Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 26 de março de 2018

Estação Espacial Chinesa cairá em algum lugar da Terra em 1 semana!

A Tiangong-1, primeiro protótipo de estação espacial chinesa, está descontrolada há quase 1 ano e prestes a cair em algum lugar do planeta!

A nave está desgovernada e a Agência Espacial Europeia estima que sua reentrada ocorra entre os dias 30 e março e 2 de abril.

Fique esperto e prepare-se para o impacto! Conheça os detalhes desse evento...

O que é a estação chinesa Tiangong-1?
A Tiangong-1, cujo nome significa "palácio Celestial", foi lançada em 29 de setembro de 2011 sem ninguém a bordo. Foi posicionada numa órbita a 350 km acima da superfície, um pouco abaixo da Estação Espacial Internacional, situada em média a 400 km de altitude.

A estação de 9,4 toneladas possui 15 metros cúbicos de espaço habitável e é basicamente composta por dois elementos: um módulo de recursos, que contem os painéis solares e o sistema de propulsão; e um módulo experimental, capaz de receber e acomodar astronautas para realizar experimentos no espaço. Ao lado um esquema dessa estação.

O módulo experimental possui duas camas e algumas ferramentas para exercitar seus hospedes, mas não possui cozinha nem banheiro - estes recursos seriam providos pela nave que visitasse a estação.

Em 2011 a estação recebeu sua primeira visita - e foi a primeira vez que China conseguiu acoplar naves espaciais. Em novembro daquele ano a nave robótica Shenzhou-8 abordou a estação, mostrando ser possível tal proeza. Em junho de 2012 foi a vez da Shenzhou-9 levar a bordo a Tiangong-1 três  tripulantes, que por lá se mantiveram por duas semanas. Em 2013 a Shenzhou-10 replicou esse feito, levando ao espaço a 2ª mulher chinesa.

Por que a Tiangong-1 está caindo?
A estação foi projetada para funcionar durante dois anos. Mas logo após a visita da Shenzhou-10 a China decidiu colocar a estação em modo de hibernação. Cientistas chineses divulgaram na ocasião que direcionariam a estação de forma controlada para que sua reentrada na atmosfera fosse capaz de incinerar a estação por completo.

Mas em março de 2016 a China anunciou que Tiangong-1 parou de enviar dados aos controladores. As funções da nave haviam sido desabilitadas, o que impediria a reentrada controlada. Era apenas uma questão de tempo até a estação cair, sendo arrastada pelo atrito com a atmosfera.

Esta não é a primeira queda de um objeto tão grande. Em julho de 1979 a estação Skylab da NASA, de 85 toneladas, queimou sobre o céu do oceano indico e oeste da Austrália.

Em fevereiro 1991 foi a vez do Salyut 7, satélite da união soviética de 22 toneladas que perdeu o controle após ser acoplado a nave Cosmos 1686, também de 22 toneladas.

Assim como na Tiangong-1, ninguém estava a bordo do Skylab ou do Salyut-Cosmos quando reentraram na atmosfera terrestre.

Vale lembrar também que em 2001 a estação espacial russa Mir foi destruída com uma reentrada totalmente controlada.


Onde a Tiangong-1 irá cair?
Ninguém sabe. A melhor área que os especialistas conseguiram definir até o momento é que ela pode cair em qualquer local entre 43° de latitude norte a 43° de latitude sul - ou seja: em grande parte do planeta que é habitável. O mapa a seguir ilustra toda essa região em verde.




 

Algum pedaço dela pode chegar ao chão?
A maior parte da estação irá se despedaçar e queimar na atmosfera devido ao atrito com ela. Mas há probabilidade das peças mais densas sobreviverem a essa fase e atingir o solo. Contudo, é muito provável que esse lixo restante caia sobre o oceano, já que 70% da superficie do planeta é coberto por água. A imagem ao lado ilustra o fato.

E não se preocupe com a possibilidade de uma dessas peças atingir uma pessoa - a chance são de 1 em 1 trilhão de que alguma peça da Tiangong-1 acerte alguém...

Caso alguem veja um pedaço flamejando cair do céu não tente recupera-lo pois ele poderá emitir gases que são tóxicos! Vale também lembrar que qualquer pedaço da nave que eventualmente atinga o solo é de propriedade e responsabilidade do governo chines.



Será possível ver a Tiangong-1 cair do céu?
Caso a estação caia próximo a sua localidade, será um grande espetáculo! O vídeo abaixo ilustra essa possibilidade:


 
Será uma grande queima de dinheiro caindo do céu: a China investiu mais de 6.1 bilhões de dólares no programa espacial ao longo dos últimos 20 anos.



Existem outros veículos como a Tiangong-1?
Em setembro de 2016 a China lançou  uma estação bem maior chamada Tiangong-2, que foi vizitada pela Shenzhou-11 e recebeu 3 tripulantes até outubro daquele ano.

A tiangong-2 recebeu mais outras visitas robóticas que levou combustivel à nave, que até o momento, esta operacional.

Nada indica que haverá uma Tiangong-3.



Preparem seus ovinhos pois a páscoa promete!


 

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.