valeu!

      Excluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.