Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Tamanho do Sol

Que o Sol é a estrela mais importante para a vida na Terra creio todos saibam.

Você tem ideia do tamanho dessa estrela? Saberia medir isso?

O que ela tem de tão especial e importante?

Hoje, no dia internacional do Sol, vamos  celebrar conhecendo mais sobre nosso astro rei.


O Dia do Sol foi instituído pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente, e celebra-se todos os anos no dia 3 de maio. A data destaca os benefícios do Sol e salienta o papel desta importante fonte de energia para o funcionamento dos ecossistemas da Terra.  
Todos os dias o sol nasce e se põe no horizonte, alegrando a vida dos humanos com a sua presença. Ao longo da história foi abordado por diferentes civilizações e cultos.

O Sol é a fonte primária de todas as demais fontes de energia de nosso planeta, inclusive para a vida.  Mesmo existindo os gases naturais, petróleo e o carvão, que também nos fornece energia, todos esses minerais só foram criados graças à captação e armazenamento da energia solar por plantas, algas e alguns animais há centenas de milhares de anos. Ou seja, sem o sol não teríamos nenhuma chance de vida na Terra, ou mesmo em outra parte do nosso sistema Solar.

A Estrela
O Sol é a estrela mais próxima de nosso planeta situada a 1 unidade astronômica (cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra). Apesar da enorme distância que o separa de nosso planeta, a exposição ao sol pode causar danos à saúde humana, aconselhando-se o uso de protetor solar na pele, assim como o uso de óculos de sol e de chapéu. E lembre-se NUNCA OLHE DIRETAMENTE PARA O SOL!

Estima-se que a nossa estrela seja de meia idade, com cerca de 5 bilhões de anos. Tal avaliação é efetuada através de cálculos que envolvem sua massa e a análise da luz que emite.

Apesar de aparentemente o Sol ocupar uma área igual a da Lua, ele é cerca de 1.000.000 de vezes maior do que o nosso planeta! Seu tamanho aparente só pode ser comparável a Lua (que é aproximadamente 1/3 do tamanho da Terra) diante da grande distância que o separa de nosso planeta.

Mesmo assim, ha mais de 3 mil anos, um grego teve conseguiu estimar o seu tamanho. Seu nome: Aristarco



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.